Belinda Peregrín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Belinda Peregrin logo.png
Belinda em 2010.
Informação geral
Nome completo Belinda Peregrín Schüll
Também conhecido(a) como Beli, princesa do pop latino
Nascimento 15 de Agosto de 1989 (25 anos)
Local de nascimento Madrid, Madri
Flag of Spain.svg Espanha
País  México (naturalizada)
Gênero(s) Pop rock, pop latino, teen pop, electropop, pop
Ocupação(ões) Cantora, atriz, modelo, dançarina, compositora, empresária, produtora
Instrumento(s) Vocal, piano, bateria
Período em atividade 2000—presente
Gravadora(s) Sony BMG (2002-2006)
EMI Televisa Music (2006-2009)
Capitol Latin (2009-presente)
Afiliação(ões) Raven-Symoné, The Cheetah Girls, Anahí, Drew Seeley, Pitbull

Belinda Peregrín Schüll, conhecida como Belinda (Madri, 15 de Agosto de 1989), é uma cantora, atriz, compositora, dançarina, produtora, diretora e modelo espanhola, naturalizada mexicana.[1] Aos quatro anos, Belinda saiu da Espanha para morar no México, com sua família, onde vive desde então.

Seu primeiro álbum autointitulado (2003) que recebeu disco de ouro na Argentina, disco duplo de platina no México e platina nos Estados Unidos, foi um grande sucesso, vendendo mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo.[2] [3] [4] [5] Belinda assinou contrato com a EMI Music e lançou seu segundo álbum, Utopía (2006), que rapidamente, rende à cantora um disco de platina pelas vendas no México, e chegando a receber duas indicações ao Grammy Latino nas categorias Melhor Álbum Pop Feminino e Canção do Ano com "Bella Traición". As vendas do álbum foram superiores a 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo.[6] O terceiro álbum da cantora, intitulado Carpe Diem (2010), foi certificado como disco de ouro no México dois dias após o lançamento, por mais de 30.000 cópias vendidas.[7] [8] O primeiro single "Egoísta", contou com a participação do rapper estadunidense Pitbull.[9] Em 2013 lançou Catarsis, quarto álbum de estúdio, contou com o primeiro single "En El Amor Hay Que Perdonar" e o segundo "En La Obscuridad", com participações dos cantores Pitbull (que trabalhou com Belinda no disco anterior), Don Omar e Juan Magán.[10]

A cantora já vendeu mais de 16 milhões de álbuns desde o lançamento de seu primeiro álbum em 2003.[11] Seus maiores sucessos incluem temas como "Lo Siento", "Ángel", "Ni Freud, Ni Tu Mamá", "Bella Traición", "Luz Sin Gravedad", "Egoísta", "Dopamina" e "En El Amor Hay Que Perdonar".

Belinda também trabalhou como atriz. Sua primeira aparição na TV foi na novela infantil Amigos x Siempre em 2000, interpretando a protagonista Ana Capistrán. Em 2001 participou da novela Aventuras En El Tiempo, novamente como protagonista. Um ano depois, protagonizou sua novela de maior sucesso até a data, Cómplices Al Rescate, como as gêmeas Mariana Cantú e Silvana Del Valle. Por esse trabalho, Belinda ganhou diversos prêmios e uma indicação ao Grammy Latino. Em 2004, participou de Corazones Al Límite, onde, além de atuar, interpretou o tema de abertura, "Vivir". Em 2009, estrelou sua última novela, chamada Camaleones, como Valentina Izaguirre.[12] No ano seguinte, protagonizou um dos episódios da terceira temporada da série mexicana Mujeres Asesinas.[13]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha mais velha do espanhol Jose Ignacio Peregrin Gutierrez e da franco-espanhola Belinda Schull Moreno, Belinda Peregrín Schüll nasceu na cidade espanhola de Madrid em 15 de agosto de 1989. É neta do toureiro francês Pierre Schüll. Seu pai e seu tio tinha uma fábrica de produtos médicos e decidiram abrir outra no México.Belinda mudou-se com sua família para a Cidade do México quando esta tinha apenas quatro anos de idade. Seu irmão chama-se Ignacio Peregrín, como o pai, e atuou no primeiro álbum de vídeo da irmã: Fiesta en La Azotea.[14]

Belinda fala 3 idiomas, Espanhol, Inglês e Português. Em 2010, pela segunda vez, Belinda visitou o Brasil para a promoção do seu disco Carpe Diem e passou por vários programas de TV, como Programa Eliana, Programa da Hebe, entre outros. Belinda disse para um canal brasileiro de TV que adora o Brasil e que pretende voltar para fazer shows exclusivos. Depois da promoção do disco, Belinda voltou ao Brasil para gravar o DVD do cantor Luan Santana em 11 de dezembro de 2010, onde eles interpretam a canção "Meu Menino/Minha Menina". O show foi realizado no HSBC Arena, no Rio de Janeiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Belinda iniciou sua carreira em 2000 com a novela Amigos x Siempre (Amigos para Sempre), onde participa da banda sonora da mesma.

Tanto a novela como o disco dele viraram um enorme sucesso em muitos países da América Latina e outras partes do mundo, a banda sonora da novela conseguiu 1º lugar em vendas no México alcançando disco de Platino e Ouro. Como Ana Capistrán, personagem de Amigos x Siempre, Belinda recebe os prêmios como Melhor Artista Revelação pelos Prêmios TVyNovelas e melhor atriz infantil nos Prêmios Palmas de Oro. Em 2001 Belinda faz a novela Aventuras En El Tiempo ao lado do ex-RBD Christopher Uckermann, onde ela ganhou um prêmio como Melhor Cantora e Atriz nos Prêmios Eres.

Um ano depois, em 2002, Belinda foi protagoniza com duas personagens na novela Cómplices Al Rescate. Nesta novela, Belinda faz o papel de duas gêmeas, uma pobre e uma rica, que converteu-se em uma das novelas de mais sucesso de todos os tempos, vendendo milhões para países como Estados Unidos, Porto Rico, México, Panamá, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Chile, Guatemala, Equador, Bolívia, Filipinas, Indonésia e Espanha.

Sua atuação recebeu excelentes críticas porque não é fácil interpretar duas personagens tão diferentes uma da outra. Recebeu uma nomeação ao Grammy Latino por sua participação no disco da novela.

Os discos Mariana e Silvana rapidamente entraram no top 20 na Billboard, neste mesmo ano Belinda foi nomeada ao Grammy Latino como Melhor Álbum Infantil e Melhor Artista grupera com o CD Mariana nos Premios Oye!.

Empresária[editar | editar código-fonte]

Em 2014, Belinda fundou a Fundação Gaia Planeta Azul, voltada para o meio ambiente e uma Canta Bares chamada "La Chismosa", localizada na Av. San Jerónimo, 263 - Col. Tizapán San Ángel, 01090 na Cidade do México, no México.


2003 — 2005: Belinda[editar | editar código-fonte]

Belinda.

No dia 5 de agosto de 2003 Belinda lançou seu primeiro álbum homônimo, que obteve sucesso de vendas na América Latina e, principalmente, no México. Com uma marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo,[5] sendo hoje o 10º CD em espanhol mais vendido do mundo, ela ganhou um certificado duplo de platina e de ouro no México,[2] um de ouro na Argentina[3] e um de Platina nos Estados Unidos.[4] O CD contou com seis singles de muito sucesso como. No mesmo ano, a cantora lançou o DVD "Fiesta en la Azotea: En Vivo desde el Auditorio Nacional", DVD de sua primeira tour, gerando, rapidamente, após o lançamento, mais de 100.000 cópias vendidas e rendendo a Belinda disco de platina no México.[2] Nesta tour, Belinda bateu o recorde Nacional de Auditório com mais de 12 concertos consecutivos lotados, levou mais de 1 milhão de pessoas a assisti-lo e chegou a reunir mais de 120 mil pessoas em um unico show de sua tour. Desde então, foi posto a venda uma edição especial de seu álbum, onde, estava incluida uma nova faixa chamada "No Entiendo", dueto que a cantora fez com a dupla de espanhóis Andy & Lucas.

Em 2004, ela volta a atuar, fazendo uma pequena aparição na telenovela "Corazones Al Límite", onde tocou o tema principal de sua própria personagem. No mesmo ano, gravou uma participação em um single de Kumbia Kings, "Quién", especificamente com Pee Wee, para o álbum do grupo chamado "Fuego". No ano seguinte, Belinda trabalhou com diversas participações, incluindo com uma banda mexicana de rock, Moderatto, em seu single "Muriendo Lento", primeiro single do álbum Detector de Metal do Moderatto.

Em março de 2006, Belinda é convidada a participar de um filme produzido pela Disney Filmes, The Cheetah Girls 2 (Feras da Música 2), onde fez interpretou Marisol Durán, sua primeira personagem em inglês. O filme ainda conta com as cantoras Raven-Symoné, Adrienne Bailon, Kiely Williams e Sabrina Bryan, essas três últimas formam um grupo após o filme que leva o mesmo nome[15] . O filme estreou no dia 25 de Agosto de 2006 e, rendeu um total de 8,1 milhões de espectadores, tendo ainda sido lançada sua trilha sonora. Essa, por sua vez, alcançou a 5° colocação na Billboard Hot 200,[16] vendendo mais de 1,4 milhão de cópias nos Estados Unidos, rendendo um certificado de platina pela RIAA.[17]

2006 — 2008: Utopía[editar | editar código-fonte]

Belinda em 2007 durante show da Tour Utopía na Nicaragua.

Todos esses ocorridos, antecederam o segundo álbum da cantora que foi lançado apenas no dia 3 de outubro de 2006, intitulado Utopía. Gravado em Los Angeles, o álbum contou com a colaboração de vários compositores e produtores tais como Jimmy Harry, Lester Mendez, Kara DioGuardi e Greg Wells.[18] O mais novo lançamento de Belinda, gerou a mesma um certificado de platina da AMPROFON, México[2] . No final do mesmo ano Belinda, ao lado de vários outros artistas lança o álbum especial de Natal da EMI, Navidad Con Amigos, onde ela interpreta a canção "Rodolfo El Reno De La Nariz Roja", que possui até um videoclipe.

Em abril do ano seguinte, ela participa da canção tema da novela "Muchachitas Como Tú", que já havia sido transmitida no Brasil pelo SBT em 1993. A canção é uma versão de "Muchachitas", de Lorena Tassinari. Semelhantemente, após participar de alguns episódios da novela Patito Feo (O Mundo de Patty: A História Mais Bonita), grava um dueto chamado "Sueño de Amor", ao lado da cantora argentina Laura Esquivel, para o álbum "Patito Feo: La Historia Más Linda En El Teatro", de Esquivel. No dia 25 de setembro, Belinda relança seu álbum Utopía 2, uma edição especial que contém 18 canção em inglês e castelhano, além de um DVD com material inédito. Além disso, ainda em setembro, Belinda grava "Debo Saber" para o filme Barbie Em: A Princesa da Ilha, tendo um videoclipe lançado em outubro de 2007, na edição especial do DVD do próprio filme.

Utopía rendeu bons frutos à Belinda, pois, foi indicada em duas categorias do Grammy Latino, de Canção do Ano por "Bella Traición" e Melhor Álbum Pop Feminino. E, no dia 18 de Outubro de 2007, Belinda ganhou dois prêmios no MTV Music Awards, nas categorias de Melhor Videoclipe do Ano e Melhor Cantora Solo. Em dezembro, a MTV transmitiu um pequeno reality show, intitulado "Belinda: Procurando a Utopía", com apenas uma temporada e três capítulos mostra a preparação e o dia-a-dia da cantora em sua turnê.[19] No final de 2007 e, início de 2008, lança os singles "If We Were" e "See A Little Light" nos Estados Unidos e Europa, com o objetivo de promover uma edição internacional de Utopía.

No ano seguinte, Belinda esteve envolvida no remix da canção "Te Quiero", do cantor Nigga, tendo um videoclipe lançado no dia 13 de Maio. Ainda neste ano, durante sua turnê na Europa, gravou "Your Hero", com o grupo italiano de punk Finley, com quem participou do Festival de Canção Italiana, fazendo com que a canção chegasse no 5° lugar.[20] Voltando ao México, no dia 25 de dezembro de 2008, Belinda estreia o filme "The Tale of Despereaux", onde dubla a voz da Princesa Pea.[21]

2009 — 2011: Carpe Diem[editar | editar código-fonte]

Belinda durante uma turnê.

Em 27 de julho de 2009, Belinda retorna as gravações para uma nova personagem de uma novela de Rosy Ocampo chamada Camaleones (intitulada no Brasil de Camaleões, que foi exibida pelo SBT em 2010), protagonizada por ela e Alfonso Herrera. Em 18 de agosto de 2009, chega, simultaneamente, às rádios do México, Argentina e Estados Unidos, a canção que pensava-se ser o primeiro single do terceiro álbum de Belinda, "Sal de Mi Piel", canção que foi tema principal da telenovela "Camaleões".[22]

Em fevereiro e março do ano seguinte, ao lado de vários outros artistas latinos, Belinda grava as canções "Somos El Mundo", "Ay Haití" e "Que Cante la Vida", os dois primeiro com o objetivo de ajudar as vítimas dos terremotos ocorridos no Haiti e o último no Chile.[23] [24] Ainda no começo de 2010, Belinda faz um dueto com Martha Sanchez no álbum de 25ª carreira da artista, a música é uma regravação da canção "Desesperada".[25] Em 2010, Belinda também participou de um capítulo da série "Mujeres Asesinas", aonde regravou o bolero "Contigo En La Distancia".

No dia 23 de março de 2010, é lançado oficialmente o terceiro álbum da cantora, Carpe Diem, no México e Estados Unidos, bem como na Espanha e no Reino Unido.[9] Assim como Utopía, o álbum foi gravado em Los Angeles, mas, também em Miami e na Suécia, sob a batuta de uma gama de produtores.[9] Seu primeiro single, "Egoista", foi lançado em 8 de fevereiro de 2010 nas rádios e, conta com a participação do rapper estadunidense Pitbull.[7] Logo após o seu lançamento, precisamente dois dias, o álbum recebeu disco de ouro, por mais de 30.000 cópias vendidas no México.[8] Belinda também escreveu a canção "Lolita", que será o tema principal de Niñas Mal (no Brasil, com o nome de Meninas Malvadas, exibido no VH1), a primeira telenovela da MTV Latina.[26] Segundo single do álbum é "Dopamina", que foi lançado em 10 de agosto de 2010 nas rádios. O vídeo de Dopamina foi lançado em 02 de fevereiro de 2011. Belinda também declarou em seu Facebook que ela irá dar os toques finais em seus próximos dois vídeos para os singles "Gaia" e "Amor Transgénico", que mais tarde foram cancelados. Quando veio em maio de 2010 ao Brasil, Belinda participou do Programa Hebe, onde conheceu o cantor brasileiro Luan Santana, sendo convidada pelo mesmo para fazer uma participação especial na gravação do seu segundo DVD, que foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010, no HSBC Arena, do Rio de Janeiro.

2012—presente: Catarsis[editar | editar código-fonte]

Belinda afirmou em entrevistas que, após o lançamento do seu terceiro álbum, ela pensou em abandonar sua carreira musical, por acreditar que a sua "inspiração havia acabado", afirmando que não havia mais nada sobre o que escrever.[27] Em seguida, após uma série de acontecimentos em sua vida pessoal, a cantora afirmou que estas experiências dariam material suficiente para um novo disco, e para tanto ela precisaria passar por uma purificação.

Em 2011, a cantora publicou através de sua conta no Twitter que estaria trabalhando em seu quarto álbum de estúdio, intitulado Catarsis, que teria previsão para ser lançado no ano seguinte. Em junho de 2012, Belinda lançou o primeiro single do álbum, "En El Amor Hay Que Perdonar".[28] Catarsis foi lançado em 02 de julho de 2013.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do Álbum Singles
2003 Belinda
  1. "Lo Siento"
  2. "Boba Niña Nice"
  3. "Ángel"
  4. "Vivir"
  5. "No Entiendo"
  6. "Be Free"
  7. "¿Dónde Iré Yo?"
2006 Utopía
  1. "Ni Freud, Ni Tu Mamá"
  2. "Bella Traición"
  3. "Luz sin Gravedad"
  4. "Alguien Más"
2010 Carpe Diem
  1. "Sal de Mi Piel"
  2. "Egoísta"
  3. "Lolita"
  4. "Dopamina"
2013 Catarsis
  1. "En El Amor Hay Que Perdonar"
  2. "En La Obscuridad"
  3. "Nada"
  4. "I Love You... Te Quiero"

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Novelas
Ano Título Personagem Notas
2000 Amigos x Siempre Ana Capistrán Vidal Protagonista
2001 Aventuras En El Tiempo Violeta Flores / Rosenda
2002 Cómplices Al Rescate Mariana Cantú / Silvana Del Valle
2004 Corazones Al Límite Elena "Elenita" Arellano Gómez Participação especial
2007 Patito Feo Ela Mesma
2009 Camaleones Valentina Jaramillo Protagonista
Séries
Ano Título Personagem Notas
2004 Bakán Ela Mesma Participação especial
2010 Mujeres Asesinas Annette VanDiryk 3ª temportada, Ep. Annette y Ana, nobles
Filmes
Ano Título Personagem
2006 The Cheetah Girls 2 Marisol Durán
2007 Barbie as The Island Princess Princesa Rosella (Voz)
2012 Las Aventuras de Tadeo Sara (Voz)
Reality shows
Ano Título Personagem
2005 Diario de Belinda e Moderatto Ela mesma
2006 Rock Dinner
2007 Belinda, Buscando Utopía
2009 MTV Fan Van
2011 Belinda, Un Reality de Mi Vida
2013 X Factor Ela mesma/jurada

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2004 Fiesta En La Azotea
2007 Tour Utopía
2013 Catarsis Tour

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. allmusic ((( Belinda > Biography ))) (em Inglês) allmusic. Visitado em 5 de Junho de 2010.
  2. a b c d Certificaciones (em Espanhol) AMPROFON. Visitado em 6 de junho de 2010.
  3. a b CAPIF - Representando a la Industria Argentina de la Música (em Espanhol) CAPIF. Visitado em 6 de junho de 2010.
  4. a b RIAA - Gold & Platinum - June 05, 2010 (em Espanhol) CAPIF. Visitado em 6 de junho de 2010.
  5. a b AmericaTop100.com :: View topic - Belinda también va a los MTV (em Espanhol) Jose (9 de outubro de 2009). Visitado em 6 de junho de 2010.
  6. Biografia de Belinda > pegacifras.uol.com.br
  7. a b Mexicana Belinda graba tema junto a Pitbull - Terra Stereo : Terra (em Espanhol) Agências (2 de Fevereiro de 2010). Visitado em 15 de Junho de 2010.
  8. a b Recibe Belinda Disco de Oro por Carpe Diem en firma de autógrafos – Publimetro (em Espanhol) Publimetro (6 de junho de 2010). Visitado em 7 de junho de 2010.
  9. a b c Belinda lanza nuevo disco de nombre “Carpe Diem" :: Espectaculos :: DiarioDigitalRD.com - Noticias Republica Dominicana (em Espanhol) Agência de Notícias (23 de Março de 2010). Visitado em 15 de Junho de 2010.
  10. Belinda retrasa el lanzamiento de su nuevo álbum, Catarsis, al 26 de febrero de 2013.
  11. Os Melhores Exponentes do Pop Latino > msnlatino.telemundo.com
  12. Belinda canta para Camaleones. > Quien.com
  13. Isabella Camil y Belinda son madre e hija en Mujeres asesinas 3.> informador.com.mx
  14. Lo que no sabes de Belinda - Don Francisco Presenta (em Espanhol) Univision Online. Visitado em 15 de Junho de 2010.
  15. Disney Movie Skips to Another Record - 2007-01-20 00:04:00 | Multichannel News (em inglês) Multichannel.com. Visitado em 20 de julho de 2012.
  16. Cheetah Girls Launching 50-Date Tour - Billboard.com (em Inglês) Billboard. Visitado em 6 de junho de 2010.
  17. RIAA - Gold & Platinum - June 05, 2010 (em Inglês) RIAA. Visitado em 6 de junho de 2010.
  18. Belinda - Utopía iTunes (em inglês) Página visitada em 20 de julho de 2012.
  19. Belinda reality “Belinda buscando Utopia” en MTV detalles (em Espanhol) TVYES (7 de Dezembro de 2007). Visitado em 15 de junho de 2010.
  20. Festival di Sanremo 2008 : Italia : Descubre Italia : Italia Ocio (em Espanhol) Rab Ross (9 de Janeiro de 2008). Visitado em 15 de Junho de 2010.
  21. Reaparece Belinda Con Película Despereaux Un Pequeño Gran Héroe Llegará A Las Salas De Nuestro P - Telúrica TV (em Inglês) (18 de Dezembro de 2008). Visitado em 15 de Junho de 2010.
  22. "Sal de mi Piel" es la nueva canción de Belinda. (em Espanhol) Univision.com (20 de agosto de 2009). Visitado em 15 de Junho de 2010.
  23. Belinda grabará desde México el tema Somos el Mundo - Somos el Mundo (em Espanhol) Univision.com e Agências (1 de Março de 2010). Visitado em 15 de junho de 2010.
  24. Graban Belinda y otros cantantes himno en apoyo a Chile - Vanguardia (em Espanhol) Notimex (8 de março de 2010). Visitado em 15 de Junho de 2010.
  25. Título não preenchido, favor adicionar.
  26. belinda lança canção Lolita para Telenovela Ninãs Mal
  27. El Universal. Belinda: Catarsis en el cuadrilátero (em espanhol) Vanguardia. Visitado em 13 de setembro de 2012.
  28. “Catarsis” es el nuevo disco de Belinda (em espanhol) Conciertos 10. Visitado em 23 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Belinda Peregrín