Sininho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sininho
Tinker Bell Disney.png
Nome original Tinker Bell
Morada Refúgio das Fadas
Sexo Feminino
Espécie Fada
Cabelo Loiro
Olhos Azul/Verde
Especialidade(s) Artesã
Família Periwinkle
Amigo(s) Rosetta, Silvermist, Iridessa, Fawn e Terence
Membro(s) Fadas Artesãs
Criado por James Matthew Barrie
Filme(s) Tinker Bell (2008)
Primeira aparição Peter and Wendy (1904)
Última aparição Secret of the Wings (2012)
Site oficial Página oficial
Projecto Banda desenhada  · Portal Disney

Sininho ou Tilin-Tim (no original, Tinker Bell) é uma fada originalmente criada por James Matthew Barrie e apresentada em sua peça Peter and Wendy, em 1904. É descrita como travessa e irritadiça, mas leal acompanhante de Peter Pan. A personagem foi adaptada inúmeras vezes para o cinema, televisão e outros meios, e se tornou uma figura representativa da The Walt Disney Company.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Tinker Bell no Disneyland Resort.

História[editar | editar código-fonte]

Surgindo originalmente na peça Peter and Wendy, escrita por James Matthew Barrie em 1904, a personagem fez sua primeira aparição cinematográfica em Peter Pan, filme da Walt Disney Animation Studios de 1953. Após o filme animado, a personagem se converteu em figura representativa da The Walt Disney Company, aparecendo em comerciais e introduções de programas, além dos parques temáticos da companhia.[1]

Em 2005, a franquia Disney Fadas surgiu a partir da personagem. Em 2008, Tinker Bell, um filme animado produzido pela DisneyToon Studios, estreou e se tornou o primeiro a ser protagonizado pela personagem.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A sua aparência mais conhecida é a originalmente surgida no filme Peter Pan, em 1953, e utilizada até hoje pela The Walt Disney Company. Tinker Bell possui cabelos loiros, olhos azuis/verdes e usa um vestido verde, feito a partir de uma folha. A atriz Margaret Kerry serviu como modelo para a criação da personagem.

O seu maior sonho é "ter o tamanho de um ser humano normal, para poder abraçar Peter Pan", por quem é platonicamente apaixonada.[2]

Nome no Brasil[editar | editar código-fonte]

Na dublagem brasileira dos filmes da The Walt Disney Company, a personagem já recebeu três nomes diferentes. O primeiro foi "Tilim-Tim" (escrito também como "Ti-Lim-Tim" ou "Tilintim"), que foi usado para Peter Pan, em 1953. Em Return to Never Land, em 2002, foi usado o segundo nome, "Sininho", que já era o mais conhecido pelas pessoas. O nome original, por sua vez, foi usado quando ela estrelou seu próprio longa metragem, Tinker Bell, em 2008. Na série animada franco-indiana The New Adventures for Peter Pan, exibida pelo canal à cabo Gloob, ela também é chamada de Sininho[3] .

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Tinker Bell apareceu na série de videojogos Kingdom Hearts como uma amiga que Sora pode convocar em horas difíceis.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.