Columbia Records

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Columbia Records
Parentesco Sony Music[1]
Fundação 1888[2]
Distribuidor(es) Columbia Records (Estados Unidos e Reino Unido)

Sony Music Entertainment

Gênero(s) Vários
País de origem  Estados Unidos
Localização Cidade de Nova Iorque[2]
Página oficial columbiarecords.com

Columbia Records é uma das mais antigas gravadoras dos Estados Unidos, tendo sido criada em 1888.[2] Fundada em Washington, D.C.,[1] hoje está sediada na cidade de Nova Iorque.[2] Subsidiária da Sony Music, é a segunda gravadora mais poderosa do país, sendo que possui fábricas de CDs nos 50 estados dos Estados Unidos, facilitando e controlando a distribuição não só dos artistas que eles contratam, mas também das gravadoras menores que não tem suporte de distribuição.

Eles têm um contrato especial também, chamado de PD que significa Press & Distribuition, que traduzindo significa "impressão e distribuição", assim eles podem não assinar com certos artistas, mas reter parte dos lucros em edição e na distribuição, o que pode levar a praticamente 66% dos lucros.

Em 2009, durante a reconsolidação da Sony Music, a Columbia fez uma parceria com sua gravadora "irmã", Epic Records para formar a Columbia / Epic Label Group, que atualmente funciona como sua impressão digital.

Artistas[editar | editar código-fonte]

São contratados da Columbia os seguintes artistas: Lea Michele, Daft Punk, Beyoncé, Adele, AC/DC, Malice Mizer, The Offspring, Barbra Streisand, Billy Joel, Bob Dylan, Boys Like Girls, Carly Simon, Celine Dion, Gloria Estefan, John Mayer, MGMT, Payable On Death, Michelle Williams, George Michael, The Gossip, Rachel Crow, Ricky Martin, System of a Down, One Direction, Emblem3, Big Time Rush, Emily Osment, Victoria Justice, The Ting Tings, Roy Orbison, Nina Dobrev, T. Mills, Belinda, Naya Rivera, Little Mix entre outros. O elenco da série americana Glee também grava as músicas da série com a Columbia.

Gravadoras Afiliadas[editar | editar código-fonte]

American Recording Company, Columbia Label Group (UK), Aware Records e Columbia Nashville que é parte da Sony Music Nashville que tem artistas de peso da música country como Miranda Lambert e Johnny Cash e distribui nos EUA, consagrados artistas sertanejos como Zezé di Camargo & Luciano e Victor & Leo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Executivos da Columbia Records[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b discogs.com: Columbia
  2. a b c d rateyourmusic.com: Columbia Records

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre gravadoras estadunidenses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.