Apaches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apaches
Apache portraits.jpg
Retratos Apaches
População total

56 060 (autoidentificados)

Regiões com população significativa
Estados de Arizona, Novo México e Oklahoma
Línguas
Chiricahua, Jicarilla, Lipan, Mescalero, Língua Oeste Apache
Religiões
Igreja Nativa Americana, cristianismo, xamanismo, religião tribal
Grupos étnicos relacionados
Navajo, Dene
Distribuição dos apaches no século XVIII
Distribuição atual dos apaches

Os apaches são povos nativos dos Estados Unidos que falam a língua apache e que habitam atualmente reservas indígenas no sudoeste dos Estados Unidos. Antigamente, os povos Apaches ocupavam territórios em Arizona, norte do México, Novo México, oeste e sudoeste do Texas e sul de Colorado. Os locais tradicionais dos Apaches consistiam em montanhas altas, vales abrigados e fornecidos de água, grandes ravinas, desertos e as Grandes Planícies do Sul. Existe uma controvérsia sobre a inclusão ou não dos navajos entre os apaches.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Apache" é oriundo de uma língua do Novo México, através do inglês apache e do francês apache.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Os indígenas apaches povoaram as planícies na parte central e no sudoeste dos Estados Unidos perto do ano 850. A reputação mundial dos apaches como guerreiros ferozes começou no século XVI, quando houve o confronto com os colonizadores espanhóis a respeito das relações tribais de comércio, das fronteiras territoriais e da caça ao bisão-americano.[2] No século XIX, o governo dos Estados Unidos começou uma guerra de extermínio aos apaches para facilitar a colonização do oeste. Chefes como Mangas Coloradas, Cochise e Gerônimo comandaram os apaches nas batalhas contra os Estados Unidos.

A tribo apache mescalero está nas Montanhas Sacramento, no Sul do Novo México. Foi reconhecida formalmente pelos Estados Unidos no ano 1874. Seus habitantes são descendentes da tribo original dos apaches mescaleros, os apaches lipans e os chiricahuas. Os lipans e os chiricahuas vieram para a mescalero em 1903 e 1912, respectivamente, depois de guerras com os Estados Unidos. A tribo apache jicarilla está nas Montanhas San Juan, no norte do Novo México, na fronteira do Estado de Colorado. Historicamente, os jicarillas faziam comércio e agricultura ao lado de Taos Pueblo e Picuris Pueblo. Todas essas tribos caçavam bisões e sofriam influência das tribos das planícies do leste.

Os apaches contemporâneos moram nas reservas Fort Apache e San Carlos no Arizona e nas reservas Jicarilla e Mescalero no Novo México.

Apaches notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Mangas Coloradas
  • Cochise
  • Gerônimo
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Apaches

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 136.
  2. Emma and Todd Uzzelly, "Apache Indians Defend Borderlands in the Southwest", El Paso Community College Local History Project, visualizado em 21 Jan 2010
  • [1] Census 2000 PHC-T-18. American Indian and Alaska Native Tribes in the United States: 2000. US Census Bureau 2000 (Dezembro 28, 2009)