DisneyToon Studios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DisneyToon Studios
Tipo Estúdio de animação
Indústria Entretenimento doméstico e cinema
Fundação 1988
Sede Glendale, California
Proprietário(s) The Walt Disney Company

A DisneyToon Studios é um estúdio de animação americano, pertencente a The Walt Disney Company, focado na produção de filmes para lançamento diretamente em vídeo e ocasionalmente para os cinemas. O estúdio desenvolve filmes baseados em franquias da Walt Disney Animation Studios e Pixar.

História[editar | editar código-fonte]

O estúdio foi fundado em 1988. Originalmente, o processo de animação dos filmes era feito fora dos Estados Unidos, nos extintos estúdios satélites da Disney Television Animation localizados na Austrália, Canadá e Japão. Isso ajudava a baratear os custos das produções. Após o fechamento desses estúdios nos anos subsequentes,1 a DisneyToon Studios passou a focar sua produção nos Estados Unidos e em estúdios terceirizados na Índia. Em 2011, o estúdio ganhou um novo prédio em Glendale, na Califórnia.

Em 2007, os executivos da Pixar Edwin Catmull e John Lasseter assumiram a DisneyToon Studios como Presidente e Executivo Chefe de Criação, respectivamente. O estúdio foi reestruturado,2 levando ao cancelamento de todas as sequências planejadas para os filmes da Walt Disney Animation Studios. Como parte da nova administração, a DisneyToon Studios foi colocada para produzir spin-offs e não mais continuações.3 O primeiro fruto dessa empreitada foi a série de filmes Tinker Bell, vinculada a franquia Disney Fadas.

Atualmente, o estúdio produz The Pirate Fairy, um novo filme da franquia Disney Fadas, e Planes: Fire & Rescue, uma sequência para Aviões, ambos com lançamento marcado para 2014. Ele também desenvolve The Legend of the Neverbeast, com lançamento para 2015.

Produções[editar | editar código-fonte]

Filme Data de lançamento original Distribuição
Tinker Bell 28 de outubro de 2008 Diretamente em vídeo
Tinker Bell and the Lost Treasure 27 de outubro de 2009 Diretamente em vídeo
Tinker Bell and the Great Fairy Rescue 21 de setembro de 2010 Diretamente em vídeo
Pixie Hollow Games 19 de novembro de 2011 Especial de televisão
Secret of the Wings 23 de outubro de 2012 Diretamente em vídeo
Aviões 9 de agosto de 2013 Cinema
Em produção
The Pirate Fairy 2014 Diretamente em vídeo
Planes: Fire & Rescue 2014 Cinema
The Legend of the Neverbeast 2015 Diretamente em vídeo

Referências