Pausa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura um distrito do Peru, veja Pausa (distrito).
Figuras Musicais e suas respectivas Pausas

Pausa é um intervalo de silêncio variável em uma peça de música, representada por sinais que indicam a duração desse silêncio, que tomam o nome das figuras cuja duração correspondem.

É importante lembrar que, em música, a palavra pausa é usada com dois significados: 1. Um silêncio de duração variável; 2. O sinal que representa esse silêncio.[1]

As sete pausas são:

Semibreve e sua Pausa correspondente

Pausa de Semibreve

Semibreve é a figura rítmica de maior duração usada atualmente na notação musical padrão. Por ser a figura mais longa em uso, ela é usada como referência para as durações relativas de todas as demais notas. Tem o valor de 4 tempos: o dobro da mínima ou metade da breve. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

A pausa com duração de semibreve é uma linha grossa que preenche a metade superior do terceiro espaço da pauta (colada à quarta linha).

Duas Mínimas e sua Pausa correspondente


Pausa de Mínima

Mínima é a figura musical cuja duração equivale à 1/2 da semibreve, ou o dobro de uma semínima. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

A pausa com duração de mínima é uma linha grossa que preenche a metade inferior do terceiro espaço da pauta (colada à terceira linha).

Duas Semínimas e sua Pausa correspondente


Pausa de Semínima

Semínima é a figura musical cuja duração equivale à 1/4 de uma semibreve, ou metade de uma mínima. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

A pausa com duração de semínima é uma linha ondulada que alguns descrevem como um z unido a um c.

Colcheias e Pausa correspondente


Pausa de Colcheia

Colcheia é a figura musical cuja duração equivale à 1/8 de uma semibreve, ou metade de uma semínima. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

A pausa com duração de colcheia é uma linha curta na diagonal, com uma bandeirola.

Semicolcheias e Pausa correspondente


Pausa de Semicolcheia

Semicolcheia é a figura musical cuja duração é de 1/16 de uma semibreve, ou metade de uma colcheia. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

A pausa com duração de semicolcheia é uma linha curta na diagonal, com duas bandeirolas.

Duas Fusas e sua Pausa correspondente


Pausa de Fusa

Fusa é a figura musical cuja duração é de 1/32 de uma semibreve, ou metade de uma semicolcheia. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

A pausa com duração de fusa é uma linha curta na diagonal, com três bandeirolas.

Semifusas e sua Pausa correspondente


Pausa de Semifusa

Semifusa é a figura musical cuja duração é de 1/64 de uma semibreve, ou metade de uma fusa. Logo, sua pausa corresponde ao mesmo valor de tempo.

Pausas de Breve e Quartifusa, respectivamente

A pausa com duração de semifusa é uma linha curta na diagonal, com quatro bandeirolas.


As pausas obedecem à mesma proporção das notas, isto é, cada qual vale duas da seguinte. Entre as figuras de pausas, existem duas que são utilizadas raramente, são elas: breve e quartifusa

Pausa de Breve: Vale o dobro da Pausa de Semibreve

Pausa de Quartifusa: Vale a metade da Pausa de Semifusa

Referências

  1. LACERDA, Osvaldo (1967). [file:///C:/Users/Luciene%20Ferreira/Downloads/vdocuments.mx_osvaldo-lacerda-teoria-musical.pdf Compêndio de Teoria Elementar da Música] Verifique valor |url= (ajuda) (PDF). São Paulo: RICORDI BRASILEIRA S.A.E.C. 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.