Portal:Tecnologias de informação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal
Tecnologias de Informação

Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.

TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização.

Mostrar novas seleções(Atualizar a página)
Artigo selecionado
O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas (Modelo OSI), onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas, estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.

História TCP/IP
O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Department of Defense Advanced Research Projects Agency, como um recurso para um projeto experimental chamado de ARPANET (Advanced Research Project Agency Network) para preencher a necessidade de comunicação entre um grande número de sistemas de computadores e várias organizações militares dispersas. O objetivo do projeto era disponibilizar links (vínculos) de comunicação com alta velocidade, utilizando redes de comutação de pacotes. O protocolo deveria ser capaz de identificar e encontrar a melhor rota possível entre dois sites (locais), além de ser capaz de procurar rotas alternativas para chegar ao destino, caso qualquer uma das rotas tivesse sido destruída. O objetivo principal da elaboração de TCP/IP foi na época, encontrar um protocolo que pudesse tentar de todas as formas uma comunicação caso ocorresse uma guerra nuclear.

Biografia selecionada
Steve Wozniak c.2017.

Stephen Gary Wozniak, mais conhecido como Steve Wozniak (São José, 11 de agosto de 1950), é um Engenheiro Eletrotécnico e programador de computadores, co-fundador da Apple, Inc., junto com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum. A engenhosidade de Stephen Wozniak, sua persistência e sua criatividade permitiram-lhe iniciar a revolução do computador pessoal.

O começo da Apple
Em 1975, Woz deixou a Universidade da Califórnia e construiu um computador que eventualmente se tornaria bem sucedido em todo o seu país. Entretanto, ele estava intensamente envolvido no trabalho do Homebrew Computer Club em Palo Alto, um grupo local de hobistas de eletrônica. Seu projeto não tinha ambições maiores.

No clube de Palo Alto ele encontrou Steve Jobs, cinco anos mais novo que Woz, que tinha saído do Reed College em 1972. Jobs e Wozniak concluíram que um computador completamente montado e barato estava a caminho. Eles venderam alguns de seus bens (e.g. a calculadora científica da HP de Woz e a mini-van Volkswagen de Jobs), obtendo 1300 dólares, na história contada e recontada por todos eles montaram o primeiro protótipo na (entre aspas) "garagem de Jobs", pois em 2014 Wozniak acabou revelando que a garagem de Jobs era uma farsa em nome do marketing da Apple e que ela nunca serviu como ponto de partida para o início da Apple.

Imagem selecionadaVerEditar
Créditos: Trabalho próprio de usuário c:User:Rama, Musée Bolo
Computador Smaky 100 de 1984 criado pelo professor Jean-Daniel Nicoud da Escola Politécnica Federal de Lausana, exposto no Musée Bolo.
Sabia que...VerEditar
Temas
ColaboreVerEditar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Tecnologias de informação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Deixe sua crítica ou sugestão na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados aos transportes dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Tecnologias de informação}} em artigos relacionados.
Veja também
Categorias
Tópicos
História da informática

Primeiros computadoresPrimeiros microcomputadoresCMáquina de AnticíteraÁbacoLa pascalineMáquina diferencialAnalisador diferencialABCENIACEDVACMemória de ferriteMemória de tamborMemória de linha de retardoXerox AltoXerox StarPDP-1PDP-11Altair 8800Apple IITRS-80Exidy SorcererBBC MicroDatapoint 2200Commodore PETIBM PCMacintosh 128KSpectravideo SV-318Aster CT-80ZX SpectrumOric-1Acorn ElectronAmstrad CPCAmiga

Hardware

Computador: analógico, híbrido, pessoal, Ambiente de desktop, Laptop, Mainframe, SupercomputadorEstação de trabalhoPlaca-mãeMicroprocessador (CPU) • APUMemória: RAM e ROMTecladoMouseMonitor de computador: LCD, plasma, TFT, CRT e LEDProjetor de vídeoImpressora: laser, jato de tinta, matricial, térmica; Impressora multifuncionalDigitalizadorDisqueteDisco rígidoSDDCD-ROMDVDDisco blu-rayHD DVDHVDMemória USBConsole de jogos eletrônicosADSLDSLPlaca de vídeoGPUPlaca de somPlaca de redeCâmera digitalRobôCalculadoraPDASmartphoneTabletPhablet. Os hardwares também podem ser classificados em: Periféricos: de entradaSAD e de saída

Software

Sistemas operativosSistema especialistaSuítes de programas de escritórioProcessadores de textoPlanilhas eletrônicasProgramas de apresentaçãoBancos de dadosEditores gráficosSistemas de gestão de conteúdoNavegadores webClientes de e-mailMensageiros instantâneosVoz sobre IPP2PProgramas de computador educativosLinguagens de computadorCompressão de dadosInteligência artificialJogo eletrônico

Organizações

Apache Software FoundationMozilla FoundationFree Software FoundationICANNIEEEIETFISOOMGOSIW3CRedIRIS

Empresas de informática

3dfxAlcatel-LucentAdobe Inc.Advanced Micro Devices (AMD)Apple Inc.ATI TechnologiesBaiduCanonical Ltd.Cheetah Mobile Inc.Dell Inc.Electronic ArtsEpsonEsetFacebookGoogle LLCHewlett-Packard (HP)Huawei Technologies Co. Ltd.International Business Machines (IBM)Intel CorporationKaspersky LabLenovo Group Ltd.Lexmark International, Inc.MediaTekMicrochip Technology Inc.Microsoft CorporationMotorola, Inc.Mozilla FoundationNEC CorporationNokia CorporationNvidiaOracle CorporationQihoo 360 TechnologyQualcommRed Hat, Inc.Rockstar North LimitedSamsung Electronics Co., LtdSAP SESilicon Graphics, Inc.Sun MicrosystemsSymantecTencent Holdings LimitedValve CorporationXerox CorporationYahoo Holdings, Inc.Zhong Xing Telecommunication Equipment Company Limited (ZTE)

Cientistas da computação

Adi ShamirAlan KayAlan TuringAllen NewellAndrew Stuart TanenbaumBill GatesButler LampsonCharles Antony Richard Hoare

Portais Relacionados e Wikiprojetos
Ciência Eletrônica Engenharia
Apple Google Linux
Microsoft Software
Livre
Tecnologia

Wikimedia
Tecnologias de informação no Commons Tecnologias de informação no Commons
Imagens e mídia
Tecnologias de informação no Wikcionário Tecnologias de informação no Wikcionário
Definições
Tecnologias de informação no Wikilivros Tecnologias de informação no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Tecnologias de informação no Wikinotícias Tecnologias de informação no Wikinotícias
Notícias
Tecnologias de informação no Wikiquote Tecnologias de informação no Wikiquote
Citações
Tecnologias de informação no Wikisource Tecnologias de informação no Wikisource
Biblioteca
Tecnologias de informação na Wikiversidade Tecnologias de informação na Wikiversidade
Recursos de aprendizado