Just the Way You Are

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Just the Way You Are"
Single de Billy Joel
do álbum The Stranger
Lançamento 1977
Formato(s) 7"
Gravação 1977
Gênero(s) Piano rock
Duração 4:47 (versão no álbum)
3:36 (versão no single)
Gravadora(s) Columbia
Composição Billy Joel
Produção Phil Ramone
Cronologia de singles de Billy Joel
Último
Último
"New York State of Mind"
(1976)
"Movin' Out (Anthony's Song)"
(1977)
Próximo
Próximo

"Just the Way You Are" é uma canção de amor do álbum The Stranger de Billy Joel. Foi escrita como presente de aniversário para a primeira esposa de Joel, Elizabeth Weber. Após o divórcio, Joel disse que quando apresentasse a canção ele iria pensar o que iria comer no jantar ou acidentalmente cantar a paródia da letra escrita pelo seu baterista Liberty DeVitto ("She took the dog, the house, the car") ("Ela levou o cão, a casa, o carro"). Essa foi sua primeira canção a alcançar o Top 10 nos Estados Unidos (ocupou a #3 posição) e Top 20 no Reino Unido, também foi o seu primeiro Disco de Ouro (Single) nos Estados Unidos. "Just the Way You Are" ganhou o Grammy em 1970 por Gravação do Ano e Música do Ano.

A faixa exibe um solo de saxofone alto feito pelo artista de jazz Phil Woods, que ocupou o lugar de Richie Can (que tocou saxofone na maioria das músicas de The Stranger). O guitarrista Steve Khan, que tocou na maioria das músicas de The Stranger não pode gravar a música pois estava viajando, e teve que ser substituído. O estilo bossa nova da música foi encorajado pelo produtor Phil Ramone. Depois de aprender o beat da música, o bateria Devitto jogou as baquetas em Joel e disse, "Eu não sou a porcaria de um baterista de lounge!"

Joel pessoalmente não gostou da canção e inicialmente iria deixar fora do álbum. No entanto, por pedido de Linda Ronstadt e Phoebe Show (ambos estavam em outros estúdios gravando), Joel e Ramone concordaram em deixar no álbum. Joel não apresenta "Just the Way You Are" regularmente, normalmente é apresentada em dueto com Elton John na tour Face-to-Face.

Edições no álbum e single[editar | editar código-fonte]

Quando "Just the Way You Are" foi lançado como single, foi encurtado em um minuto. As diferenças são a remoção do segundo verso e um fade no começo.

Clipe musical[editar | editar código-fonte]

Uma apresentação ao vivo da canção foi usada como clipe.

Versões Cover[editar | editar código-fonte]

"Just the Way You Are" teve várias versões feita por muitos artistas, incluindo Diana Krall, Grover Washington, Jr., Barry White, Shirley Bassey, Jose Feliciano, Engelbert Humperdinck, Frank Sinatra e Harry Connick, Jr.. Foi feita uma referência na canção da banda Fountains of Wayne "Peace and Love" (que repete a primeira linha da canção, cantada em notas diferentes) A letra e melodia também é brevemente lembrada na canção da banda Brand Nubian Feels So Good" no álbum de estreia de 1990.

Foi cantada por Lesley Ann Warren no The Muppet Show.

No filme de 2005, Happy Endings, Maggie Gyllenhaal cantou "Just the Way You Are".

Uma versão instrumental da música toca no fundo durante uma cena do filme The Blues Brothers. Uma versão da música foi usada em um comercial britânico na rede de televisão ITV para promover o canal.

No programa Sesame Street, Billy Joel e Marlee Matlin trazem um piano usado para Oscar the Grouch e dizem a ele que para ganhar o piano, teria que ouvir a canção de amor de Joel. Osca fica bravo mas ouve a canção. A letra foi adaptada para a personalidade de Oscar e Joel explica que eles não querem que Oscar mude sua personalidade; eles gostam dele como grosso e "just the way you are". Ele diz que odiou a canção de amor, "isso realmente me deixa um pouco nervoso", e ri.

Scoot McIntyre apresentou uma versão da canção na Top 8 week durante a oitava temporada do programa American Idol. Shrek canta as primeiras linhas da canção para a Princesa Fiona no 'Shrek's Karaoke Party' no DVD do filme.

O cantor mexicano José José fez uma versão em espanhol chamada "Te quiero tal como eres".

Posição em tabelas internacionais[editar | editar código-fonte]

Tabela (1977) Posição
ocupada
UK Singles Chart 19
U.S. Billboard Hot 100 3
U.S. Billboard Hot Adult Contemporary Tracks 1