Apaches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apaches
Apache portraits.jpg
Retratos Apaches
População total

56.060 (auto-identificados)

Regiões com população significativa
Estados de Arizona, New Mexico e Oklahoma
Línguas
Chiricahua, Jicarilla, Lipan, Mescalero, Língua Oeste Apache
Religiões
Igreja Nativa Americana, Cristianismo, tradicional Shamanismo, religião tribal
Grupos étnicos relacionados
Navajo, Dene
Nação Apache

Os apaches são os membros da nação apache, nome dado a diversas tribos nativas dos Estados Unidos culturalmente relacionadas entre si. Visualizado em 7 Março 2012.</ref> A língua dos povos apaches é a atabascana que é relacionada com os língua nativas do Alaska e o oeste do Canadá.

No século XIX, o governo dos Estados Unidos começou uma guerra de extermínio aos apaches para facilitar a colonização do oeste. Chefes como Mangas Coloradas, Cochise e Geronimo comandaram os apaches nas batalhas contra os Estados Unidos.

A tribo apache mescalero está nas Montanhas Sacramento no Sul do Novo México. Foi reconhecida formalmente pelos Estados Unidos no ano 1874. Seus habitantes são descendentes da tribo original dos apaches mescalero, os apaches lipan e os chiricahua. Os lipan e os chiricahua vieram para a mescalero em 1903 e 1912, respectivamente, depois de guerras com os Estados Unidos. A tribo apache jicarilla está nas Montanhas San Juan no norte do Novo México, na fronteira do Estado de Colorado. Historicamente, os jicarilla faziam comércio e agricultura ao lado de Taos Pueblo e Picuris Pueblo. Todas essas tribos caçavam bisões e sofriam influência das tribos das planícies do leste.

Apaches notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Mangas Coloradas
  • Cochise
  • Gerônimo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  • [1] Census 2000 PHC-T-18. American Indian and Alaska Native Tribes in the United States: 2000. US Census Bureau 2000 (Dezembro 28, 2009)