Portal:Antropologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar  Portal da Antropologia
Heitiki01.jpg

Antropologia (etimologicamente anthropos (homem ou pessoa) e logos (razão ou pensamento)) é a disciplina dedicada aos estudos dos agrupamentos humanos e à compreensão do sentido do comportamento dos Homens e das Mulheres, considerando, em sua análise, as origens, o desenvolvimento e a construção das relações internas e externas destas sociedades. Em seu estudo, a Antropologia preocupa-se em aprofundar o conhecimento, por meio da pesquisa de campo, dos sistemas simbólicos e da estruturação das relações entre os grupos humanos que dela fazem parte e que com elas se relacionam, seja em sua relação com o meio, seja em sua constituição cultural.

Portal:Antropologia/Colaboradores Portal_Discussão:Antropologia Portal:Antropologia/Acervo_de_imagens Portal:Antropologia/Pensamento Portal:Antropologia/Você_sabia Portal:Antropologia/Atualizações do Portal
Espaço dos Colaboradores Página de Discussão Acervo de Imagens Banco de Citações Banco de Curiosidades Calendário Histórico
 ver·editar Cscr-featured.png Artigos em destaque
Homens Kamayurá

Os camaiurás (também kamaiurás ou kamayurás) constituem uma etnia indígena brasileira. Habitantes do Parque Indígena do Xingu, às margens da zona de confluência entre dois importantes rios da micro-bacia xinguana, os camaiurás pertencem ao grupo étnico e linguístico tupi-guarani, estando inseridos na zona cultural do Alto Xingu.

Os camaiurás possuem um sistema tradicional caracterizado pela heterogeneidade, fruto do intenso processo de matrimônio intertribal e dos enérgicos laços de coesão que mantém com outras sociedades indígenas do mesmo espaço geográfico.

Entre os indígenas do grupo, vigora um sistema de organização civil peculiar, caracterizado por um único complexo de imensas ocas comunitárias circularmente dispostas ao redor de um terreiro público. Tal espaço, formado a partir da convergência de quatro vias principais, destina-se à celebração dos ritos e tradições referentes à cosmologia do povo. As habitações, primordialmente constituídas por taquaras e palha, podem chegar a trinta metros de comprimento e abrigar várias famílias, segundo a ancestralidade que possuam.

A sociedade, embora rigidamente patriarcal, não menospreza o papel feminino, encarregando-as da tutela dos filhos, manutenção da ordem doméstica, plantio e colheita das raízes comestíveis e preparação dos alimentos, enquanto compete ao homem a obtenção protéica e a limpeza da roça na qual será plantada a mandioca.

Leia o artigo completo...

 ver·editar Wikiquote-logo.svg Citação
Levi-strauss 260.jpg
A história não está ligada ao homem, nem a qualquer objecto em particular. Consiste inteiramente no seu método; a experiência comprova que ele é indispensável para inventariar a integralidade dos elementos de uma estrutura qualquer, humana ou não humana. Longe portanto de a pesquisa da inteligibilidade resultar na história como o seu ponto de chegada, é a história que serve de ponto de partida para toda a busca de inteligibilidade. Assim como se diz de certas carreiras, a história leva a tudo, mas contanto que se saia dela.
 ver·editar Imagem selecionada


Kula bracelet.jpg
Imagem cedida por Mila Zinkova.

Bracelete Kula da Ilha Nabwageta, Papua Nova Guiné. Foi a partir da observação das cerimônias envolvendo a circulação dos objetos kula que o antropólogo Bronisław Malinowski compreendeu que o valor destes objetos reside justamente na continuidade da transmissão. A posse provisória fornece prestígio e renome. Neste bracelete Kula é possível ver os nomes das pessoas que o possuíram.

 ver·editar Pp interrogation.gif Você sabia...
  • ...que a Antropologia do Direito é uma área da Antropologia Social ou Cultural (ou Etnologia) voltada ao estudo das categorias que perpassam o saber jurídico: seus mecanismos de produção, reprodução e consumo. Busca identificar, classificar e analisar as formas como se organiza o "campo" jurídico - entendendo-se, aqui, a noção de "campo", como a apresentada na sociologia de Pierre Bourdieu?
Inuit women 1907.jpg
  • ...que um dos mais importantes antropólogos do século XX Franz Boas era físico e passou a se interessar pela antropologia depois de constatar que os Inuit (na imagem) possuem mais de uma dezena de formas de classificação relacionadas apenas às cores do gelo, uma evidência de que a percepção humana é culturalmente orientada não sendo portanto nem homogênea nem universal?
 ver·editar Noia 64 apps karm.png Notícias
 ver·editar Triskel2.png Atualizações do Portal
 ver·editar N anthropology.svg Pré-definições

Este userbox foi criado para colaboradores que possuem interesse na área de Antropologia.

  • {{}}
Vitruvian-Icon.png Interesse em contribuir em Antropologia


Esta predefinição é um lembrete da existência deste portal.

Portal A Wikipédia possui o portal:
  • Portal de antropologia
 ver·editar Noia 64 apps proxy.png Categorias
 ver·editar Evolution-tasks.png Coisas que você pode fazer!

Artigos mínimos:




Artigos a espera de fusão:

O outro e Alteridade | Esquimó e Inuítes





WikiProjeto:

Conheça o Projeto Ciências Sociais para tirar dúvidas com outros editores, pesquisar recursos disponíveis e ajudar outros editores com o seu conhecimento.





 ver·editar Portal.svg Portais relacionados
Noia 64 apps kworldclock.png
Socrates blue version2.png
A coloured voting box.svg
História Filosofia Política
 ver·editar Wiki letter w.svg Wikimedia