Xerpas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um xerpa e sua mochila

Os xerpas[1] (xherpas ou sherpas em inglês) são uma etnia da região mais montanhosa do Nepal, no alto dos Himalaias. Na China, eles são conhecidos comp Xiaerba, apesar de o governo chinês classificá-los como membros do povo tibetano. Na língua xerpa, shyar significa "leste"; pa é o sufixo significando 'povo': daí a palavra shyarpa ou xerpa. Nos anos recentes, muitos xerpas migraram para a Índia.

Território nativo[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente (embora não seja seguido sempre), os nomes dos homens xerpa refletem freqüentemente o dia da semana em que nasceram:

Dia da semana em xerpa
Português Xerpa
Domingo Ngi`ma
Segunda-feira Dawa
Terça-feira Mingma
Quarta-feira Lhakpa
Quinta-feira Phurba
Sexta-feira Pasang
Sábado Benga

Xerpas e Montanhismo[editar | editar código-fonte]

Os xerpas foram de um valor incomensurável para os alpinistas das primeiras exploradores da região do Himalaia, servindo de guias e carregadores nas altitudes extremas dos picos e passos da região. Hoje em dia, o termo foi estendido para se aplicar a praticamente qualquer guia ou carregador empregado pelas expedições que se aventuram pelo Himalaia. No entanto, no Nepal, os xerpas insistem freqüentemente em fazer uma distinção entre eles mesmos e os carregadores normais, já que eles têm também um papel de guias e reclamam salários mais elevados e maior respeito da comunidade.

É freqüente ver-se o termo genérico xerpa, significando "guia", escrito em minúsculas, em contraste com o termo Xerpa, com inicial maiúscula, significando o grupo étnico (em língua inglesa).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia. (Outono de 2012). "Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?" (PDF). a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40) p. 30. Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Página visitada em 13 de janeiro de 2013.