John Legend

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Legend
John Legend performing in Pennsylvania.jpg
Informação geral
Nome completo John Stephens
Nascimento 28 de Dezembro de 1978 (35 anos)
Origem Springfield, Ohio
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, Soul, Pop
Período em atividade 2000 - atualmente
Gravadora(s) G.O.O.D Music, Sony BMG
Página oficial www.JohnLegend.com

John Legend, nome artístico de John Roger Stephens (Springfield, 28 de dezembro de 1978) é um cantor de R&B, compositor e pianista, ganhador de nove prémios Grammy e com uma estrela no Songwriters Hall of Fame. Em 2004 lançou o seu álbum de estreia Get Lifted, o qual ganhou disco de platina. O álbum lançou os singles "Used to Love U" (Top 100 nos EUA, Top 30 no Reino Unido) e "Ordinary People" (Top 30 nos EUA e Reino Unido).

Ele também colaborou com Slum Village na música "Selfish" (Top 100 nos EUA), música que Kanye West também participa. Legend participou do CD Late Orchestration de Kanye West, tocando piano ao vivo em Londres. Também tocou piano em "Everything is Everything" de Lauryn Hill e fez backing vocal em "Encore" de Jay-z, "You Don't Know My Name" da Alicia Keys , "High Road" do Fort Minor e também cantou em "Entreolhares", da cantora Ana Carolina. Em 2005 cantou o clássico With you I'm born again com Mariah Carey no especial Save The Music. Seu irmão Vaughn Anthony também é cantor.

Vida[editar | editar código-fonte]

Estudou Inglês, com especialização em literatura afro-americana na Universidade da Pensilvânia. Na faculdade participou de um grupo de jazz chamado Counterparts, bem como foi apresentado à cantora Lauryn Hill, e tocou piano na faixa "Everything Is Everything" do primeiro álbum solo da cantora. Terminou a faculdade em 1999 e começou a compor suas próprias músicas e gravou dois álbuns independentes que eram vendidos em suas apresentações: "John Stephens" (2000) e "Live at Jimmy Uptown" (2001). Ainda fez partipações em álbuns de cantores como Alicia Keys e Jay-Z.

Também participou do álbum "How I Got Over (2010)" do grupo de rap americano, The Roots. Fonte: http://theroots.com/discography/

Voz[editar | editar código-fonte]

Classificação Vocal: Tenor Dramático. Tem um registro vocal de: 3,4 oitavas variando de: C#2 - G#5

  • Notas baixas: C#2
  • Notas altas: B4
  • Falsetes: Bb4 - G#5

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]