Flamengos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Flamengo (em neerlandês: Vlaming) são um grupo étnico germânico, que falam a língua holandesa.[1] Eles são encontrados principalmente na região contemporânea do Flandres. São um dos dois principais grupos étnicos da Bélgica, sendo o outro os francófonos valões. Os "flamengos" constituem a maior parte da população belga (cerca de 60%). Historicamente, "flamengos" refere-se aos habitantes do Condado medieval de Flandres, independentemente da língua falada.[2] A região contemporâneo do Flandres compreende uma parte deste condado histórico, bem como partes do Ducado medieval de Brabante e do Condado medieval de Loon.

Origem[editar | editar código-fonte]

A definição de flamengo não foi sempre a mesma. No início, só os habitantes do condado da Flandres eram chamados de flamengos. Com o tempo, o termo passou a ser aplicado a todos os falantes de neerlandês que moravam no norte da Bélgica.

Embora os flamengos sempre tenham sido maioria na Bélgica, eles sempre foram discriminados. Por exemplo, somente em 1930 a Universidade de Gante começou a dar aulas em neerlandês e só em 1967 a constituição belga foi traduzida para o neerlandês.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Flamengos
Ícone de esboço Este sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.