Carly Simon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Carly Simon
Carly Simon (1989).jpg
Carly Simon em 1989
Informação geral
Nome completo Carly Elisabeth Simon
Nascimento 25 de Junho de 1945 (68 anos)
Origem Bronx, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, rock
Instrumento(s) piano, violão
Período em atividade 1960 - presente
Gravadora(s) Elektra (19711979)
Warner Bros. (19801984)
Epic (19851986)
Arista (19872001)
Rhino (20022004)
Columbia (desde 2005)
Página oficial www.carlysimon.com

Carly Elisabeth Simon (Nova Iorque, 25 de Junho de 1945) é uma premiada cantora e compositora norte-americana.

Filha de um milionário dono de umas das maiores editoras americanas, iniciou a carreira cantando música folk no início dos anos 1960 em parceria com sua irmã Lucy Simon formando, juntas, a dupla The Simon Sisters. A dupla separou-se, por ocasião do casamento de Lucy, e Carly prosseguiu sozinha.

Seu álbum de estreia, em 1971, lançou o êxito "That's The Way I've Always Heard It Should Be". A letra, tratando de questões como o casamento, caiu no gosto do público da época e, a partir de então, Carly iniciou uma sequência de sucessos. No mesmo ano lançou seu segundo disco, Anticipation, no qual a canção homônima e "Legend In Your Own Time" são destaques.

Mas é com The Right Thing To Do, do disco No Secrets (1972), que Simon começa a ser reconhecida internacionalmente. Do mesmo álbum, You're So Vain ganha notoriedade, contando com Mick Jagger (dos Rolling Stones) no vocais de apoio. Em 1974 é a vez de "Haven't Got Time For The Pain" e de "Mockingbird" (num dueto com James Taylor - com o qual foi casada). Em 1977 Carly é convidada a compor e interpretar "Nobody Does It Better" para o filme 007 - O Espião Que Me Amava (007 - The Spy Who Loved Me) e, no ano seguinte, lança Boys In The Trees - que emplacou "You Belong To Me", também gravada pelos Doobie Brothers.

Em 1979, "Just Like You Do", uma canção romântica, atinge o sucesso nas rádios. Também digna de menção é a faixa "Never Been Gone", ambas do álbum Spy.

Em 1980 Carly retorna com o hit "Jesse" do álbum Come Upstairs. Um ano depois, lança um álbum com clássicos da música americana, como "Hurt", "Body And Soul" e "Not A Day Goes By". Traz ainda a inédita "From The Heart", de sua autoria. No Brasil, apenas "Hurt" ganhou as rádios FM.

No ano seguinte, ela grava "Why", para o filme Soup For One, canção com um toque disco, até então um ritmo nunca experimentado pela artista. Em 1983, a agitada "You Know What To Do" (do álbum Hello Big Man) ganha as paradas e, dois anos depois, a artista decide fazer uma incursão pela música eletrônica, lançando Spoiled Girl. O disco não agradou mas, mesmo assim, houve um certo destaque para "Can't Give It Up". No exterior, as faixas "Tired of Being Blonde" e "My New Boyfriend" ganharam certa notoriedade.

Em 1987, o álbum Coming Around Again coloca nas paradas várias canções, além, é claro, da faixa título - tema do filme A Difícil Arte de Amar (Heartburn) - e "Itsy Bitsy Spider", uma popular canção infantil. O álbum inclui ainda a regravação de "As Time Goes By" (canção originalmente ouvida no filme Casablanca), com participação especial de Stevie Wonder na gaita, e arrisca ainda um country ("Hold What You've Got") para encerrar o disco.

Em 1988 a cantora lança um disco ao vivo, interpretando grandes sucessos de sua carreira e, no ano seguinte, convidada a compor a trilha para o filme Uma Secretária de Futuro (Working Girl), ela volta às paradas com "Let The River Run". Embora outras faixas da trilha sonora não tenham sido executadas na rádios, a maioria das composições é de Carly, inclusive os temas instrumentais (destaque aqui para "In Love").

Um ano depois, a regravação de "My Romance" - uma antiga canção - leva novamente Carly Simon às rádios, tanto no Brasil quanto no exterior.

Nos anos seguintes, a cantora não teve o mesmo êxito em suas realizações. O destaque na década de 1990 ficou para o álbum-triplo Clouds In My Coffee, que traz a história da cantora (e depoimentos) e três CD com sucessos e raridades.

Em 2005, o álbum Moonlight Serenade, uma coleção de músicas antigas regravadas pela artista, teve boa aceitação. No Brasil, o disco só foi lançado em 2006.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A canção "You're So Vain" mostrou a capacidade da compositora de capturar frases "avulsas" e depois ordená-las numa única canção, como é o caso dos versos I had some dreams, they were clouds in my coffee. Esta frase surgiu durante um voo que a cantora realizou com seu amigo (e pianista à época) Billy Mernit. Enquanto Carly Simon tomava café no avião, Billy viu o reflexo das nuvens ("clouds") na xícara de café e disse: "Veja só as nuvens em seu café" (literalmente clouds in your coffee). A compositora achou interessante e anotou a frase em seu caderno pessoal, usando-a mais tarde, na canção.
  • "You Belong To Me", de 1978, foi regravada por Jennifer Lopez em seu álbum This Is Me...Then, de 2002, ganhando uma roupagem mais atual, mas sem perder a identificação com a versão original. A canção também foi gravada pelos Doobie Brothers, com solo marcante na voz de Michael McDonald. O próprio Michael McDonald, aliás, é co-autor da música.
  • Coming Around Again (1987) é tido pelos fãs como um dos melhores álbuns da cantora. Nos Estados Unidos emplacou "Two Hot Girls (On A Summer Hot Night)", "All I Want Is You" e "Give Me All Night", além da faixa título.
  • A faixa "Give Me All Night" foi incluída na trilha sonora da novela Sassaricando, da Rede Globo. Carly teria outras músicas em trilhas de novelas globais: "Hurt" foi tema da novela Brilhante, "Just Like You Do" em Água Viva; "Coming Around Again" em O Outro; "Let The River Run" de Que Rei Sou Eu?; e "Moonlight Serenade" foi tema de duas novelas: Alma Gêmea de 2005 e Eterna Magia, de 2007. "You Know What To Do" também era executada em Maçã do Amor da Bandeirantes, mas a novela não teve sua trilha internacional lançada comercialmente.
  • No Brasil a canção "My Romance" serviu para embalar a propaganda do bombom Sonho de Valsa e foi, ainda, incluída na trilha sonora da novela da Rede Globo Rainha da Sucata.
  • Também no Brasil a canção "Moonlight Serenade" serviu para ser uma das músicas da trilha sonora de Alma Gêmea (telenova da Rede Globo), possuindo o tema romântico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]