Monaural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Monaural, Monofônico ou Mono, é um sistema de gravação e reprodução de áudio onde todo o som é transmitido por meio de um único canal.

Tipicamente é constituído de apenas um microfone e uma caixa acústica ou fone. Em casos onde existe mais de um microfone, fone ou caixa, eles compartilham o mesmo sinal, não sendo possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras.

O sistema Mono foi sucedido pelo sistema Estereofônico na maioria dos sistemas de entretenimento. Porém continua padrão em aplicações como radiotelefones, redes telefônicas e aparelhos auditivos.

Em um estúdio de gravação ainda se usa muitos canais monos para gravar, por exemplo, guitarras, baterias e voz. No entanto, na fase de mixagem alguns destes canais serão convertidos ou combinados em estéreo para um melhor efeito sonoro.