Hmong (etnia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hmong
Hmong women at Coc Ly market, Sapa, Vietnam.jpg
Mulheres hmong num mercado em Sa Pa, no Vietnã
População total

c. 5 milhões

Regiões com população significativa
 China 3 milhões
 Vietname 787.604 (1999)
Laos 460.000 (2005)
 Estados Unidos 209.866 (2006)
 Austrália 2,190 [1]
Línguas
Hmong
Religiões
Xamanismo, Budismo, Cristianismo e outras

Os hmong (pronúncia AFI[m̥ɔ̃ŋ]) são um grupo étnico asiático, originário das regiões montanhosas do sul da China (especialmente da região do Guizhou), do norte do Vietnã e do Laos. São considerados, na China, um dos grupos Miao (chinês: 苗, miáo), termo que significa "arroz cru" e designa várias populações nômades pouco integradas no país. Os hmong chamam-se comumente a si próprios "povo da montanha". Falam a língua hmong, um idioma da família hmong-mien.

A maioria da população hmong do Laos está situada na área montanhosa do norte do país, estendendo-se por uma faixa de leste a oeste. As províncias habitadas pelos Hmong Chao Fa incluem Houaphanh, Xieng Khouang e Sayaboury e a cidade de Luang Prebang ao longo do rio Mekong. O território tem uma área total de aproximadamente 48 769 km² e é habitado por cerca de 320 000 pessoas. A altitude da região pode superar 2800 metros. As áreas norte e leste são também abrangidas por densas florestas.

O termo Miao e suas variantes, usados no passado na literatura para referir os Hmong por influência chinesa, é hoje considerado ofensivo fora da China.[2]

Representações na cultura[editar | editar código-fonte]

No filme americano Gran Torino, de Clint Eastwood, são retratados os problemas de adaptação da comunidade hmong nos Estados Unidos.

No episódio 5 da segunda temporada de Grey's Anatomy, Meredith e Derek retratam a cultura Hmong quando um de seus pacientes precisa de uma cirurgia para a retirada de um tumor, mas a paciente se nega devido a sua cultura e a tradição relacionada à presença de espíritos malignos. Assim Meredith e Derek procuram por xamã para que o tratamento da paciente possa prosseguir.

O 18oepisódio da oitava temporada de House, M.D. (Body and Soul) também retrata a cultura Hmong e uma tradição relacionada à presença de espíritos malignos e doenças.[3]

Referências

  1. ABS Census – ethnicity
  2. Lee, Mai Na. (1998). "The Thousand-Year Myth: Construction and Characterization of Hmong". Hmong Studies Journal 2 (2).
  3. imdb. Visitado em 25/6/2012.