Saulteaux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Os Saulteaux (também Salteaux; AFI[ˈsoto]) são nativos canadenses das primeiras nações em Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e Colúmbia Britânica, Canadá.

Classificação étnica[editar | editar código-fonte]

Eles são um ramo da nação dos Ojíbuas. Algumas vezes são chamados de Ojíbuas das Planícies e Anihšināpē (Anishinaabe). Sua língua nativa Nakawēmowin é algonquina, embora como a maioria das primeiras nações, o inglês é a língua principal para muitos de seus membros. Saulteaux é um termo francês que significa "povo das cachoeiras," referindo a sua antiga localização em Sault Ste. Marie. Devido a sua localização, eles preocupavam-se menos com a agricultura, e mais com a caça e a pesca.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.