Aerógrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aerógrafo de ação simples e sucção
Aerógrafo de ação dupla, gravitacional

O aerógrafo é um instrumento utilizado para realizar pinturas através do ar provido de uma fonte de ar comprimido gerado por compressor de ar ou por latas de spray, onde a tinta é expelida pela pressão da fonte de ar. Consiste em um equipamento com gatilho que controla o jato de ar, de modo a projetar o jato no local desejado, sugando de um recipiente (copinho embaixo), ou por pressão através de tinta em gravidade (copinho em cima) a tinta previamente diluída para facilitar a circulação do fluido.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É possível conseguir diversos efeitos spray com o aerógrafos, como esfuminhos, traços extremamente finos, similar a uma caneta hidrográfica ou mais amplos com cerca de 10 centímetros. O aerógrafo pode ser usado em combinação com outros equipamentos como o estêncil.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro instrumento similar a um aerógrafo foi patenteado em 1876 (Patente número 182,389) por Francis Edgar Stanley de Newton, Massachusetts, mas não como aerógrafo e sim como um método de correção de pinturas. Stanely e alguns de seus amigos inventaram um processo contínuo da emissão de tinta através do ar, mas tinha propósitos específicos que não artístico, mas sim, para pinturas.

O primeiro instrumento com nome "airbrush" (sua descrição no inglês) foi desenvolvido por Abner Peeler para pinturas escolares com tinta a base de água e propósitos puramente artísticos e educativos. Era operado por um compressor de ar. Posteriormente, foi utilizados em diversas outras áreas. Após quatro anos de desenvolvimento, chegou ao que é considerado o aerógrafo moderno. Foi utilizado por diversos artistas, principalemtne ligados ao impressionismo americano com Wilson Irvine da Air Brush School em Rockford, Illinois. O primeiro aerógrafo do tipo atomising foi inventado por Charles Burdick em 1893 e apresentado na Thayer and Chandler art materials company na World Columbian Exposition em Chicago. Esta obra foi decisiva para o desenvolvimento de alguns dos atuais aerógrafos existentes. A companhia Aerograph, Burdick's original company, continua fabricando aerógrafos nas inglaterra, a Thayer and Chandler foi adquirida por Badger Air-Brush Co. em 2000.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Um antigo Super 63, com operação à gravidade, dupla ação e mistura interna

Aerógrafos possuem três características básicas. A primeira característica é o tipo de ação do gatilho, a segunda característica, trata do mecanismo empregado para fazer a mistura do ar com a tinta. Como terceira característica, podemos citar o ponto onde é efetuada a mistura do ar com a tinta, podendo sere interno ou externo ao aerógrafo[1] .

Gatilho[editar | editar código-fonte]

Aerógrafos denominado como de ação simples, tem como característica, liberar ar e este, fazer o trabalho de sugar a tinta ao mesmo tempo. Geralmente este tipo possui regulagem no bico para melhor definição do traço. É geralmente utilizado para uso em hobby. Já o de ação dupla, ou dupla ação, tem como característica, primeiramente liberar o ar através do pressionamento do gatilho, e regular a emissão de tinta empurrando (ou puxando) o gatilho para trás, enquanto se mantém pressionado o gatilho (primeira ação). Neste tipo, pode-se ter mais controle do fluxo de tinta, regulando tanto em espessura, como controle da emissão do volume de tinta. É utilizado para trabalhos minunciosos de grande precisão.

Sistema de alimentação[editar | editar código-fonte]

O aerógrafo pode ser alimentado de duas maneiras, através da gravidade, onde geralmente o compartimento de tinta situa-se acima, ou por sucção, onde a pressão efetuada pelo deslocamento de ar gerando um efeito venturi, suga a tinta de dentro de um compartimento, que geralmente, localiza-se abaixo do equipamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aerógrafo
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.