Náuatles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comunidades Nahuas no México.

Os náuatles[1] , nauatles[1] ou nauas [carece de fontes?] são os membros de um povo indígena que habita a alta planície mexicana e algumas regiões da América Central.

Os náuatles supostamente se originaram em algum ponto do atual sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México, onde seu ramo se separou dos outros povos uto-astecas e migrou para o México central, em algum ponto antes de 500 d.C.. Estabeleceram-se na região da bacia do México, e se espalharam, tornando-se o povo dominante. Algumas das mais importantes civilizações da Mesoamérica pertenciam à etnia náuatle, como, por exemplo, os toltecas e os astecas, assim como os tepanecas, os acolhuas, os tlaxcaltecas, os xochimilcas, além de outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia. (Outono de 2012). "Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?" (PDF). a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40) p. 29. Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Visitado em 13 de janeiro de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.