Moon River

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo se refere à música Moon River. Para o álbum da cantora Andrea Ross, veja Moon River (2007).
"Moon River"
Canção de Audrey Hepburn
do álbum Breakfast at Tiffany's: Music from the Motion Picture
Publicação 1961
Formato(s) LP
Gravação 7 de Outubro de 1938
Gênero(s) Easy listening
Duração 2:18
Gravadora(s) RCA Victor Records
Letrista(s) Johnny Mercer
Composição Henry Mancini
Faixas de Breakfast at Tiffany's: Music from the Motion Picture
Último
Último
Something for Cat
(2)
Próximo
Próximo

"Moon River" é uma música composta por Henry Mancini com letra de Johnny Mercer em 1961. Foi interpretado no filme Breakfast at Tiffany's por Audrey Hepburn, a estrela dos filmes, enquanto a própria música ganhou o Óscar de Melhor Canção Original daquele ano por Mercer e Mancini. O sucesso da música foi responsável pela re-estréia da carreira de Mercer como compositor, que fez sucesso em meados de 1950 com a substituição do rock and roll pelo jazz padrão como a música popular da época.

Mercer e Mancini inicialmente escreveram a música para Hepburn adaptar o alcance limitado da voz da atriz (Hepburn não era uma talentosa e estabelecida cantora). "Moon River" é introduzido por Hepburn durante a sequência onde o personagem de George Peppard, Paul 'Fred' Varjak, encontra Holly Golightly (Hepburn) cantando (com seu violão) na janela do seu apartamento.

Ainda que uma seleção original para o álbum Breakfast at Tiffany's fosse lançada, ela não contém a versão original de Hepburn. Entretanto, uma versão gravada por Mancini e seu coro foi lançada como uma canção e tornou-se uma música muito conhecida nos anos 60.

Subsequentemente, ela foi lançada pelo cantor sul-africano Danny Williams, que foi o nº 1 do Reino Unido. Logo após, Andy Williams (sem relação) foi quem fez da música um grande sucesso também (do mesmo modo longe de fazer sucesso igual à música-tema). Muitos outros artistas, incluindo Frank Sinatra, The Afghan Whigs, Morrissey, REM, Bradley Joseph, Victoria Williams e The Innocence Mission também fizeram suas versões da música. Ela esteve apenas alguns meses depois da morte de Hepburn em 1993 da qual a versão original foi finalmente lançada em um álbum. Apesar dos dois sucessos de Williams com a música, para muitos, a simples gravação de Hepburn é considerada a performance absoluta.

Uma entrada próxima de Savannah, Georgia, cidade natal de Johnny Mercer, foi nomeada "Moon River" em honra de sua música. Williams depois nomeou sua companhia de produção em Branson, Missouri depois da sua música.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No filme, Holly e Paul atuam rapidamente roubando a loja five and dime e usam um par de máscaras de Halloween. Apropriadamente, a máscara de Paul é a do personagem dos desenhos Huckleberry Hound, uma referência ao "amigo Huckleberry" da música.
  • Mancini muitas vezes falou nos bastidores sobre o drama que se deu quando os chefes do estúdio sugeriram eliminar a música do filme. A reação de Hepburn foi descrita por Mancini e outros em várias situações como se dizendo "só por cima do meu cadáver", usando uma linguagem mais elegante para dar a entender o mesmo ponto.
  • Jennifer Love Hewitt atuou acompanhada da música no biépico The Audrey Hepburn Story no qual Hewitt personificou a atriz. Hewitt também é cantora profissional.
  • A música foi humoristicamente usada no filme Fletch de 1985, no quel o personagem principal, interpretado por Chevy Chase, cantou a música enquanto era submetido a um exame retal.
  • A música possui sonoridade similar em um episódio de Family Matters; Steve Urkel canta a música para Carl Winslow enquanto ela está no hospital depois de atirar nas nádegas.
  • O turntablist canadense Kid Koala realizou um remix de "Moon River" como parte de suas lembranças dos anos passados. O vídeo está disponível como cortesia de BBC's Collective website.
  • A música é tocada com acompanhamento de guitarra pelo ator principal numa cena central do filme La mala educación (Má educação), de 2004, dirigido por Pedro Almodóvar. A música é cantada em espanhol.
  • No seriado Blosson, a música é cantada acompanhada em piano pelo avõ de Blosson;
  • Em uma das cenas de Angels in America(2003), um casal de homossexuais dança ao som da música original cantada em 'Breakfast at Tiffany's'
  • A versão instrumental de Moon River foi tocada antes do anúncio da vencedora do Oscar 2010 de Melhor atriz. A vencedora foi Sandra Bullock.
  • No 10° episódio da XXI temporada de "Os Simpsons", intitulado Era uma vez em Springfield(Once Upon a Time in Springfield), a canção Moon River é interpretada pela personagem Princesa Penélope, que a canta em um Café em Paris após o fracasso de sua cerimônia de casamento com o palhaço Krusty.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
"Tower of Strength" de Frankie Vaughan
Número um na UK Singles Chart
(versão de Danny Williams)

28 de dezembro de 196111 de janeiro de 1962
Sucedido por
"The Young Ones" de Cliff Richard e The Shadows
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.