Lionel Richie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lionel Richie
LionelRichie0995-1000.jpg
Lionel Ritchie em concerto de 2006
Informação geral
Nome completo Lionel Brockman Richie, Jr.
Nascimento 20 de junho de 1949 (65 anos)
Origem Tuskegee, Alabama
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, soul, pop, quiet storm, soft rock, country
Período em atividade 1968 - hoje
Outras ocupações Compositor
Gravadora(s) Island, MCA, Mercury, Motown
Afiliação(ões) The Commodores
USA for Africa
Página oficial http://www.lionelrichie.com/

Lionel Brockman Richie, Jr. (Tuskegee, Alabama, 20 de junho de 1949) é um cantor norte-americano, que também atua como produtor musical, ex-membro da banda The Commodores e que vendeu ao todo mais de 100 milhões de discos em sua carreira solo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lionel nasceu em Tuskegee no estado do Alabama, onde cresceu no campus do Instituto Tuskegee na casa de seu avô. Anos mais tarde sua familía se mudou para Illinois, onde se formou na "Joilet Township High School", mais tarde Richie voltou ao Instituto Tuskegee onde se graduou em economia. Depois de receber seu diploma freqüentou brevemente a escola de pós-graduação na Universidade de Auburn. Lá, Lionel se tornou membro da fraternidade Alpha Phi Alpha

The Commodores[editar | editar código-fonte]

Como um estudante em Tuskegee, ele formou uma sucessão de grupos de R&B em meados da década de 1960. Em 1968 ele se tornou saxofonistta dos The Commodores. Eles assinaram um contrato de gravação com a Atlantic Records em 1968 e, um ano mais tarde assinaram com a Motown Records, sendo colocados como um ato de apoio aos Jackson 5. Os The Commodores se estabeleceram como um grupo de soul popular. com o ritmo funk, o som dançante em faixas como " Machine Gun "e" Brick House ". Mais na frente, Richie escreveu músicas mais românticas como, " Easy ", " Three Times a Lady ", " Still " e "Sail On."

Anos mais tarde, um compositor de jazz latino e salsa romântica, o pioneiro La Palabra fez sucesso internacional com sua versão cover de " Lady ", que foi ouvido em clubes de dança latina. Também em 1981, Richie fez um dueto com Diana Ross na canção tema do filme Endless Love. Lançada como single no mesmo ano, a canção liderou as paradas do Reino Unido e Estados Unidos, e se tornou um dos maiores sucessos da Motown.

Seu sucesso encorajou Richie a ramificar para fora em uma carreira solo de pleno direito em 1982. Foi substituído por Skyler Jett, que se tornou o vocalista do The Commodores, em 1983.

Seu álbum de estréia, Lionel Richie, produziu outra grande música, " Truly ", que continuou o estilo de suas baladas com os Commodores .

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Ele lançou seu 1º álbum solo em 1982, que continha três singles. O álbum atingiu o número 3 nas paradas de música e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Em 1983 o álbum Can't Slow Down, vendeu duas vezes mais que o álbum anterior e gerou o hit " All Night Long ", que foi promovido por um vídeo bastante colorido que exaltou a dança do caribe. O vídeo foi promovido pelo ex- Monkee, Michael Nesmith.

Lionel ainda seguiu dominando o Top 10 das paradas até atingir seu "ponto alto", a canção "Hello" de 1984, uma canção de amor sentimental, que mostrou o quão longe Richie mudou no seu estilo musical. Richie ainda teve três hits no Top 10 mais em 1984, "Stuck On You"(#3), "Running With the Night"(#7) e"Penny Lover"(#8). Em 1985, Richie compôs e executou uma canção de tema devidamente calmante "Say You, Say Me", para o filme O Sol da Meia-Noite, o que lhe rendeu um Óscar por seus trabalhos, bem como atingindo o Top #1 nas paradas americanas e permaneceu lá por quatro semanas, o que lhe valeu a canção #1 de 1985, de acordo com o fim de ano da Billboard Hot 100 Chart. Ainda em 1985 também colaborou com Michael Jackson na composição do single de caridade " We Are the World do "USA for Africa.

Em 1986, Richie lançou Dancing on the Ceiling, seu último álbum mais popular, que produziu uma série de hits nos EUA e Reino Unido como "Say You, Say Me" (E.U.A. # 1), "Dancing on the Ceiling" (E.U.A #2), "Ballerina Girl" (E.U.A #7) e "Se La" (E.U.A #20), este último é o mais recente de Richie nos E.U.A. a escolha do título o fez reviver o som de dança animada de "All Night Long (All Night)", ele voltou a gravar e se apresentar após a morte de pai em 1990 e, o lançamento de sua coleção de grandes sucessos em primeiro lugar, Back to Front, em 1992.

Seus álbuns na década de 1990 como Louder Than Words e Time não conseguiram atingir todos os comerciais de sucesso da década anterior. Alguns de seus trabalhos recentes, como o álbum Renaissance voltaram ao seu velho estilo, alcançando sucesso na Europa, mas ainda modestos nos Estados Unidos. Desde 2004, ele produziu um total de seis singles no Top 40 no Reino Unido. Em 1 de fevereiro de 2010 Lionel fez um remix do We Are The World em que Justin Bieber canta sua parte da canção original.

Popularidade e carreira posterior[editar | editar código-fonte]

Em 2002, a canção de Richie "Running with the Night" foi apresentada no North Rockstar e, no jogo de vídeo game Grand Theft Auto: Vice City porém, a música foi removido das versões posteriores do jogo. Em 2004, ele apareceu no Canadian Idol onde algumas de suas músicas foram apresentados durante uma semana no programa. Em novembro de 2005, Lionel Richie realizada com Kenny Rogers em um CMT Crossroads especial. O show deu uma visão informativa em sua amizade dentro e fora do mundo da música.Richie lança seu oitavo álbum de estúdio intitulado "Coming Home" em 12 de setembro de 2006. O primeiro single do álbum foi "I Call It Love" e sua estréia ocorreu em Julho do mesmo ano, tornando-se seu primeiro single a estar nas paradas de sucesso dos E.U.A em 10 anos.O álbum foi um sucesso incrível para Richie nos Estados Unidos, chegando a #6 posição. Sua filha adotiva Nicole Richie estrelou o vídeo da música "I Call It Love".

Em 9 de dezembro de 2006, Richie cantou ao vivo na televisão Britânica em um concerto chamado de "An Audience With Lionel Richie". Dois meses depois, ele tocou "Hello" na cerimônia de premiação do 49º Grammy. Em 25 de novembro de 2007, ele fez uma aparição surpresa no Australian Idol onde fez um "grand finale" com " All Night Long (All Night) "no Sydney Opera House .Richie doou todos os seus lucros para Barack Obama para ajudar na campanha presidencial de 2008. Recentemente, ele anunciou que gostaria de se juntar novamente aos The Commodores em breve".

Em 31 de dezembro de 2008, Richie realizou a festa de Réveillon no Times Square para soltar bola. Também se apresentou no final da temporada de 2009 para American Idol com Danny Gokey. Um novo álbum, Just Go foi lançado na primavera de 2009 - na época Lionel confirmou que há planos de se unir novamente com os Commodores num futuro próximo.

Em 7 de julho de 2009, Richie apresentou "Jesus is Love" no funeral de Michael Jackson .

Caso Dallas Austin[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2006, compositor e produtor Dallas Austin foi preso e mantido nos Emirados Árabes Unidos por posse de drogas. O consulado Americano em Washington D.C colocou uma chamada para Lionel Richie para uma referência de caráter

Richie relatou posteriormente para o The New York Times:

Cquote1.svg

A pergunta era: "Diga-me qual o tipo de cara é Dallas Austin." E eu lhes disse: "Olha, este é um grande cara, ele fez um grande trabalho para a comunidade. Um bandido, um marginal, um malfeitor, ele não é."

Cquote2.svg

Austin foi posteriormente perdoado.

Família[editar | editar código-fonte]

Richie se casou com sua namorada de faculdade Brenda Harvey em 18 de outubro de 1975. Durante seu casamento, Lionel começou um relacionamento com Diane Alexander. Em 1988, quando separados, Brenda teria descoberto Lionel e Alexander juntos em um apartamento em Beverly Hills. Lionel e Brenda se divorciaram em 9 de agosto de 1993, eles estavam casados há 17 anos.

Em 1983, Lionel e sua esposa Brenda adotaram informalmente Nicole Camille Escovedo, a filha de dois anos de um dos membros da banda de Lionel. Eles a criaram como sua filha, hoje conhecida como Nicole Richie e quando ela tinha nove anos de idade sua adoção foi aprovada. Lionel se tornou um avô em 11 de janeiro de 2008, quando Nicole deu à luz uma menina, Harlow Winter Kate Madden, filha dela com o vocalista do Good Charlotte, Joel Madden e, novamente, quando ela deu à luz Sparrow James Midnight Madden em 9 de setembro de 2009.

Lionel se casou com Alexander em 21 de dezembro 1995. Eles têm um filho, Miles Brockman (nascido em 27 de maio de 1994), e uma filha, Sofia (nascida em 26 de agosto de 1998). Lionel e Alexander se divorciaram em janeiro de 2004.

Ativista anticâncer[editar | editar código-fonte]

Richie ajudou a arrecadar mais de 3,1 milhões de dólares para a The Breast Cancer Research Foundation. Foi o artista convidado em soirée da Fundação Bouquet, a festa de gala anual da Primavera. Richie disse à multidão que sua avó foi diagnosticada com câncer de mama em seu 80 anos, mas sobreviveu e viveu até 104 anos. Ele afirmou que ela era o símbolo duradouro da esperança e da sua razão para se tornar um ativista na luta contra o câncer da mama.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Endless Love" (com Diana Ross) (1981)
  • "Truly" (1982)
  • "You Are" (1983)
  • "My Love" (1983)
  • "All Night Long (All Night)" (1983)
  • "Running With The Night" (1983)
  • "Hello" (1984)
  • "Stuck On You" (1984)
  • "Penny Lover" (1984)
  • "Say You, Say Me" (1985)
  • "Dancing On The Ceiling" (1986)
  • "Love Will Conquer All" (1986)
  • "Ballerina Girl" (1986)
  • "Deep River Woman" (1987)
  • "Se La" (1987)
  • "Do It To Me" (1992)
  • "Don't Wanna Lose You" (1996)
  • "Angel" (2001)
  • "Just For You" (2004)
  • "Just Go" (2009)
  • " Nothing Left To Give" (2009)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

  • Scott Joplin (1977)
  • Thank God It's Friday (1978)
  • Madonna: Truth or Dare (1991)
  • The Preacher's Wife (1996)
  • Pariah (1998)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]