Occitânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma versão da bandeira frequentemente usada por ativistas occitanos.
Mapa da Occitânia
Vilas da Occitânia em occitano

A Occitânia é uma da nações sem Estado da Europa, que compreende as regiões históricas da Provença, o Limusino, o Auvérnia, a Gasconha, o Languedoque e o Delfinado na França. Ao diassistema linguístico-cultural do occitano também são incluídos alguns vales alpinos na Itália e o Vale de Aran (na Catalunha).

Língua da Occitânia[editar | editar código-fonte]

Embora a língua natural do país seja o occitano (fragmentado em meia dúzia de dialetos diferentes), estima-se que apenas 4 milhões de occitanos (16% da população) tenham este idioma como materno.

A progressiva substituição do occitano pelo francês começou no século XVIII e continua na actualidade, já que as crianças da Occitânia não podem ser escolarizadas nesta língua. Contudo, existe uma rede de escolas associativas, as calandretas, que seguem um modelo similar ao das ikastolak bascas ou os diwan bretões.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]