Raven-Symoné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Raven
Raven-Symone no disfile em Tadashi Shoji
Informação geral
Nome completo Raven-Symoné Christina Pearman
Também conhecido(a) como Rae, Raven[1]
Nascimento 10 de dezembro de 1985 (28 anos)
Origem Atlanta, Geórgia
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, Pop, Hip Hop
Ocupação(ões) Atriz e cantora
Instrumento(s) vocal, violão, piano
Período em atividade 1989–presente
Outras ocupações dançarina, compositora, dubladora, produtora de televisão e design de moda
Gravadora(s) MCA (1990-1995)
RayBlaize Records (1996-2001)
Hollywood Records (2003-2008)
Walt Disney Records (2002-2009)
Universal Motown Republic (2009-presente)
Afiliação(ões) The Cheetah Girls, Belinda, Anneliese van der Pol, Kyle Massey, Orlando Brown
Influência(s) Whitney Houston, Mariah Carey, Janet Jackson, Brandy, Madonna, .[2]
Página oficial raven-symone.org

Raven-Symoné Christina Pearman (Atlanta, 10 de Dezembro de 1985) mais conhecida como Raven-Symoné ou apenas Raven, é uma atriz, cantora, compositora, dançarina, dubladora, produtora de televisão e design de moda estadunidense.

Ficou mundialmente conhecida pela sua atuação como Olivia Kendall em The Cosby Show, também se destacou como Nicole Lee em Hangin' with Mr. Cooper, Galleria Garibaldi nos filmes The Cheetah Girls e The Cheetah Girls 2, e por ter dublado Monique uma personagem do desenho Kim Possible. Mas foi como Raven Baxter, uma adolecente vidente, que a atriz conquistou os jovens do mundo todo, em seu próprio seriado As Visões da Raven. Como cantora, Raven lançou quatro álbuns de estúdio. Em 2008, lançou um DVD chamado Raven-Symoné Presents, contendo dicas de beleza.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Raven-Symoné nasceu em Atlanta, na Geórgia, é filha de Lydia Pearman e Christopher B. Pearman. Seus pais mudaram-se para Ossining, em Nova Iorque, para facilitar a carreira da filha. Aos dois anos, trabalhou com a Ford Models, e apareceu em anúncios de marcas como Ritz Crackers, Jell-O, Fisher-Price e Cool Whip. Em 20 de dezembro de 1989, a cidade de Winnfield lhe deu a chave da cidade e foram declarados como "Raven-Symoné dia." Em Junho de 2004, graduou na escola North Springs High School de Atlanta.

Carreira artística[editar | editar código-fonte]

1989 — 1992: O Show do Cosby, primeiros filmes[editar | editar código-fonte]

Quando tinha 2 anos, assinou com a Ford Models, e apareceu em anúncios de várias marcas, como Ritz Crackers, Jell-O, Fisher-Price e Cool Whip.

Em 1989, com 4 anos, faz seu primeiro teste para um filme, Ghost Dad de Bill Cosby, após muito ser avaliada não conseguiu o papel, mas Cosby gostou muito de Raven, pelo modo que a pequena atriz decorava as falas, assim, incorporou Raven em sua série, O Show do Cosby, no papel de Olivia, na série, sua neta.

Ainda em 89 fez uma pequena participação na série A Different World, também de Bill Cosby, repetindo a personagem Olivia Kendall.

Em 1990, apareceu como a "Jovem Garota" no especial de televisão The Muppets at Walt Disney World.

Depois de um tempo só se dedicando a O Show do Cosby, decide fazer uma participação na série The Fresh Prince of Bel-Air, interpretando Claudia.

1993 — 1998: Here's to New Dreams, Hangin' with Mr. Cooper e Dr. Dolittle[editar | editar código-fonte]

Raven, com apenas 5 anos de idade descobre seu talento para cantar, e em 1990 começa a gravar seu álbum, Here's to New Dreams nos estúdios da gravadora MCA Records, e teve o encerramento das gravações em 1992 sendo lançado posteriormente em 22 de Junho de 1993. Foi produzido por Christopher B. Pearman, pai de Raven.

Em 92, com o fim de O Show do Cosby, Raven assina contrato com a ABC e participa de uma nova série, Hangin' with Mr. Cooper, onde entra em 1993 na segunda temporada.

Em 1994, Raven faz seu primeiro papel no cinema, no filme Os Batutinhas, interpretando a "Namorada do Stymie", tendo no filme apenas uma fala.

Fora algumas participações em séries, em 1997 encerra a série Hangin' with Mr. Cooper e fica por um ano fora da mídia.

E em 1998 faz sua primeira protagonista em um filme ou série, interpretando Charisse Dolittle no cinema, ao lado de Eddie Murphy no filme Dr. Dolittle.

1999 — 2001: Zenon: Girl of the 21st Century, Undeniable e Dr. Dolittle 2[editar | editar código-fonte]

Raven, em 1999 assina contrato com o Disney Channel e ao lado de Kirsten Storms protagoniza o Filme Original do Disney Channel, Zenon: Girl of the 21st Century interpretando Nebula Wade.

Ainda em 1999, no dia 4 de maio de 1999 lança seu segundo álbum de estúdio, como cantora, pelas gravadoras Crash Records e TMG Records.

Depois de um ano parada, volta a repetir seu personagem Charisse Dolittle no cinema, atuando na continuação, Dr. Dolittle 2, novamente com Eddie Murphy, no mesmo ano atuou na famosa série My Wife and Kids, interpretando Charmaine em um episódio duplo.

2002 — 2004: That's so Raven, The Cheetah Girls e This Is My Time[editar | editar código-fonte]

Sucessos do Disney Channel, ambos protagonizados por Raven entre 2003 à 2007.

Com a renovação do seu contrato com o Disney Channel, em 2002, Raven faz teste para uma série diferente, intitulada Absolutamente Psíquica que contava a história de uma adolescente com habilidades psíquicas. Inicialmente, Raven foi cotada para o papel de melhor amiga da protagonista. Mas, após ter sido revista, os executivos da Disney decidiram lançá-la como personagem principal, Raven Baxter, e mudar o nome da série para That's so Raven.

That's so Raven estreou no dia 13 de janeiro de 2003, reunindo 3.50 milhões de telespectadores, maior audiência das séries do Disney Channel do ano até aquele momento.

Mais uma vez, ainda em 2003, Raven ganha o papel de protagonista no filme The Cheetah Girls, interpretando a personagem Galleria Garibaldi. O filme estreou no dia 15 de Agosto de 2003, reunindo 6.5 milhões de telespectadores, sendo a maior audiência do ano de um filme do Disney Channel. O filme reuniu também uma trilha sonora que ganhou disco de platina e chegou a ser relançado em 2004 em uma edição especial.

Com o sucesso de Raven, em That's so Raven, que já estava em sua segunda temporada, Raven decide apostar em sua carreira de cantora e assinar contrato com a gravadora Hollywood Records, começando a trabalhar, no final de 2003, em seu terceiro álbum de estúdio, This Is My Time, tendo composições suas em estilos como R&B e Pop. O lançamento do disco aconteceu no dia 21 de setembro de 2004, alcançando o número #53 do Billboard 200, vendendo 20 mil cópias na primeira semana.

2005 — 2007: The Cheetah Girls 2 e Fim de That's so Raven[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Raven continua gravando That's so Raven, que estava em sua quarta temporada, uma das mais longas série do Disney Channel, e mais assistidas dos últimos anos, chegando ao topo das melhores séries do Disney Channel. A série chegou ao seu 100º episódio.

Em 2006, Raven volta a repetir sua a personagem Galleria Garibaldi, na sequência The Cheetah Girls 2, que reuniu 8.1 milhões de telespectadores e sua trilha sonora debutou o número 5 do Billboard 200 e vendeu mais de 1.400.000 milhões de cópias. Sendo o filme, da trilogia, de maior sucesso.

Ainda em 2006, Raven protagoniza um novo filme, For One Night, onde fez muito sucesso e gravou uma nova música, Gravity. Entre 2006/2007 entra no ar a quarta e última temporada a série, que teve seu término no dia 10 de Novembro de 2007, reunindo 5 milhões de telespectadores.

2008 — 2009: College Road Trip, Raven-Symoné, Tinkerbell e Raven-Symoné Live Tour[editar | editar código-fonte]

Raven se apresentando em um show da turnê, Raven-Symoné Live Tour
Raven-Symoné em 2009, na segunda parte de sua turnê, Raven-Symoné Live Tour

Após o fim de That's so Raven, ainda com contrato com o Disney Channel, Raven protagoniza novo filme, College Road Trip, ao lado de Martin Lawrence e de sua amiga, Brenda Song. Interpretou a protagonista Melanie Porter, uma garota de 17 anos que após o fim do ensino médio "declara guerra" com seu pai ao escolher uma universidade ideal. Estreou no dia 17 de Março de 2008.

Ainda em 2008, no dia 29 de abril de 2008 Raven lança um novo álbum, pela gravadora Hollywood Records, o álbum auto-intitulado, sem composições suas, com estilo mais Hip-Hop, R&B e Pop, seu primeiro single foi a nova versão da música Double Dutch Bus, de Frankie Smith. Double Dutch Bus fez parte, também, da trilha sonora de College Road Trip.

No dia 18 de Setembro de 2008, Raven participa do primeiro filme da saga Tinkerbell, sendo uma das protagonistas, Iridessa. Ficou entre julho e agosto nos estúdios dublando a animação.

Entre 2008 e 2009, Raven começa a divulgar seu álbum, Raven-Symoné, começando no dia 12 de julho de 2008 na cidade de Milwaukee, Wisconsin e encerrando a turnê no dia 28 de outubro de 2009 na cidade de Phoenix (Arizona).

2010 — presente: Revenge of the Bridesmaids, Quinto álbum de estúdio e State of Georgia[editar | editar código-fonte]

Raven com a cantora Lindee Link, em 2010.

Após umas longas férias, desde o fim de sua turnê, Raven revela em seu twitter, em maio de 2010, sua volta a ativa.

Marcando sua volta no seu novo filme, Revenge of the Bridesmaids, onde interpretou a protagonista Abigail Scanlon, assinando contrato com a ABC Family, o filme estreou no dia 18 de julho de 2010 e reuniu 2.55 milhões de telespectadores, colocando-se no top 5 dos "mais-populares" Filmes Originais ABC Family em estreias.

Voltando, rapidamente no seriado do Disney Channel, Sonny With a Chance, sendo a estrela do episódio especial, intitulado de That's So Sonny, onde Raven interpreta Amber Ericcs, no dia 29 de agosto de 2010, rendendo 4 milhões de telespectadores.

Em uma entrevista em janeiro de 2011, disse a OnTheRedCarpet.com que ela filmou um piloto para a ABC Family e estava trabalhando em seu quinto álbum.[3] O TriGz pode estar trabalhando no projeto,[4] com Manny Streetz (a partir de O TriGz) como produtor executivo.[5]

Com seu contrato com a ABC Family, Raven é confirmada em novo seriado, State of Georgia, interpretando a protagonista Georgia. Mas em 16 de Setembro de 2011, a emissora ABC Family divulgou oficialmente o cancelamento da série devido a baixa audiência.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Raven não costuma falar da vida pessoal para a mídia.[6] Mas revelou para a entrevistadora Wendy Williams em seu programa, The Wendy Williams Show, que seu primeiro beijo foi no ensino médio da escola, com um veterano que era mais velho.[6]

Raven, após revelar sua conta no site flickr, postou algumas fotos onde seu corpo relativamente não aparece, um site de fofocas americano acusou, dias depois, Raven de ter tirado foto nua, a notícia causou polêmica, Raven se defendeu através da sua página no site twitter, falando que sua carreira era brilhante e que não precisava tirar fotos nuas.[7] Isso aconteceu logo após Raven-Symoné ficar no topo dos tópicos mais comentados do twitter, no dia 14 de setembro de 2010 com a fama de ter ficado famosa sem tirar nenhuma roupa do corpo.[8] Em relação a sua orientação sexual Raven é abertamente Homossexual, Raven escreveu no seu Twitter em maio 2012: "Minha orientação sexual é minha, e da pessoa com quem estou saindo para saber que eu não sou uma exposição pública da minha vida.". Em agosto de 2013, Raven-Symoné comentou sobre a legalização do casamento homossexual: "Eu estava animada para ouvir hoje que mais estados legalizaram o casamento homossexual. Eu, porém atualmente, não pretendo me casar, mas é muito bom saber que agora posso, tenho esse direito".[9]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Até então, a cantora lançou quatro álbuns de estúdio e dez singles em sua carreira solo. Também participou de vinte e um álbuns de trilha sonora e de singles derivados delas e de outros projetos.

O primeiro álbum de estúdio foi o álbum Here's to New Dreams, lançado em 22 de junho de 1993, não tem nenhum registro na Billboard 200, mas estreou na posição 67 na Austrália, 98 na Alemanha e 123 no Japão, vendeu apenas 2 mil cópias nos Estados Unidos e 73 mil cópias no mundo todo[10] e lançou o single That's What Little Girls Are Made Of que atingiu #68 na Billboard Hot 100 e #47 na Hot R&B/Hip-Hop Songs.[11]

Em 4 de maio de 1999 lança seu segundo álbum de estúdio, o Undeniable, também sem nenhum registro em charts americanos, estreou em 56 na Austrália e 34 no Japão, vendendo nos Estados Unidos apenas 2 mil cópias.[10] Lançou o single With a Child's Heart, regravação de Michael Jackson, não entrou em nenhuma parada musical.

Em 5 de agosto de 2003 lançou a trilha sonora The Cheetah Girls do filme de mesmo nome, vendendo 2 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e estreiando na posição #33 da Billboard 200.[10]

No ano de 2004 lançou a trilha sonora That's So Raven de série de mesmo nome, vendendo meio milhão de cópias somente nos Estados Unidos e estreiando na posição #44 da Billboard 200.[10] E em 21 de setembro estreou seu terceiro álbum de estúdio e o mais bem sucedido, This Is My Time, vendendo mais de um milhão de cópias no mundo todo e alcançou a posição #50 na Billboard 200.[10]

Em 7 de março de 2006 lançou a segunda trilha sonora da série That's so Raven, o álbum That's So Raven Too! que vendeu mais de 200 mil cópias nos Estados Unidos.[10] Lança, também, no dia 15 de agosto a segunda trilha sonora do filme de mesmo nome The Cheetah Girls 2 vendeu quase um milhão e meio de cópias somente nos Estados Unidos e alacançando a posição #5 na Billboard 200[10] . Além de re-lançar o álbum Undeniable, com o título de From Then Until em 31 de outubro, vendendo 8 mil cópias, ao total.[10]

Em 29 de abril de 2008 lançou seu auto intitulado que vendeu 50 mil cópias nos Estados Unidos e estreou na posição 159 da Billboard 200.[10]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme
Ano Título no Brasil Papel Notas Título Original
1994 Os Batutinhas Namorada do Stymie Coadjuvante The Little Rascals
1998 Dr. Dolittle Charisse Dolittle Protagonista Dr. Dolittle
2001 Dr. Dolittle 2 Charisse Dolittle Protagonista Dr. Dollitle 2
2004 O Diário da Princesa 2: Casamento Real Princesa Asana Coadjuvante The Princess Diaries 2: Royal Engagement
Grande Albert! Danielle Voz Fat Albert
2006 O Pequeno Herói Marti Brewster Voz Everyone's Hero
2008 Como Viajar Com o Mala do Seu Pai Melanie Porter Protagonista Principal College Road Trip
2009 Good Hair Ela mesma Participação Good Hair
2010 A Vingança das Damas de Honra Abigael Protagonista Revenge of the Bridesmaids
Filmes para Televisão e Direto em DVD
Ano Título no Brasil Papel Notas Título Original
1999 Zenon: A Garota do Século XXI Nebula Wade Protagonista - Transmitido pela Disney Channel Zenon: Girl of the 21st Century
2003 The Cheetah Girls Galleria Garibaldi Protagonista - Transmitido pela Disney Channel The Cheetah Girls
2003 Kim Possible: Um Passeio Pelo Tempo Monique Voz - Transmitido pela Disney Channel Kim Possible: A Stitch in Time
2004 Zenon: Z3 Nebula Wade Protagonista - Transmitido pela Disney Channel Zenon: Z3
2005 Kim Possible: O Drama do Amor Monique Voz - Transmitido pela Disney Channel Kim Possible: So the Drama
2006 Por Uma Noite Apenas Brianna McCallister Protagonista Principal - Transmitido pela Lifetime Movie Network For One Night
The Cheetah Girls 2 Galleria Garibaldi Protagonista - Transmitido pela Disney Channel The Cheetah Girls 2
2008 Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas Iridessa Voz - Transmitido pela Disney Channel Tinker Bell
2009 Tinker Bell e o Tesouro Perdido Iridessa Voz - Transmitido pela Disney Channel Tinker Bell and the Lost Treasure
2010 A Vingança das Damas de Honra Abigail Transmitido pela ABC Family Revenge of the Bridesmaids
2010 Tinker Bell e o Resgate da Fada Iridessa Voz - Transmitido pela Disney Channel Tinker Bell and the Great Fairy Rescue
2012 Tinker Bell e o Segredo das -Fadas Iridessa Voz - Anteriormente chamado de: TinkerBell and the Mysterious Winter Woods (TinkerBell e o Misterioso bosque do Inverno) Secret of the Wings2♙2♙
2014 Tinker Bell: Fadas e Piratas Iridessa Voz Tinker Bell: Fadas e Piratas
2015 Looser Protagonista Looser
Televisão
Ano Título Papel Notas
1998-1992 O Show do Cosby Olivia Kendall Protagonista entre Temporada 6–8
1993-1997 Hangin' with Mr. Cooper Nicole Lee 79 episódios
2002-2007 Kim Possible Monique Voz/Recusou
2003-2007 As Visões da Raven Raven Baxter Protagonista, série Disney Channel, participou de todos os 100 episódios.
2011 State of Georgia Georgia Protagonista
2011 PrankStars Ela Mesma Participação especial
2013 Papai em Apuros Whitney Gibbons Participação especial
Participações Especiais
Ano Título Personagem Notas
1989 A Different World Olivia Kendall "Forever Hold Your Peace" (episódio 5, 3ª temporada)
1990 The Muppets at Walt Disney World Garota Especial de TV
1992 The Fresh Prince of Bel-Air Claudia "Vying for Attention" (episódio 21, 2ª temporada)
1993 Blindsided Cantora
Queen: The Story of an American Family Queen com 5 anos
1995 Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child Olivia/Zoe (voz) "The Princess and the Pauper"
Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child Goldilocks (voz) "Goldilocks and the Three Bears"
1996 Bill Nye the Science Guy Ela Mesma "Human Transportation" (episódio 56, 3 temporada)
1997 Space Ghost Coast to Coast Ela Mesma "Piledriver" (episódio 51)
2001 My Wife and Kids Charmaine
  • "Mom's Away (Part 1)" (episódio 1, 2 temporada)
  • "Mom's Away (Part 2)" (episódio 2, 2 temporada)
The Proud Family Stephanie (voz) "Seven Days of Kwanzaa" (episódio 11, 1 temporada)
2002 Weakest Link Ela Mesma "NBC All-Stars Editon"
2004 Fillmore! Maryanne Greene (voz)
Alexandria Quarry (voz)
  • "Code Name: Electric Haircut" (episódio 9, 2 temporada)
2005 Higglytown Heroes Playground Monitor Hero (voz)
  • "Wayne's Ripping Adventure/Meet Eubie's Cousin" (episódio 14, 1 temporada)
50 Cutest Child Stars: All Grown Up Ela Mesma
2006 The Suite Life of Zack and Cody Raven Baxter "Série do Disney Channel" (episódio 20, 2 temporada) "That's So Suite Life of Hannah Montana"
Good Morning America Ela Mesma
2007 Cory in the House Raven Baxter Raven in The House
Live with Regis and Kelly Ela Mesma
2008 WrestleMania XXIV Ela Mesma
American Dad! Katie
Wife
"Office Spaceman" (episódio 14, 3 temporada)
"Stanny Slickers II" (episódio 15, 3 temporada)
Celebrity Family Feud Ela Mesma
Chelsea Lately Ela Mesma Talk Show
The Ellen DeGeneres Show Ela Mesma Talk Show
The Bonnie Hunt Show Ela Mesma Talk Show
2009 The Morning Show with Mike and Juliet Ela Mesma Talk Show
Progressive Skating and Gymnastics Spectacular Ela Mesma Cantou
An Evening of Stars: Tribute to Patti LaBelle Ela Mesma Talk Show
The Today Show Ela Mesma Talk Show
The Tyra Show Ela Mesma Talk Show
2010 Sonny With A Chance Amber Temporada 2, episódio 15 "That's so Sonny"

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Resultado Premio Categoria Trabalho
1990 Indicada Young Artist Award Outstanding Performance by an Actress Under Nine Years of Age 9 Cosby ShowThe Cosby Show
1991 Ganhou Young Artist Award Exceptional Performance by a Young Actress Cosby ShowThe Cosby Show
1993 Indicada Young Artist Award Outstanding Actress Under Ten in a Television Series Cosby ShowThe Cosby Show
1994 Indicada Young Artist Awards Best Youth Comedienne Hangin' With Mr. Cooper
1996 Indicada NAACP Image Awards Outstanding Youth Actor/Actress Hangin' With Mr. Cooper
1999 Indicada Young Star Awards Best Performance by a Young Actress in a Mini-Series/Made for TV Film Zenon: Girl of the 21st Century
2004 Ganhou Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress That's So Raven
Ganhou NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special That's So Raven
Ganhou Black Reel Outstanding Lead Actress in a Comedy Series Cheetah GirlsThe Cheetah Girls
indicada BET Comedy Awards Outstanding Lead Actress in a Comedy Series That's So Raven
Indicada Teen Choice Awards Choice TV Actress — Comedy That's So Raven
2005 Ganhou Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress That's So Raven
Ganhou NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special That's So Raven
Ganhou Radio Disney Music Awards Best Actor/Actress-Turned-Singer
Indicada BET Comedy Awards Outstanding Lead Actress in a Comedy Series That's So Raven
Indicada Teen Choice Awards Choice TV Actress — Comedy That's So Raven
Indicada BET Comedy Awards Best Performance in an Animated Theatrical Film Kim Possible: So the Drama
2006 Ganhou NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special That's So Raven
Ganhou NAACP Image Awards Junior Achievement Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special That's So Raven
Ganhou Teen Choice Awards Choice TV Actress — Comedy That's So Raven
Indicada Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress That's So Raven
2007 Ganhou NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special That's So Raven
Ganhou NAMIC Vision Awardsries That's So Raven
Indicada Radio Disney Music Awards Favorite TV Star Who Sings
Indicada Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress That's So Raven
2008 Ganhou NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Program — Series or Special That's So Raven
Ganhou NAACP Image Awards Outstanding Performance Program That's So Raven
Indicada Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress That's So Raven
Indicada Teen Choice Awards Choice Summer Comedy Movie/Performance College Road Trip[12]
Ganhou Summer Fort Myers Beach Film Festival "Fav Summer Teen Flick Comedy" College Road Trip
2011 Indicada Teen Choice Awards Choice Summer TV Star State of Georgia

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Raven-Symoné