Goosebumps

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Goosebumps
Arrepios (PT)
Goosebumps (BR)
Welcome to Dead House.png

1º lançamento da coleção nos Estados Unidos, livro Bem-Vindo à Casa dos Mortos
Livros
Autor Robert Lawrence Stine
Idioma original Inglês
Publicado entre Série original (EUA): Julho de 1992 até Dezembro de 1997
Série Spin-off (EUA): Outubro de 1994 até hoje
Editora Estados Unidos Scholastic
Brasil Fundamento e Editora Abril
Portugal Abril/Controljornal e Porto Editora
Gênero Terror, Suspense, Literatura infantojuvenil

Goosebumps (publicada em Portugal com o nome "Arrepios") é uma série de livros do gênero ficcional de terror de autoria de R.L. Stine. Sessenta e dois livros foram publicados sob o título de Goosebumps de 1992 a 1997. Muitos dos títulos foram levados à vida e se tornaram filmes; a série também inspirou uma série de televisão que durou de 1995 a 1998. The Haunted Mask (A Máscara Monstruosa / A Máscara Maldita) rendeu dois vídeos. Alguns o consideram o Harry Potter do início da década de 1990.

Após a série original acabar em 1999, Stine começou a escrever outras série em continuidade, sempre iniciando em Goosebumps, como Tales to Give You Goosebumps, Give Yourself Goosebumps, Goosebumps Triple Header, Goosebumps Series 2000, Goosebumps Gold e Goosebumps HorrorLand. No Brasil e em Portugal nem todos os livros das coleções foram lançados. Somente foram lançados Goosebumps e Goosebumps HorrorLand. No Brasil, os livros foram inicialmente publicados pela Editora Abril, mas não duraram por muito tempo. Desde 2006, a Editora Fundamento publica os livros no Brasil. A série de TV passava há anos na TV paga brasileira, através da Fox Kids, que pertencia a Fox e foi comprada pela Disney, adaptando o nome para Jetix, em julho de 2009, o canal passou a se chamar Disney XD. Em Portugal os livros Goosebumps foram publicadas pela antiga Abril/Controljornal e os livros Goosebumps HorrorLand foram publicados pela Porto Editora.

Estrutura da Série[editar | editar código-fonte]

A série Goosebumps é feita para crianças e adolescentes. R.L. Stine caracteriza a série como "livros de terror que também são engraçados." Os livros Goosebumps utilizam personagens diferentes em cada livro assim como uma estrutura que varia de livro para livro. Os personagens centrais de cada livro são de classe média.

Os protagonistas tem variação no sexo, podendo ser masculino ou feminino. Os protagonistas principais de uma história Goosebumps estão muitas vezes situados em uma localidade remota ou de alguma forma isoladas. Os lugares aonde a história se situa são sempre genéricos, como subúrbios e acampamentos de verão. Os livros geralmente apresentam personagens que se mudaram recentemente para um novo bairro ou são enviados para ficar com parentes.

Em termos de trama, os livros dificilmente são assustadores, já que foram escritos para uma audiência mais nova. Os adultos podem achar as situações mais bobas até engraçadas. É óbvio que Stine mantém suas tramas dentro de clichês típicos do terror, tanto que os livros podem ser categorizados dentro de sua trama (monstros, fantasmas, etc.). Mesmo assim, Stine trouxe algumas variações interessantes, como Revenge of the Lawn Gnomes (A Revolta dos Gnomos). Alguns dos livros trouxeram sequências no enredo, como Monster Blood (Sangue de Monstro), que teve quatro aparições. Estas sequências pareciam meramente repetir a história do original, e nunca iam muito longe. Os finais dos livros são sempre indesejáveis; nunca houve um livro Goosebumps com um final totalmente feliz, pois sempre havia um detalhe esquecido ou que surgia no fim do livro que aterrorizava os personagens, como outros fantasmas além das crianças-fantasmas em Ghost Beach (Praia Fantasma / A Praia Assombrada).

Os livros da série Goosebumps tem a característica de envolver crianças ou adolescentes em situações assustadoras. Os livros são escritos principalmente em primeira pessoa da narrativa, muitas vezes, concluindo com final surpreendente. Eles contêm um terror surreal, com os personagens enfrentando o estranho e sobrenatural. R. L. Stine, explicou o sucesso de seus livros pela ausência de drogas, depravação e violência.

Livros[editar | editar código-fonte]

Goosebumps[editar | editar código-fonte]

No idioma original, R. L. Stine publicou pela editora Scholastic sessenta e duas (62) edições. Em Portugal foram lançados quarenta (40) edições pela editora Impresa Publishing. No Brasil vinte e cinco (25) edições foram publicadas pela editora Abril.

Goosebumps HorrorLand[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi lançado até a edição 14 e pulou para a 17 (sem explicações) pela Editora Fundamento. Em Portugal, foram lançadas dez edições dos Arrepios Terrorlândia pela Porto Editora. Há previsão de que mais edições sejam lançados no Brasil e em Portugal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Editora Fundamento Site da Editora Fundamento, que publica Goosebumps no Brasil desde 2006.
  • Editora Rocco Lista de obras publicadas pela Editora Rocco da série Rua do Medo, também de R.L. Stine
  • Scholastic Site da editora americana Scholastic, que publicava os livros nos Estados Unidos (em inglês)
  • [1] Site criado por R.L. Stine no qual você joga um jogo em que seu objetivo é escapar do Parque do terror.
  • Goosebumps World Blog com informções de todos os livros da série Goosebumps e outros livros do autor
  • Goosebumps e outros Sucessos por Stine Blog com notícias,resumos e informações sobre os livros de R.L Stine.
  • Fã Clube Stine World Fã Clube oficial de R.L Stine no Brasil com apoio do autor.