Gorillaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gorillaz
Gorillaz live 2010.jpg
Apresentação de Gorillaz ao vivo em Londres em 2010.
Informação geral
Origem Londres,  Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Trip rock
Rock alternativo
Hip hop alternativo
Rock eletrônico
Rap
Reggae
Dub
Período em atividade 19982012 (hiato)
Gravadora(s) Parlophone
Virgin
EMI
Afiliação(ões) Blur, Del Tha Funkee Homosapien, Cibo Matto, Spacemonkeyz, Phi Life Cypher, Mos Def
Página oficial www.gorillaz.com
Integrantes 2D
Noodle
Murdoc Niccals
Russel Hobbs
Ex-integrantes Cyborg Noodle
Paula Cracker
Del Tha Funkee Homosapien

Gorillaz é uma banda virtual de trip rock criada no ano de 1998 pelo então líder do Blur, Damon Albarn e por Jamie Hewlett, co-criador da história em quadrinhos Tank Girl. A banda é composta por quatro membros animados: 2-D, Murdoc Niccals, Noodle e Russel. A música do grupo é resultado da colaboração entre vários outros músicos, sendo Damon Albarn o único membro permanente. Seu estilo musical normalmente é classificado como rock alternativo, embora haja muita influência do britpop, dub e da eletrônica.[1] [2]

O primeiro álbum da banda, Gorillaz, vendeu mais de 7 milhões de cópias e a banda entrou para o Guinness World Records como a Banda Virtual de Mais Sucesso.[3] O segundo álbum da banda, Demon Days, recebeu 5 vezes o certificado de platina no Reino Unido[4] e dupla platina nos Estados Unidos.[5] A banda recebeu 5 indicações para o Grammy Award em 2006,[6] e venceu um deles na categoria "Melhor Colaboração Pop".[7] No mesmo ano, a banda fez um parceria com a cantora Madonna na festa do Grammy Awards. As músicas escolhidas para a parceria foram Hung Up, um sucesso do álbum Confessions On A Dance Floor, da própria Madonna e Feel Good INC., sucesso do segundo disco Demon Days. Atualmente a banda possui aproximadamente 15 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Integrantes atuais[editar | editar código-fonte]

Antigos Integrantes[editar | editar código-fonte]

Performance não virtual[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Damon Albarn - vocalista, líder da banda, tecladista, guitarrista, guitarrista solo e melodia (1998 - presente)
  • Jamie Hewlett - ilustração, visual, efeitos especiais (1998 - presente)

Membros secúndarios[editar | editar código-fonte]

  • Mike Smith (músico) - Tecladista (2001 - presente)
  • Cass Browne - Baterista (2001 - presente)
  • Simon Tong - Guitarra Solo (2005 - presente)
  • Paul Simonon - Contrabaixo (2010 - presente)
  • Mick Jones - Guitarrista (2010 - presente)
  • Gabriel Wallace - Vocais de apoio (2010 - presente)
  • Jesse Hackett - Vocais de apoio (2010 - presente)
  • Jeff Wootton - Guitarra Solo (2010 - presente)

Antigos Membros[editar | editar código-fonte]

  • Simon Katz - Guitarra Solo (2001 - 2002)
  • Junior Dan - Contrabaixo (2001 - 2002)
  • William Lyonell - Guitarra (2001 - 2005)
  • Roberto Occhipinti - Guitarra Base (2002)
  • Morgan Nicholls - Guitarra Base (2005 - 2006)
  • Simon Jones (músico) - Guitarra (2005 - 2006)

História fictícia[editar | editar código-fonte]

Damon Albarn e Jamie Hewlett durante várias entrevistas, documentários, extras e através do livro "Rise of the ogre" contaram a história fictícia do Gorillaz e de seus integrantes, separando-a em fases e cada fase correspondendo a um CD. A história do Gorillaz está envolvida com mistérios através do Kong Studios, comprado por Murdoc e que recebe o nome de seu construtor. O edifício tem mais de 50 salas, um estúdio de gravação, um cinema, vários banheiros e portas secretas.

Fase Um: Celebrity Takedown (1998 - 2003)[editar | editar código-fonte]

Corresponde ao período em que Murdoc atingiu Stu-Pot (2-D) na cabeça, fazendo-o perder um olho, causando Hifema e adquirindo paralisia cerebral, Murdoc foi sentenciado a trabalhos comunitários e a cuidar de 2-D durante 10.000 horas. Em um sábado, Murdoc estava com 2-D em seu automóvel e capotou o carro. O baixista queria impressionar algumas garotas do local e uma delas levantou sua blusa, fazendo Murdoc não prestar atenção no caminho, acabou batendo em um 'pilar' e jogar 2-D contra o vidro para o chão, o que fez perder o segundo olho de 2-D, mas o fez "acordar" de seu estado vegetativo. Com 2-D agora consciente e ativo, Murdoc acabou descobrindo em 2-D um grande talento para a música. Em seguida, Murdoc encontrou Russel, um estadunidense que viu todos os seus amigos morrerem em uma briga de gangues no Brooklin, e logo em seguida teve o espírito de todos eles aprisionados no seu corpo, ganhando talentos musicais incomparáveis. Murdoc inicialmente o raptou, pois Russel nem estava reagindo a qualquer coisa devido ao medo. Mas ainda faltava um guitarrista, que era a namorada de 2-D, Paula Cracker. Ela havia conhecido o garoto quando foi em sua loja a procura de alguma guitarra, e ficou sabendo quando ele se recuperou do acidente, então procurou 2-D novamente e começaram a sair, por saber que ele e Murdoc estavam tentando formar uma banda. Ela obviamente o quis para apenas entrar na banda, pois ela foi pega com Murdoc no banheiro por Russel. O que resultou na saída dela da banda. No dia seguinte ao anúncio, o grupo recebeu na porta do Kong Studios uma caixa enviada do Japão via Fedex e de dentro dela saiu uma japonesa, com amnésia que só sabia falar "Noodle". Foi batizada de Noodle e se tornou a guitarrista do grupo e esse foi o início do Gorillaz. Depois do sucesso repentino, o grupo se separou devido os integrantes quererem um tempo para "respirar". Boatos surgiram de que eles estavam gravando um filme, mas Murdoc brigou com todos os diretores e não deu certo. Nesse meio tempo, muitos mistérios começaram a rondar o Kong Studios, como aparição de fantasmas e zumbis ao seu redor.

Fase dois: Slowboat To Hades (2004 - 2006)[editar | editar código-fonte]

Depois de reabrir o Kong Studios com a promessa de um novo CD, a banda percebe que o estúdio está muito diferente, Noodle foi para o Japão descobrir mais sobre o seu passado em uma ilha flutuante chamada "El Mañana" e Russel consegue exorcisar todos os seus demônios. Noodle descobre que era uma experiência do exército japonês e começa a ser perseguida. Ela foi a primeira a retornar ao Kong, logo depois, no mesmo dia chegaram 2-D e Murdoc. Por último, foi Russel. Ela havia passado seis meses apenas limpando o local de todos os zumbis que estavam por lá, com isso, ela compôs grande parte do álbum sozinha antes de chamar os outros integrantes, com toques sombrios inspirados pela atmosfera negra que cerca o Kong Studios, o motivo dessa atmosfera negra só é descoberto depois, quando a banda descobre que existe um buraco para o inferno no interior do prédio do Kong Studios. Depois do lançamento do CD e algumas turnês, o grupo retorna ao Kong Studios que está cada vez mais sombrio. Na história dos clipes, após Feel Good Inc, começa El Mañana, onde Noodle está viajando para tirar umas férias ou só um tempo da banda (secretamente), mas é encontrada pelo governo Japonês e é atacada até o moinho cair. Todos concluem que Noodle estava morta, depois de muita procura nos escombros. 2-D e Russel entram em profunda depressão, porém nunca souberam que Noodle estava bem e relaxando nas Ilhas Maldivas, e apenas Murdoc sabia disso, pois havia combinado com a garota: "Você me dá um belo clipe, e eu te dou sua invisibilidade". Foi bom, pois o governo também achou que ela havia morrido, e é possível que ela também tenha autorizado Murdoc de criar uma robô para tomar seu lugar por um tempo. O grande susto dos fãs foi motivo de alegria alguns anos depois.

Fase Três: Escape to the Plastic Beach (2009 - 2010)[editar | editar código-fonte]

Durante uma viagem para fugir de piratas que o perseguiam por vendê-los armas defeituosas, Murdoc acaba achando um ponto no meio do oceano Pacífico, a Plastic Beach (Praia de Plástico em português, ou "Point Nemo, New Man's Land" como é chamada por Murdoc), onde se reunem todos os dejetos lançados pelos humanos,o que tornou o mar limpo por completo. Após transformar o local numa construção gigantesca, implantar lá um estúdio de gravação e decidido a fazer um novo álbum, Murdoc faz um contrato com um demônio chamado "BoogieMan" que sequestra 2D e o leva para a ilha, o trancando num quarto submerso, com uma amostra do DNA de Noodle cria a Cyborg-Noodle, uma versão falsificada, porém com mesmas habilidades da real Noodle e que, além de guitarrista, serviria como guarda costas de Murdoc. Sem Russel, que estava sumido, eles aceitam ajuda de pessoas, como Damon Albarn e metade do The Clash, eles gravam o CD "Plastic Beach", mas são traídos por Damon Albarn e sua trupe, que acabam monopolizando todos os shows, fazendo Murdoc ficar muito nervoso. Após isso, Murdoc decide voltar até a ilha de plástico, achar Russel, gravar mais um CD e voltar ao sucesso, acabando com Damon Albarn e sua trupe. Nisso, Murdoc rouba o carro de Bruce Willis e nem nota que estava sendo perseguido por BoogieMan, querendo que Murdoc cumprisse a parte dele do acordo. Russel fica sabendo do retorno do Gorillaz e decide nadar até a Plastic Beach, mas no meio de percurso ele engole muita água radioativa do Pacífico, que está muito infectada e fica gigante. No meio do oceano, Russel acha Noodle, boiando em um bote salva-vidas, depois de ter seu navio destruído. Juntos eles vão para a ilha de plástico. Mas em um dia, a Plastic Beach é atacada por Damon Albarn e sua trupe e por piratas, que foram criados por BoogieMan para acabar com Murdoc. Contudo, no meio da batalha entram Noodle e Russel para colocar um ponto final nessa história, como visto na Storyboard de Rhinestone Eyes. 2-D estava prestes a ser atacado pela baleia gigante que Murdoc 'contratou' para assustá-lo e mantê-lo no quarto.

Fase Quatro (?): Do Ya Thing (2012)[editar | editar código-fonte]

Após Noodle e Russel salvarem 2-D do quarto submerso e da baleia, os três vão à procura de Murdoc, e descobriram que ele estava no (atualmente está) apartamento de Jamie Hewlett, onde fazia seus rádios. Moram no AP em Londres, Wobbly street, ou moravam. No clipe de Do Ya Thing é revelado que 2-D está tendo uma vida medíocre, Noodle aparentemente o faz bem. Murdoc está estressado de ter sido encontrado e ter que dividir espaço com 2-D e BoogieMan, que por algum motivo aparece sentado no sofá da sala de estar deles, sem causar confusões maiores. Russel ainda está gigante e dorme no telhado do prédio deles, que tem a "El Mañana" ancorada. No final do clipe de Do Ya Thing, 2-D recebe uma notificação de despejo, deixando o destino do Gorillaz incerto para o futuro.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mar, Alex (2005-06-02). Demon Days : Gorillaz : Review : Rolling Stone Rolling Stone. Visitado em 2007-10-10.
  2. Steininger, Alex (November 2001). In Music We Trust - Gorillaz: Gorillaz In Music We Trust. Visitado em 2007-10-10.
  3. Cooper, James (2007-11-19). Gorillaz: D-Sides inthenews.co.uk. Visitado em 2009-02-11.
  4. Platinum Awards Content - Demon Days British Phonographic Industry (2006-02-24). Visitado em 2008-12-07.
  5. Gorillaz RIAA certifications Recording Industry Association of America. Visitado em 2008-12-07.
  6. EMI Music earns 54 Grammy nominations EMI (2005-12-08). Visitado em 2007-06-01.
  7. EMI Music Publishing Wins Big At The Grammys! EMI (2006-02-14). Visitado em 2007-06-01.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.