Tútsis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tútsis
Batutsi
População total

2,5 milhões (oficialmente)

Regiões com população significativa
Ruanda
 Burundi
R.D.Congo Oriental (a maioria refugiados)
Línguas
kirundi, kinyarwanda, francês
Religiões
Catolicismo, Protestantismo, Islão Sunita, crenças nativas.
Grupos étnicos relacionados
hutus

Os tútsis[1] ou tutsis[1] (em kinyarwanda e kirundi: batutsi) são um grupo étnico existindo principalmente em Ruanda e no Burundi, mas também nas regiões vizinhas da RD Congo, do Uganda e da Tanzânia. São um povo banto e, tanto do ponto de vista linguístico,como cultural, não se distinguem dos hutus, o grupo étnico majoritário em Ruanda e no Burundi.

Pensa-se que a divisão entre estes dois grupos tem raízes sociais, uma vez que os tútsis foram a classe política dominante naquela região dos Grandes Lagos Africanos desde o século XV até à colonização do Ruanda e do Burundi primeiro pela Alemanha e depois pela Bélgica. Geneticamente, os tútsis são iguais aos hutus.

Referências

  1. a b Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia. (Outono de 2012). "Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?" (PDF). a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40) p. 30. Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Visitado em 13 de janeiro de 2013.