Sininho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sininho
Tinkclose-1-.jpg
Estatueta de Sininho (2005, em bronze)
por Diarmuid Byron O'Connor
Nome original Tinker Bell[1]
Morada Refúgio das Fadas
Sexo Feminino
Espécie Fada
Cabelo Loiro
Olhos Azul-esverdeados
Especialidade(s) Artesã
Família Periwinkle
Amigo(s) Rosetta, Silvermist, Iridessa, Fawn e Terence
Membro(s) Fadas Artesãs
Criado por James Matthew Barrie
Filme(s) Tinker Bell (2008)
Primeira aparição Peter and Wendy (1904)[2]
Última aparição Secret of the Wings (2012)
Site oficial Página oficial
Projecto Banda desenhada  · Portal Disney

Sininho ou Tilim-Tim (no original, em inglês, Tinker Bell)[1] é uma fada originalmente criada por James Matthew Barrie e apresentada em sua peça Peter and Wendy, em 1904. É descrita como travessa e irritadiça, mas leal acompanhante de Peter Pan.[3] A personagem foi adaptada inúmeras vezes para o cinema, televisão e outros meios, e se tornou uma figura representativa da The Walt Disney Company.

Personagem[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Surgindo originalmente na peça Peter and Wendy, escrita por James Matthew Barrie em 1904, a personagem fez sua primeira aparição cinematográfica em Peter Pan, filme da Walt Disney Animation Studios de 1953.[2] Após o filme animado, a personagem se converteu em figura representativa da The Walt Disney Company, aparecendo em comerciais e introduções de programas, além dos parques temáticos da companhia.

Atriz norte-americana incorporando Sininho no Disneyland Resort.

Em 2005, a franquia Disney Fadas surgiu a partir da personagem. E em 2008, Tinker Bell, um filme animado produzido pela DisneyToon Studios, estreou e se tornou o primeiro a ser protagonizado pela personagem.

Descrição e nomes adaptados[editar | editar código-fonte]

A sua aparência mais conhecida é a originalmente surgida no filme Peter Pan, em 1953, e utilizada até hoje pela The Walt Disney Company. Sininho possui cabelos loiros, olhos verde-azulados e usa um vestido verde, feito a partir de uma folha. A atriz Margaret Kerry serviu como modelo para a criação da personagem. O seu maior sonho é «ter o tamanho de um ser humano normal, para poder abraçar Peter Pan», por quem é platonicamente apaixonada.

Na dublagem brasileira dos filmes da The Walt Disney Company, a personagem já recebeu três nomes diferentes. O primeiro foi Tilim-Tim (escrito também como Ti-Lim-Tim ou Tilintim), que foi usado para Peter Pan, em 1953. Em Return to Never Land, de 2002, foi usado o segundo nome, Sininho, que já era o mais conhecido pelas pessoas e que foi também usado em Portugal.[4] O nome original, por sua vez, foi utilizado quando da estreia de seu próprio longa-metragem, Tinker Bell, em 2008.

Na série animada franco-indiana The New Adventures for Peter Pan, exibida pelo canal à cabo Gloob, ela também é chamada de Sininho.[5]

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Sininho apareceu na série de videojogos Kingdom Hearts como uma amiga que Sora pode convocar em horas difíceis. Sininho é uma personagem recorrente na terceira temporada da série Once Upon A Time, sendo interpretada pela atriz Rose McIver.

Filmes e vídeos[editar | editar código-fonte]

  • Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas (2008)
  • Tinker Bell e o Tesouro Perdido (2009)
  • Tinker Bell e o Resgate da Fada (2010)
  • Tinker Bell - O Segredo das Fadas (2012)
  • Tinker Bell: Fadas e Piratas (2014)
  • Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca (2015)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Adm. do portal (2012). Tinkerbell Disney Brasil. Visitado em 7 de fevereiro de 2015.
  2. a b BARRIE, James Matthew. Peter And Wendy (Google e-Livro). [S.l.]: Jamie Iaconis, 2014. 228 p.
  3. Criadores da Disney. O segredo de Sininho. [S.l.]: Melhoramentos. 111 p. ISBN 9788506049129
  4. VAZ, Margarida (13 de agosto de 2014). Sininho Fadas e Piratas é a aventura deste verão da fada do Peter Pan RTP – notícias. Visitado em 7 de fevereiro de 2015.
  5. Adm. do sítio web (2014). Peter Pan Mundo Gloob. Visitado em 7 de fevereiro de 2015.
Ícone de esboço Este sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.