Bielorrussos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bielorussos
População total

~8,159,073 milhões

Regiões com população significativa
Línguas
Russo
Religiões
Igreja Ortodoxa Russa
Grupos étnicos relacionados
Eslavos, especialmente ucranianos

Os bielorrussos são um grupo étnico distinto dos eslavos orientais, que forma a população majoritária da Bielorrússia, existindo também minorias nos vizinhos Polônia, Rússia, Lituânia e Ucrânia. Um número considerável emigrou para os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Austrália.

O prefixo bela (ou bielo) pode ser traduzido como branco, sendo às vezes esse povo chamado de russos brancos, mas não confundir com o grupo político dos russos brancos opositores dos bolcheviques (russos vermelhos) durante a guerra civil da Rússia. O uso da forma russos brancos é considerada ofensiva e enganosa por muitos bielorrussos por incorretamente sugerir que os bielorrussos sejam um subgrupo dos russos.

O povo bielorrusso traça sua cultura distinta até o Grão-Ducado da Lituânia e até mesmo a antes dele. Na maior parte da história eles foram conhecidos como litvins (lituanianos), por referência ao Grão-Ducado da Lituânia (Litva, Vialikaja Litva) do qual as terras dos rutenos brancos fizeram parte desde o século XII.

Após a Revolução Russa os bielorrussos formaram seu próprio estado (República Nacional Bielorrussa sob ocupação alemã, e como República Socialista Soviética Bielorrussa desde 1919, incluída na União Soviética em 1922). Em 1991 a Bielorrússia conquistou independência plena após os líderes da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia declararem a dissolução da União Soviética. Por causa dos laços políticos contudo, a economia bielorrussa ainda permanece amplamente dependente da Rússia.

Ver também[editar | editar código-fonte]