Letrista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Letrista, na música, é um escritor responsável pela criação da letra de uma canção, geralmente colaboram com compositores para obras de música erudita, como Ópera, Opereta, Coral, Cantata e etc. E na música popular no teatro musical onde ocorre uma colaboração semelhante a que ocorre na Ópera. O cantor, que escreve as letras de canções, é um cantor-letrista. Isto diferencia de um cantautor, que também compõe as melodias das canções além das letras.

Colaboração[editar | editar código-fonte]

A colaboração entre letrista e compositor assume diferentes formas: Alguns compositores e letristas trabalham em conjunto em uma canção, com cada um tendo uma entrada em palavras e melodia. Normalmente, um letrista preenche as palavras para uma melodia já totalmente escrita. Dorothy Fields trabalhou desta maneira. Algumas parcerias funcionam quase que totalmente de forma independente, por exemplo, Bernie Taupin escreve letras e os entrega para Elton John, que em seguida, cria uma melodia para, sem o mínimo de interação entre os dois homens.[1]

Letristas famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.