Rob Thomas (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rob Thomas
Rob Thomas by David Shankbone.jpg

Rob no Tribeca Film Festival (2010)
Informação geral
Nome completo Robert Kelly Thomas
Nascimento 14 de Fevereiro de 1972 (42 anos)
Landstuhl, Renânia-Palatinado
 Alemanha
Gênero(s) Rock alternativo, Post grunge, Pop rock
Instrumento(s) Vocais, piano, guitarra, percussão
Período em atividade 1996 - atualmente
Outras ocupações cantor, músico, compositor
Gravadora(s) Atlantic Records
Afiliação(ões) Matchbox Twenty, Carlos Santana
Página oficial http://www.robthomasmusic.com

Robert Kelly “Rob” Thomas (Landstuhl, 14 de fevereiro de 1972) é um cantor e compositor dos Estados Unidos de pop-rock[1] . Ele é o principal cantor e compositor da banda Matchbox Twenty[1] . Rob Thomas também tem uma carreira solo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Thomas recebeu três prêmios Grammy por co-escrever, junto com o guitarrista mexicano Carlos Santana, o hit triplo-platina "Smooth" para o álbum Supernatural em 1999.

Emprestou seus talentos de compositor à artistas como Willie Nelson, Mick Jagger, Marc Anthony, Pat Green, Taylor Hicks e Daughtry.

Desde 1996 sua banda, Matchbox Twenty, lançou uma série de singles nas rádios de todo mundo, incluindo sucessos como “Push” “3 A.M.,” “Real World”, “Back 2 Good”, “Bent” “If Your're Gone” “Mad Season”, a “Disease,” “Unwell” e “Bright Light”. Em 2004, o Songwriters Hall of Fame concedeu a Thomas o prêmio Starlight Awards, reconhecendo o impacto de suas composições na indústria fonográfica. Thomas também toca piano e guitarra.

Levado para uma base militar em Landstuhl, Alemanha, Thomas foi recrutado em Carolina do Sul e, posteriormente, na Flórida. Lá estudou na escola no Colégio Lake Brantley . Aos 13 anos, já demonstrou seu desejo em seguir carreira na música. O primeiro show a que assistiu foi do Genesis em sua turnê "Invisible Touch Tour". Sua maior influência foi Steve Burry, um outro músico de Florida. Thomas abandonou o segundo grau e saiu de casa para poder investir em sua carreira.

Em Abril de 2005,lançou o álbum solo "...Something To Be". O primeiro single, "Lonely No More", chegou ao sexto lugar no Billboard Hot 100. Em Outubro de 2007, foi lançado o disco da banda, Matchbox 20, intitulado "Exile on Mainstream".

Em Junho de 2009, lançará o seu segundo álbum solo, denominado "Cradlesong", cujo primeiro single é "Her Diamonds".

Casou-se com Marisol Maldonado em 2 de outubro de 1999 e tem um filho, Maison Avery Williams Thomas, fruto de um relacionamento anterior com Kerry Williams.

Em fevereiro de 2010, fez participação na regravação de We Are The World, feita em comemoração aos 25 anos da música e a fim de arrecadar fundos em prol do Haiti.

Em 2010 se jogou novamente num projeto com Carlos Santana, no album Guitar Heaven, na faixa "Sunshine of Your Love"[2] .

Participou da 3ª Temporada do programa The Voice, como "conselheiro musical" do "Team" Cee Lo Green.

Referências

  1. a b Bill Lamb. Rob Thomas. About.com. Página visitada em 8 de maio de 2013.
  2. Sunshine of Your Love (feat. Rob Thomas). Rádio UOL. Página visitada em 8 de maio de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.