John Lasseter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Lasseter
John Lasseter em 2009
Nome completo John Alan Lasseter
Nascimento 12 de janeiro de 1957 (57 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Ocupação Diretor e produtor
Cônjuge Nancy Lasseter
Atividade 1986 - presente
Oscares da Academia
Oscar de melhor curta-metragem de animação
1989 - Tin Toy
Special Achievement Academy Award
1995 - Toy Story
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Filme de Animação
2006 - Carros
IMDb: (inglês)

John Alan Lasseter Jr. (Los Angeles, 12 de janeiro de 1957) é um diretor e produtor americano. Ele é mais conhecido por ser o chefe de criação da Pixar, Walt Disney Animation Studios e DisneyToon Studios. Ele liderou as primeiras tentativas de animação por computador, e é o criador das duas maiores franquias da Pixar, Toy Story e Carros.

História[editar | editar código-fonte]

Nascido em Hollywood, na Califórnia, Lasseter desenvolveu desde jovem uma paixão pela animação. Após sua graduação no California Institute of the Arts, ele começou a trabalhar na Walt Disney Productions, mas foi demitido logo depois. Ele posteriormente se juntou a Lucasfilm Computer Graphics Group, que mais tarde se tornaria a Pixar. Durante esse tempo, Lasseter dirigiu uma série de curtas metragens, que incluiria Tin Toy (1988), o que lhe rendeu um Oscar de melhor curta-metragem de animação. O evidente talento de Lasseter o levou a criar e dirigir Toy Story (1995), o primeiro filme animado por computador do mundo. Toy Story lhe rendeu também um Special Achievement Academy Award.

O sucesso de Toy Story levou Lasseter a assumir o cargo de Executivo Chefe de Criação da Pixar, posição que mantém até hoje. Ele também continuou a dirigir, em especial criando a franquia Carros, cujo comandou os dois filmes. Em 2006, após a aquisição da Pixar pela The Walt Disney Company, Lasseter assumiu o controle criativo da Walt Disney Animation Studios, na missão de revitalizar o estúdio. No ano seguinte, em 2007, Lasseter também assumiu a DisneyToon Studios.

Lasseter recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Califórnia, em 01 de novembro de 2011. Ela está localizada na 6834 Hollywood Boulevard.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Diretor[editar | editar código-fonte]

Produtor Executivo[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]