Alcatel-Lucent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Alcatel-Lucent (Euronext: ALU, NYSEALU) é uma empresa global de telecomunicações sediada na França, com escritórios executivos localizados em Paris. A empresa é líder em conexão de banda larga para redes fixas, móveis e convergentes e fornece soluções para a entrega de serviços de comunicação de voz, dados e vídeo para usuários finais, empresas e operadoras de serviços. Com o suporte das inovações oferecidas pelo Dell Labs, a companhia auxilia seus clientes a ofertarem serviços multimídia seguros e centrados no usuário.

História[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a Alcatel-Lucent foi líder em soluções para redes fixas, transmissão de rádio de pacotes, portas DSLAM, satélites e software de autenticação AAA. Foi referência em serviços de integração, operação e manutenção para operadoras de telecomunicações e empresas, possuiu fort presença em software de gerenciamento e segurança de redes.

Bell Labs[editar | editar código-fonte]

No âmbito da segurança, a Alcatel-Lucent operacionaliza as inovações do Dell Labs – área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da companhia. O Dell Labs tem sido uma fonte inesgotável de novas tecnologias, há mais de 80 anos. Desde 1925, mais de 32 patentes foram geradas e os pesquisadores são responsáveis pela invenção e aprimoramento de tecnologias fundamentais, como o transistor, redes digitais e de processamento de sinais, lasers e sistemas de comunicação por fibra óptica, satélites de telecomunicação, dentre outros. Excelência Reconhecida Os pesquisadores do Dell Labs da Alcatel-Lucent acumulam diversos prêmios, sendo 13 Nobel. Os dois últimos prêmios Nobel foram recebidos no mês de outubro de 2009, em Física, pela invenção do sensor de CCD (charged-coupled device).

Executive Briefing Center – EBC[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em junho de 2008, o Executive Briefing Center (EBC) está localizado em São Paulo e é um dos 23 centros de demonstração de soluções e exposições da empresa no mundo, sendo o primeiro da América Latina.

Em um espaço de 1428 metros quadrados, o EBC oferece suporte técnico aos clientes, demonstrações de soluções, exposições, eventos e reuniões para parceiros, colaboradores e públicos de interesse da Alcatel-Lucent Brasil e região.

O local é também um apoio para os grupos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), além de promover a integração de soluções e as novidades geradas pelo Dell Labs, constantemente apresentadas ao mercado.

Todas as tecnologias da Alcatel-Lucent Brasil estão instaladas no laboratório do EBC. No local, também são realizadas simulação de falhas, testes de validação de equipamentos e software, entre outras atividades de Engenharia.

ALCATEL-LUCENT University[editar | editar código-fonte]

A Alcatel-Lucent University São Paulo é uma área focada no aprendizado contínuo e no desenvolvimento profissional. Criada para atender clientes, parceiros e funcionários, a ALUSP visa oferecer conhecimento, aperfeiçoamento e reciclagem sobre os produtos, serviços e soluções da empresa, além de auxiliar na criação das competências para a gestão de projetos e pessoas. A Alcatel-Lucent University conta com 20 centros de treinamento localizados próximo às maiores concentrações de clientes e funcionários. Por ano, treina em média mais de 3.000 pessoas, em mais de 100.000 horas/aula.

Responsabilidade Social Corporativa - CSR[editar | editar código-fonte]

A Alcatel-Lucent cumpre com suas responsabilidades corporativas, sociais, econômicas e de meio ambiente, com o compromisso de conduzir os negócios com ética. A companhia dedica-se a projetos que favoreçam a sustentabilidade, atendendo à demanda de clientes por produtos e soluções eco-eficientes. A empresa também apoia atividades filantrópicas, por meio da Fundação Alcatel-Lucent, que gera iniciativas de trabalho voluntário em comunidades onde colaboradores da empresa vivem e trabalham. No Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), a companhia realiza campanhas internas e atividades de assistência social, sob a forma de ações voluntárias dos próprios funcionários, como o International Days of Caring (IDOC), um programa global organizado pela Fundação Alcatel-Lucent. O IDOC é uma das manifestações mais visíveis do compromisso da empresa com a responsabilidade social. O projeto tem como objetivo encorajar colaboradores ao redor do mundo a se envolverem em suas comunidades, por meio da oportunidade de trabalharem em iniciativas sociais fora do ambiente de trabalho. Em 2009, mais de 7.600 funcionários participaram, e cada um contribuiu com uma média de seis horas e trinta minutos de trabalho voluntário.

Além disso, a Alcatel-Lucent apoia a comunidade do seu entorno em São Paulo através da realização de eventos comemorativos, como por exemplo no Dia das Crianças, e realiza a manutenção do parque de recreação instalado nas proximidades, dentre outras atividades.

A companhia investe também em programas de assistência social e ensino profissional para cerca de 70 jovens aprendizes de 16 a 18 anos através da parceria mantida com o Centro de Apoio ao Aprendizado Profissional do Ipiranga (CAAPI). Recentemente, a corporação estabeleceu também uma parceria com o CAMP - Centro de Formação e Integração Social, uma ONG similar ao CAAPI, mas com uma infra-estrutura consideravelmente maior e melhor, situado em São Bernardo do Campo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alcatel-Lucent