Moicanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Em amarelo, a área originalmente ocupada pelos moicanos, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Moicanos

Os moicanos (em inglês, mahican ou mohican) são um povo indígena dos Estados Unidos da América que vivia em torno do vale do rio Hudson (principalmente na região da atual cidade de Albany, no estado de Nova Iorque), na época de seu primeiro contato com os europeus, em 1609. Eles se chamavam a si próprios muh-he-con-neok, termo que significa "povo das águas que nunca param". Eles falavam a língua moicana, hoje extinta, que pertencia ao subgrupo das línguas algonquinas orientais.

Nos séculos seguintes, tensões surgiram entre os moicanos e os mohawks, assim como com os europeus, fazendo com que os moicanos migrassem mais para o leste. Muitos estabeleceram-se no que eventualmente viria a ser a cidade de Stockbridge, no estado de Massachusetts. Por essa razão, esse grupo também é conhecido como os índios Stockbridge. Nas décadas de 1820 e 1830, o grupo migrou para o nordeste do estado de Wisconsin, onde se uniu ao povo indígena munsee, formando o chamado "grupo de índios moicanos stockbridge-munsee".

Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.