Samurai Champloo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Samurai Champloo
サムライチャンプルー
Gênero Gekiga, Ação, Aventura, Comédia, Drama
Mangá
Autor Mangoble (História)
Masaru Gotsubo (Arte)
Editora(s) Japão Kodokawa Shoten
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Panini Comics
Revista Japão Shounen Ace
Data de publicação 2 de Agosto de 2004 – 29 de Outubro de 2004
Volumes 2
Anime
Direção Shinichiro Watanabe
Estúdio Manglobe Inc.
Exibição original 19 de Maio de 2004 – 18 de Março de 2005
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil PlayTV
Brasil I-Sat
Portugal AXN
Nº de episódios 26 (Lista de episódios)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Samurai Champloo (サムライチャンプルー, Samurai Chanpurū?) é uma série de anime dirigida por Shinichiro Watanabe, famoso por Cowboy Bebop. A série se passa numa versão fictícia do Período Edo, misturando elementos reais da época com elementos modernos como hip-hop. O nome "champloo" vem de uma palavra do dialeto de Okinawa, "Champuruu" que significa "misturar".

O anime foi ao ar no Japão pela Fuji TV de 20 de maio de 2004 a 19 de março de 2005. No Brasil, foi exibido pelo canal pago Cartoon Network no bloco Toonami de forma inédita entre 18 de setembro a 31 de outubro de 2006, com duas reprises de 1º de novembro a 14 de dezembro e 18 de dezembro até 31 de janeiro de 2007 (exerto o dia 25, pois foi exibido o filme Esquadrão Beebop ("Cowboy Beebop", título original). Foi também exibido semanalmente pelo PlayTV no bloco Otacraze entre maio de 2007 a fevereiro de 2008. Ambos sob dublagem do estúdio carioca Som de Vera Cruz.

Este, Recebeu uma adaptação para mangá na revista Shonen Ace de agosto de 2004 a outubro de 2004. Também foi publicado no Brasil em 2006 pela Panini Comics.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Fuu, uma jovem de 15 anos, quer encontrar "o samurai com cheiro de girassól" e tudo o que sabe a respeito dele, além disso, é que ele habita a outra extremidade do Japão e, no seu caminho, cruza com Mugen, um vagabundo de 20 anos, e Jin, um rônin de 20 anos, que deverão segui-la devido a uma aposta estupidamente perdida.

O mangá se passa na Era Tokugawa, quando os estrangeiros eram proibidos de pôr o pé sobre o solo japonês; quando a religião cristã era proibida e que todos que praticavam esta religião ocidental eram perseguidos e mortos. E sobretudo, é a época onde a idade de ouro dos samurai apaga-se pouco a pouco, onde as antigas famílias respeitáveis tornam-se elevados funcionários e abandonam a espada em proveito da caneta e a política.

É nesta época de mudanças radicais no Japão que os três atravessam o País do sol nascente. Mugen e Jin fazem partidos da última geração de homens de sabre mas não espere mais sobre o curso de história porque poderá observar ao fim dos episódios que certas coisas foram acrescentadas ligeiramente scénaristes, como por exemplo o fato de certas pessoas praticarem o human beat box. Ou então quando um grupo de jovens faz tags sobre murados dos castelos. Enfim, há uma mistura entre o estilo oriental e o hip hop, assim como em Cowboy Bebop (outra série do mesmo estúdio) que mistura futuro com jazz e blues.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Mugen

Idade: 20 anos.

Personagem surpreendente, que mistura no seu estilo de combate a Capoeira, o Chambara e principalmente o Break dance. De uma rapidez fulgurante e uma força, técnica e agilidade fora do comum, percorre o Japão sem saber o porquê. Habituado muito jovem a esclarecer-se muito único, demonstra muita técnica na arte da fuga. Mugen desde muito pequeno entrou em uma gangue de piratas que roubava para viver. Mugen teve que fazer várias escolhas na sua vida, e dentre elas nem todas ele escolheu bem. Vindo de Okinawa segue sua Jornada com seus mais novos companheiros.

  • Jin

Idade: 20 anos.

Passado soberano na arte de manipular a katana e o wakizashi, usando provavelmente a técnica de Iaidô e Iaijutsu, Jin é um aluno do Mujuu Shinke ryuu. Era o melhor discípulo de Mariya Enshirô morto há alguns anos. De uma personalidade posta e sábia, está uma espécie que busca a via da razão. A sua técnica de manipulação da katana é muito mais convencional que a de Mugen, e representa perfeitamente o samurai dos tempos antigos.

  • Fûu

Idade: 15 anos.

É uma verdadeira bola (compreenderá....) de delicadeza e feminilidade. A sua fragilidade faz com que se una muito rapidamente à personalidade desta jovem garota. Tem por objetivo reencontrar "o samurai com cheiro de girassóis..." ", para levá-la durante a jornada, uniu-se e achou dois guarda-costas que são Mugen e Jin." - estes, aceitam ajuda-la sob a jura de morte entre ambos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime possui 26 episódios.

Trilhas Sonoras[editar | editar código-fonte]

Assim como Cowboy Bebop (outra série de Shinichiro Watanabe) que mistura um clima de ficção cientifica com a música blues e jazz, Samurai Champloo une-se com o hip-hop, uma união que tem um resultado bem interessante. As trilhas sonoras do anime são compostas por artistas do hip-hop japonês como Nujabes, Force of Nature, Minmi e Midicronica, assim como de americanos como Fat Jon, entre outros, em um trabalho primoroso, a começar pelo tema de abertura, "Battlecry" (Nujabes feat. Shing 02), que resume a ideia central do anime em suas letras:

"Afiada como o corte de uma espada de um samurai.
A lâmina mental corta a carne e o osso.
Apesar da minha mente estar em paz, o mundo está um caos.
Depois do calor, a vida fica mais fria.
Sim, eu preciso achar o meu caminho."

  • Masta
  • Playlist
  • Departure
  • Impression
  • Katana

Ligações externas[editar | editar código-fonte]