CGI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Portal A Wikipédia possui o portal:
CGI também é acrônimo para 'Imagens geradas por computador'

CGI é um acrónimo para a expressão inglesa Common Gateway Interface. Consiste numa importante tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para um programa alojado num servidor web. Assim, designam-se por scripts CGI os pequenos programas que interpretam esses parâmetros e geram a página depois de os processar.

O CGI foi concebido como o culminar de discussões por especialistas durante os primórdios da Internet, nomeadamente entre Rob McCool, John Franks, Ari Luotonen, George Phillips e Tony Sanders. D

Embora a linguagem tipicamente associada aos CGI seja o Perl, o CGI foi concebido de forma a ser independente da linguagem utilizada. Actualmente tecnologias como ASP.NET, PHP, Python e Ruby continuam a utilizar a especificação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • A especificação do standard CGI na w3.org;
  • A especificação da versão 1.1 do CGI.
  • Introdução a linguagem de programação Perl [1] na Sociedade Perl do Brasil.