Jon Bon Jovi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jon Bon Jovi
Jon Bon Jovi em 2009
Informação geral
Nome completo John Francis Bongiovi Jr.
Também conhecido(a) como JBJ, Captain Kidd
Nascimento 2 de março de 1962 (52 anos)
Local de nascimento Perth Amboy, Nova Jérsei
 Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, glam metal, country rock
Instrumento(s) Vocal, guitarra, violão, gaita e piano
Período em atividade 1980 - atualmente
Gravadora(s) Mercury Records, Polygram International, Polygram Records, Island Records
Afiliação(ões) Bon Jovi
Página oficial www.bonjovi.com

Jon Bon Jovi (nome artístico de John Francis Bongiovi, Perth Amboy, 2 de março de 1962) é um cantor e músico dos Estados Unidos. Nasceu em Perth Amboy, mas aos 4 anos de idade juntamente com a família Bongiovi, descendente de italianos, o pai John Bongiovi, a mãe Carol Bongiovi e os irmãos mais novos, Matt e Anthony, se mudou para a cidade que hoje é conhecida por ele ter passado a infância e adolescência, a cidade de Sayreville, Nova Jérsei. É membro sênior da Ordem DeMolay.

É o líder da banda Bon Jovi, que mantém algumas características do estilo hard rock dos anos 80 até hoje, mas assimilou influências dos variados estilos surgidos no rock e heavy metal desde o seu álbum de estréia, em 1984. Sua banda já vendeu mais de 130 milhões de álbuns em todo o mundo.[1] A banda Bon Jovi ao passar dos anos veio a se tornar uma das bandas mais bem sucedidas da história do rock, quando se trata de turnês pelo mundo, sua marca, músicas em seriados, e aparições em programas de tv, a banda em 2011 foi eleita pela revista Rolling Stone como a segunda banda de rock mais cara do planeta, perdendo o topo posteriormente para a banda irlandesa U2. [2]

História

Jon, desde criança, sonhava ser um astro de rock. Fez parte das bandas Atlantic City Expressway, Raze e The Wild Ones com o colega David Bryan, antes de montar a Bon Jovi (grafia americanizada para o seu sobrenome italiano, Bongiovi). Jon também trabalhou no Power Station Studios, um estúdio musical no qual seu chefe era Tony Bongiovi, primo de Jon, que tem em seu currículo a produção de Pet Sematary, o maior hit dos Ramones.

A banda surgiu em 1983: os integrantes eram Richie Sambora na guitarra, David Bryan Rashbaum nos teclados, Tico Torres na bateria e Alec John Such no baixo. A banda manteve esta formação até 1994, ano em que o baxista Alec J. Such deixou o Bon Jovi. Em seu lugar, assumiu Hugh McDonald. McDonald era um velho conhecido dos membros da banda, tendo inclusive tocado o baixo no hit Runaway, a primeira música de sucesso do Bon Jovi, em meados de 1984, quando passaram a excursionar com Kiss, ZZ Top e Scorpions como banda de abertura, divulgando seu primeiro álbum intitulado Bon Jovi (o nome original era Tough Talk).

As vendas do primeiro álbum foram modestas, mas animaram os executivos da gravadora a lançarem o segundo. Na época, alguns membros da banda passavam por momentos emocionalmente difíceis; Alec e Tico acabaram o namoro com suas namoradas, enquanto Jon ainda não havia reencontrado sua namorada do colégio (hoje esposa) Dorothea Hurley. Sendo este o possível motivo para que as composições de 7800° Fahrenheit, segundo álbum de estúdio da banda, lançado em 1985, tenham um tom mais melancólico. Este álbum foi lançado com um certo apoio da mídia, mas vendeu bem menos do que o esperado, colocando a banda em uma situação difícil.

Pressionados pela gravadora, a banda começou a escrever músicas com o consagrado compositor Desmond Child, o que gerou clássicos como Livin' On A Prayer e You Give Love A Bad Name. O terceiro álbum, Slippery When Wet, foi gravado em Vancouver, Canadá, com o renomado produtor Bruce Faibairn. O lançamento deste álbum em 1986, projetou a banda para uma carreira mundial. As vendas atingiram a casa dos 18 milhões, transformando Jon, Richie, David, Tico e Alec em super astros. Curiosamente, sabe-se que, na época, Jon não queria incluir Livin' On A Prayer (que se tornaria um dos maiores sucessos da banda, tendo inclusive seu clipe retirado da programação da MTV americana por ter permanecido tempo demais na lista dos clipes mais pedidos) no álbum, e que o mesmo só recebeu a canção graças ao esforço de Richie em convencer o vocalista sobre o potencial da música. Apesar disso, muitos fãs lamentam até hoje o fato da música demo Edge Of A Broken Heart não ter entrado no álbum. Atualmente, o próprio Jon demonstrou concordar com tal opinião, reconhecendo que a música poderia ter sido um tremendo sucesso.

Após exaustivas turnês pelo mundo, a banda voltou ao estúdio para gravar o álbum seguinte New Jersey (chamado originalmente de Sons Of Beaches e planejado como um álbum duplo). New Jersey também foi um estrondoso sucesso, vendendo praticamente tanto quanto Slippery When Wet e rendendo mais turnês, que contaram com participações esporádicas de astros como Elton John, Lita Ford, Eric Burden (The Animals), Jimmy Page (Led Zeppelin), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Dee Snider (Twisted Sister), Joe Elliot (Def Leppard), Scorpions etc.

Anos 90

No começo da década de 1990, o Bon Jovi estava saturado de trabalho. As brigas entre os membros se tornaram constantes e a banda resolveu "dar um tempo". Jon lançou um álbum solo, Blaze of Glory, trilha sonora do filme "Young Guns 2" (Jovens Demais Para Morrer 2) que incluiu os hits "Blaze Of Glory" (clipe que até hoje é um dos mais exibidos em toda história da MTV americana), e "Miracle". Richie também lançou um cd-solo, Stranger In This Town, mais baseado em suas raízes blues, o qual não chamou tanta atenção da mídia. As vendas foram baixas e a turnê promocional, bastante curta. O show mais lembrado foi em San Diego (EUA), em 1991, capturado no próprio soundboard e gravado em alguns cd's bootleg ao redor do mundo.

Em 1992, a banda se reúne para gravar Keep The Faith, o 5º álbum de estúdio (cujo nome original era "Revenge"). Manténdo o estilo de rock e romances. Neste álbum a banda assume também um novo visual, mudando os cabelos, entrando de fato na década de 1990. Este álbum vendeu milhões de cópias pelo mundo e foi considerado um sucesso, mas o mesmo não foi como Slipper e New Jersey.

Em 1994 a banda lança a coletânea Cross Road, que contém duas músicas inéditas: "Always", que originalmente foi feita para a trilha sonora do filme "O Sangue de Romeo" que curiosamente fez muito mais sucesso que o filme, e "Someday I'll Be Saturday Night", que teve que ser retirada das paradas da MTV Brasileira para dar chance a outros clipes. Nesse ano, Alec John Such deixa a posição de baixista da banda, sob rumores conflitantes de bebedeira, acidentes de moto, etc… o baixista Hugh McDonald (que gravou a música Runaway no começo da carreira de Jon) assume seu lugar. No ano seguinte, a banda lança These Days, álbum marcado por um clima mais soturno, mais socialmente crítico do que Keep The Faith e letras visivelmente mais complicadas e maduras, conseguindo emplacar o hit-balada "This Ain't A Love Song" e a faixa título "These Days", chegando a 6º e 7º lugares respectivamente no Reino Unido. Nessa época, a banda gravou 3 shows consecutivos e lotados no Estádio de Wembley, em Londres, além de fazer uma turnê por quase todo o mundo, passando por países como o Brasil e a Índia, tendo todos os ingressos para seus shows vendidos. Foram longas e exaustivas turnês que marcaram a presença da banda no cenário musical pós-grunge dos anos 90.

A partir daí, o Bon Jovi resolveu dar mais uma parada com a banda para que seus integrantes pudessem se dedicar a seus projetos pessoais, mais uma vez. Em 1997, Jon lança o segundo álbum solo, Destination Anywhere, acompanhado de um curta-metragem que teve a colaboração de Mark Pellington como diretor e roteirista. Baseado nas letras do álbum, o curta que leva o mesmo título do disco conta com a participação dos atores Kevin Bacon, Demi Moore, Annabella Sciorra e Whoopi Goldberg. Em suas turnês, veio até o Brasil para a divulgação, Jon fez apenas um showcase, assistido por poucos. No ano seguinte, Richie faz o mesmo, com o álbum Undiscovered Soul.

Anos 2000

Em 2000, o Bon Jovi lança Crush, um sucesso comercial com o single "It's My Life", que entra para a história como a música mais famosa de Bon Jovi.

Em 2001, atendendo aos pedidos dos fãs que clamavam por um álbum ao vivo, a banda lança One Wild Night Live 1985-2001, contendo uma coleção de sucessos em algumas de suas melhores apresentações ao longo dos anos da banda na estrada.

Em 2002, lançam o álbum Bounce - inspirado em parte nos atentados de 11 de setembro - com os hits "Everyday" e "Misunderstood".

Em 2003, lançaram This Left Feels Right, uma coleção de regravações de seus grandes sucessos em versões completamente diferentes.

Em 2004 lançaram um Box Set: 100,000,000 Bon Jovi Fans Can´t be Wrong, comemorando os 20 anos de existência da banda, que coincidiram com um número aproximado de 100 milhões de cópias vendidas de seus álbuns em todo o mundo. Obviamente, trata-se apenas de dados coletados pela gravadora, o que significa que a banda já passou efetivamente da marca dos 100 milhões há muito tempo.

Em 2005 Bon Jovi lançou o álbum Have a Nice Day, a turne teve início na cidade de Chigago e o 1º single para promoção foi a faixa título. O álbum vendeu 3,5 milhões de unidades em todo o mundo (até março de 2006) e continua firme e forte nas paradas de sucesso.

No início de 2007, a banda lançou o seu décimo álbum de estúdio: Lost Highway, um cd com bastante influência country-rock que, aliás, sempre esteve presente na carreira da banda. Clássicos como "Wanted Dead Or Alive", "Dry County", "Blaze Of Glory" (Carreira Solo de Jon) e a mais recente "Who Says You Can't Go Home", fizeram e ainda faz muito sucesso. Jon sempre admitiu que adora música country e, levando em conta esses clássicos e o último feito da banda (de ser a primeira banda de rock a ficar em primeiro lugar na parada country, com a música "Who Says You Can't Go Home"), resolveram então fazer um cd bem diferente do que vinham fazendo sem deixar o espírito hard rock de lado. O CD foi um sucesso mundial e, com apenas 3 semanas de seu lançamento, a banda conquistou o primeiro lugar na Billboard - coisa que não acontecia com os garotos de New Jersey há 19 anos.

Em novembro de 2009, lançam o álbum "The Circle" que vai direto para os primeiros lugares das paradas, com músicas que lembram os melhores momentos da banda como "when we were beatifull e "Love´s the Only Rule" e consagrando o Bon Jovi com a turnê mais lucrativa do mundo em 2009 e 2010.[carece de fontes?]

Em 2010 lançam "BON JOVI - GREATEST HITS - ULTIMATE COLLECTION" na versão simples com duas músicas inéditas: "What Do You Got" e "No Apologies" e na versão dupla com mais duas canções novas: "This Is Love This Is Life" e "The More Things Change", totalizando quatro canções inéditas para o deleite dos fãns que levaram a coletãnea direto para as primeiras posições das paradas de todo o mundo.

Discografia/videografia

Com o Bon Jovi

Álbuns de estúdio

Ano Nome Posições
US[3] CAN UK GER SUI SWE NOR FIN AUT AUS[4] NZ JPN EUR WW
1984 Bon Jovi[5] 43 68 39 18 38
1985 7800° Fahrenheit[5] 37 28 40 11 10 30 48 5
1986 Slippery When Wet[5] 1 1 6 1 1 3 1 1 2 1 1 10 1 1
1988 New Jersey[5] 1 1 1 4 1 1 4 5 1 1 2 1 1
1992 Keep the Faith[5] 5 1 1 2 3 3 7 1 3 1 15 3 1 1
1995 These Days[5] 9 1 1 1 2 7 1 1 1 11 1 1
2000 Crush[5] [6] 9 4 1 1 1 2 4 1 1 1 23 2 1 1
2002 Bounce[5] [7] 2 3 2 2 2 4 9 2 3 5 19 3 3 1
2005 Have a Nice Day[5] [8] 2 1 2 1 1 3 11 4 1 1 26 1 1 1
2007 Lost Highway[9] 1 1 2 1 1 4 7 3 1 2 2 1 1 1
2009 The Circle[9] - - - - - - - - - - - - - -

Álbuns ao vivo e coletâneas

Ano Nome Posições
US CAN UK GER SUI SWE NOR FIN AUT AUS NZ JPN EUR
1994 Cross Road 8 1 1 1 1 2 2 1 1 1 1 1 1
2001 One Wild Night Live 1985-2001[10] 20 4 2 3 1 7 5 4 2 6 34 99 2
2003 This Left Feels Right[11] 14 2 4 3 3 23 18 2 11 5 3
2004 100,000,000 Bon Jovi Fans Can't be Wrong 53 48 37 50 13
2010 Bon Jovi Greatest Hits - Ultimate Collection

Vídeos

Singles

Ano Canção US Hot 100 US Rock AUS UK US AC US Country US Digital US Pop 100 CAN Hot 100 Álbum
1983 "Runaway" 39 18 Bon Jovi
1984 "She Don't Know Me" 48 29
1985 "In and Out of Love" 69 37 7800° Fahrenheit
"The Hardest Part Is the Night" 68
"Only Lonely" 54 28 24
1986 "Silent Night" 24
"You Give Love a Bad Name" 1 9 23 14 29 Slippery When Wet
"Livin' on a Prayer" 1 1 3 4 30
1987 "Wanted Dead or Alive" 7 13 13 13 25
"Never Say Goodbye" 11 26 21
"Edge of a Broken Heart" 38 Disorderlies trilha sonora
1988 "Bad Medicine" 1 3 5 17 New Jersey
"Born to Be My Baby" 3 7 34 22
1989 "I'll Be There for You (canção de Bon Jovi)" 1 5 30 18
"Lay Your Hands on Me" 7 20 26 18
"Living in Sin" 9 37 62 35
1992 "Keep the Faith" 29 1 11 5 Keep the Faith
1993 "Bed of Roses" 10 25 10 39
"In These Arms" 27 32 10 9
"I'll Sleep When I'm Dead" 97 29 24 17
"I Believe" 40 11
1994 "Dry County" 31 9
"Always" 4 3 2 2 4 Cross Road
1995 "Someday I'll Be Saturday Night" 98 23 10 7
"This Ain't a Love Song" 14 5 4 6 22 59 These Days
"Something for the Pain" 76 11 14 8
"Lie to Me" 88 54 20 10
1996 "These Days" 38 7
"Hey God" 13
1999 "Real Life" 52 21 EDtv trilha sonora
2000 "It's My Life" 33 5 4 3 58 Crush
"Say It Isn't So" 9 10
"Thank You for Loving Me" 57 40 34 12 15
2001 "One Wild Night" 23 35 10 One Wild Night Live 1985-2001
2002 "Everyday" 31 5 5 25 Bounce
"Misunderstood" 33 21 64
2003 "All About Lovin' You" 31 9
"Bounce" 39 3
2005 "Have a Nice Day" 53 38 8 6 24 25 38 Have a Nice Day
2006 "Who Says You Can't Go Home"
(com Jennifer Nettles - Sugarland)
23 5 8 1 37 41
"Welcome to Wherever You Are" 44 19
2007 "(You Want to) Make a Memory" 27 33 5 35 15 5 4 Lost Highway
"Lost Highway" 117 39
"Till We Ain't Strangers Anymore"
(com LeAnn Rimes)
123 47
"Summertime" 39
2008 "Whole Lot of Leavin'" 39
2009 "We Weren't Born To Follow" 39
2010 "Superman Tonight"

Prémios

  • 1987 - Venceram - MTV Video Music Awards - Melhor Performance No Palco ("Livin' On A Prayer")
  • 1988 - Venceram - American Music Awards - Melhor Banda, Dupla ou Grupo de Pop/Rock
  • 1991 - Venceram - MTV Video Music Awards - Prêmio de Honra -Vídeo Vanguarda
  • 1995 - Venceram - MTV Europe Music Awards - Melhor Performance de Rock
  • 1996 - Venceram - British Awards - Melhor Grupo Internacional
  • 1997 - Nomeados - Grammy Award - Melhor Vídeo de Música, "Longa Metragem" (Live From London)
  • 2000 - Venceram - My VH1 Awards - Vídeo do Ano - "It's my Life" e Melhor Música do Ano - "Its My Life"
  • 2000 - Venceram - Gold Disc (Japão) - Álbum Estrangeiro de Rock do Ano
  • 2000 - Venceram - TMF Award (Noruega) - Melhor Banda de Rock Internacional
  • 2000 - Venceram - Echo (Alemanha) - Melhor Grupo Internacional
  • 2001 - Venceram - My VH1 Award - Melhor Show Ao Vivo por "One Wild Night Live 1985 - 2001"
  • 2001 - Nomeados - MTV Europe Music Awards - Melhor Grupo

Melhor Performance de Rock

  • 2003 - Nomeados - Grammy Award - Melhor Performance Vocal de Dupla ou Grupo ("Everyday")
  • 2004 - Nomeados - Grammy Award - Melhor Performance Vocal de Dupla ou Grupo ("Misunderstood")
  • 2004 - Venceram - American Music Awards - Prêmio de Honra - Conjunto da obra
  • 2006 - Venceram - People Choice Award - Melhor Música de Rock do Ano (Who Say's You Can't Go Home)
  • 2006 - Venceram - Grammy Award - Best Country Collaboration With Vocals (Jennifer Nettles) - Who Says You Can't Go Home

Solo

Álbuns

Prémios

  • 1991 - Venceu - Globo de Ouro - Melhor Música Original ("Blaze Of Glory")
  • 1991 - Venceu - ASCAP Award - Música de Trilha Sonora de Filme Mais Tocada ("Blaze of Glory")
  • 1991 - Venceu - American Music Award - Melhor Single de Pop/Rock ("Blaze Of Glory")
  • 1991 - Nomeado - Academy Award - Melhor Música Original ("Blaze Of Glory")
  • 1991 - Nomeado - Grammy Award - Melhor Vocal Masculino de Rock

Melhor Canção Composta para um Filme ("Blaze Of Glory")

  • 1997 - Venceu - MTV Europe Music Award - Melhor Performance Masculina
  • 1998 - Venceu - British Awards - Melhor Artista Internacional Masculino
  • 2010 - Venceu - MTV Europe Music Award - Icone Global

Referências

  1. BonJovi.com - News acesssado em 31 de Julho de 2010
  2. "U2 tickets in Vancouver - U2's International Legacy Lives On". Zimbio (16 de maio de 2009).
  3. Artist Chart History - Bon Jovi. Billboard. Página visitada em 2008-02-21.
  4. On a Steel Horse Bon Jovi Rides to Top of the Charts. news.com.au. Página visitada em 2008-01-29.
  5. a b c d e f g h i Título não preenchido, favor adicionar.
  6. Crush Charting History. All Night Long - Bon Jovi Page. Página visitada em 2008-02-22.
  7. Bounce Charting History. All Night Long - Bon Jovi Page. Página visitada em 2008-02-22.
  8. Have A Nice Day Charting History. All Night Long - Bon Jovi Page. Página visitada em 2008-02-22.
  9. a b Lost Highway Charting History. All Night Long - Bon Jovi Page. Página visitada em 2008-02-22.
  10. One Wild Night Charting History. All Night Long - Bon Jovi Page. Página visitada em 2008-02-22.
  11. This Left Feels Right Charting History. All Night Long - Bon Jovi Page. Página visitada em 2008-02-22.

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons