Tron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tron
Tron (PT)
Tron: Uma odisseia eletrônica (BR)
Pôster de divulgação
 Estados Unidos
1982 • cor • 96 min 
Direção Steven Lisberger
Produção Donald Kushner
Roteiro Steven Lisberger
Bonnie MacBird
Elenco Jeff Bridges
Bruce Boxleitner
David Warner
Cindy Morgan
Bernard Hughes
Dan Shor
Peter Jurasik
Gênero Ficção Científica
Idioma Inglês
Música Wendy Carlos
Cinematografia Bruce Logan
Edição Jeff Gourson
Estúdio Lisberger Studios
Distribuição Walt Disney Pictures
Lançamento 9 de Julho de 1982
Orçamento US$ 17 milhões
Receita US$ 33.000.000
Cronologia
Último
Último
Tron: Legacy
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Tron (br: Tron: Uma odisséia eletrônica) é um filme de ficção científica da Walt Disney Pictures. Filmado em 1982, foi escrito e dirigido por Steven Lisberger e estrelado por Jeff Bridges. Tron se destaca pelo visual, sendo um dos primeiros filmes a utilizar efeitos de computação gráfica de forma tão ampla.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de Softwares que trabalha para uma grande corporação chamada ENCOM. Ele fica horas desenvolvendo novas ideias para videogames com o objetivo de fundar sua própria companhia, mas seus projetos são encontrados e roubados por outro funcionário, Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como seus e é promovido a Vice-Presidente, enquanto Flynn é demitido e forçado a abrir um Arcade para continuar a trabalhar.

Kevin decide invadir o servidor da ENCOM usando um programa chamado CLU para encontrar provas da fraude de Dillinger. Porém, CLU é detectado e destruído pelo Programa de Controle Mestre (MCP), um programa de computador criado por Dillinger para proteger os sistemas da ENCOM. O código de acesso usado por Flynn é desativado pelo MCP, o que também desativa o código de acesso de outro funcionário da empresa, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), que confronta Dillinger e revela que criou um programa chamado Tron para monitorar o MCP. Após Bradley ir embora, o MCP confronta Dillinger e revela que planeja invadir os servidores do Pentágono e conquistar o mundo, já que está mais apto a fazê-lo do que os humanos. Dillinger é forçado a ajudá-lo.

Bradley e sua namorada, a Dra. Lora Baines (Cindy Morgan) descobrem que Flynn foi o Hacker que tentou invadir os servidores da ENCOM e vão avisá-lo que ele foi detectado. Os três decidem invadir o prédio da ENCOM e usar o código de acesso do laboratório de Lora, que vinha trabalhando em um Laser que poderia digitalizar objetos do mundo real e materializá-los no mundo digital, para encontrar as formas que Flynn precisa.

Flynn é detectado pelo MCP, que usa o Laser para digitálizá-lo e transportá-lo para o mundo virtual, onde ele conhece outros programas, cujas aparências lembram às de seus criadores, os Usuários. Flynn e um programa chamado Ram são levados até o programa de Dillinger, Sark, que diz que eles devem aceitar o MCP como seu novo mestre ou competirem até a morte em jogos de gladiadores. Flynn recusa-se a servir ao MCP e é forçado a participar de uma corrida com Lightcycles. Durante a partida, ele conhece o programa de Bradley, Tron.

Os três tentam fugir, mas são perseguidos pelos soldados de Sark, que matam Ram e separam Flynn e Tron. Tron entra em contato com Bradley e Lora e, com a ajuda deles e do programa de Lora, Yori, é direcionado para o local onde reside a programação do MCP e onde ele pode ser destruído. Flynn, que, por não ser um programa e sim um Usuário, possui superpoderes no mundo virtual, junta-se a ele e os três atacam o MCP, que transfere sua programação para Sark, que ataca o trio.

Após um longo confronto, Flynn consegue atrasar Sark/MCP por tempo suficiente para que Tron destrua a programação original, destruindo Sark/MCP, libertando o servidor da ENCOM e impedindo que o MCP assuma o controle do arsenal nuclear do Pentágono.

Flynn despede-se de Tron e Yori e retorna para o mundo real com evidências da fraude de Dillinger, que é preso. Flynn então torna-se o novo Vice-Presidente da companhia.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio: Herbert Richers

Jeff Bridges (Kevin Flynn/Clu): Júlio Chaves

Bruce Boxleitner (Allan Bradley/Tron): Armando Braga . David Warner (Ed Dilinger/Sark): Francisco José

Cindy Morgan (Lora/Yori): Carmen Sheila

Barnard Hugues (Dr. Walter Gibbs/Dumont): Orlando Drummond

Dan Shor (Ram): Ricardo Schnetzer

Peter Jurasik (Crom): Júlio Chaves

Tony Stephano (Peter/Tenente do Sark): Marcelo Meirelles

Charlie Picerni (Comandante do tanque): Élcio Romar

Voz do laboratório da Encom: Marlene Costa

Locutor: Ricardo Mariano

Sequências[editar | editar código-fonte]

A sequência do filme, intitulada Tron: Legacy, teve suas gravações iniciadas em 2009.[1] A estreia do filme aconteceu no dia 17 de dezembro de 2010.[2] Uma outra sequência está sendo organizada e uma série será lançada em 2012.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de julho de 2010, a Marvel Comics anunciou o lançamento de uma história em quadrinhos em duas edições que conta o que acontece entre o filme original e a sequência.[3] O lançamento foi feito em novembro de 2010.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Apesar dos revolucionários efeitos especiais e de ter sido um cult, o filme não obteve muito sucesso devido a competição de bilheteria entre com E.T. - O Extraterrestre;
  • Tron foi um filme complexo demais para ser entendido naquela época, os personagens falavam de linguagens de programação, hackers, softwares, sistemas internos, dados e iam fundo na informática, sendo que naquela época, era muito raro pessoas terem computadores em casa;

Referências

  1. O filme cult 'Tron' vai ganhar sequência em 2009. Tv.globo.com.
  2. Marcelo Hessel (3 de setembro de 2009). Tron legacy já tem data de estreia definida. Omelete. Página visitada em 5 de dezembro de 2009.
  3. ALMEIDA, Edu.. Tron terá prelúdio em quadrinhos. O Capacitor. Ocapacitor.uol.com.br.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Tron

Ver também[editar | editar código-fonte]