Flamengos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Flamengo (em neerlandês: Vlaming) é o termo com que se designa o habitante da Flandres (a metade setentrional da Bélgica, historicamente parte dos Países Baixos), região que abriga aproximadamente seis milhões de indivíduos (é a região mais populosa do país). Os flamengos falam neerlandês (língua conhecida popularmente por holandês).

Origem[editar | editar código-fonte]

A definição de flamengo não foi sempre a mesma. No início, só os habitantes do condado da Flandres eram chamados de flamengos. Com o tempo, o termo passou a ser aplicado a todos os falantes de neerlandês que moravam no norte da Bélgica.

Embora os flamengos sempre tenham sido maioria na Bélgica, eles sempre foram discriminados. Por exemplo, somente em 1930 a Universidade de Gante começou a dar aulas em neerlandês e só em 1967 a constituição belga foi traduzida para o neerlandês.

Ver também[editar | editar código-fonte]