Guitarra rítmica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portal A Wikipédia possui o
Portal Guitarra.

Guitarra rítmica ou como é mais conhecida guitarra base é a forma usualmente utilizada para referir o acompanhamento rítmico e harmônico de um vocalista, principalmente para outros instrumentos em um conjunto. Se a bateria fornece o esqueleto rítmico da música, a base oferece a estrutura harmônica da música. Tal elemento é extremamente essencial à composição. Afinal, como diz Tatiana Pará, "não adianta solar bem se a base não estiver bem tocada e com suingue"[1] .

O termo se refere ao uso do instrumento, não à sua construção, e esteve muito em voga até meados dos anos 1990. Àquela época, ainda era comum que, numa banda, houvesse um guitarrista encarregado da harmonia e outro dos solos.

Na atualidade, a distinção entre guitarra base e guitarra solo perdeu grande parte de seu sentido original. Já não mais há guitarristas que "fazem base" e guitarristas que "fazem solos", mas apenas guitarristas. É normal, no curso de uma mesma música, haver a inversão das atribuições entre os guitarristas da banda.

Guitarristas bases conhecidos[editar | editar código-fonte]

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Tatiana Pará (01/04/2013). Revista Guitar Player Melody Editora. Visitado em 01012014.