Tom Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tom Jones
Tom Jones Hampton Court Palace 2007.jpg
Informação geral
Nome completo Thomas John Woodward
Nascimento 7 de Junho de 1940 (73 anos)
Origem Pontypridd, País de Gales
País  Reino Unido
Gênero(s) Pop, R&B, balada, blue eyed soul
Período em atividade 1963–atualmente
Página oficial http://www.tomjones.com

Sir Tom Jones, Kt, OBE, nascido Thomas Jones Woodward, (Pontypridd, 7 de junho de 1940) é um cantor de música pop do País de Gales.

Aos dezesseis anos ele casou e teve um filho, muito antes de se tornar um ídolo pop. Apesar das suas frequentes e bem divulgadas relações extra-conjugais (incluindo um romance com a ex-Miss Mundo de 1973 Marjorie Wallace), ele permaneceu casado, e é tido como um homem de família. Jones mora nos Estados Unidos, mas visita frequentemente a sua terra natal no País de Gales.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tom alcançou a fama durante os anos 60, e depois de vários sucessos no Reino Unido, tornou-se um cantor de casinos de Las Vegas. Entre seus principais sucessos de começo de carreira estão:

  • It's Not Unusual (1965)
  • What's New Pussycat?, composta por Burt Bacharach (1965)
  • Thunderball, tema do filme homônimo de James Bond (1966)
  • The Green, Green Grass of Home (1966), seu compacto de mais sucesso, que passou então a ser associado com o País de Gales, embora tenha sido inspirada nos EUA
  • I'll Never Fall In Love Again (1967)
  • Delilah (1968)
  • Can't Help Yourself (1968)
  • Without Love (1969)
  • She's A Lady (1971)

Tom Jones tem como marcas 36 singles no Top 40 no Reino Unido e 16 singles nos EUA.

A carreira de Jones estagnou-se a partir de então, e só conseguiria novo fôlego em 1987 com o lançamento de "A Boy From Nowhere".

Em 1996 participa do CD de duetos lançado por Paul Anka:"Amigos".ele divide os vocais da faixa 10 com Paul Anka e o cantor Venezuelano José Luiz Rodrigues (El Puma). a música escolhida é Ella Es Una Dama (She's a Lady)

O álbum de Jones, Reload, lançado em 2000, transformou-se no maior sucesso da sua carreira: apresentava versões de outros artistas, gravadas em duetos com os mesmos, utilizando seus produtores e métodos de gravação. Em seguida veio Mr.Jones, lançado em 2002, e no ano seguinte Tom seria premiado com um Brit Awards pela sua contribuição à música. Tom é quem canta o tema de abertura da série de desenhos animados Duck Dodgers. Tom também participou do filme Marte Ataca sendo ele mesmo.

Em 2011 faz uma participação especial no CD do ator Hugh Laurie (famoso pela série House).ele participa da faixa 14 cantando o blues ""Baby, Please Make a Change"

Em 2012 lançou um single em colaboração com Jack White (White Stripes).O single apresentava gravações de "Evil" (Howlin Wolf) e "Jezebel"(gravada por Tom Jones no CD "Mr.Jones").O trabalho foi lançado pelo selo Third Man Records" de propriedade de Jack White.

Tom Jones, foi eleito o “Cantor mais sexy do mundo” pela revista de prestígio “Glam’Mag”, em 2013 e 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tom Jones