Portal:Software Livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Software Livre Wikiprojeto Cultura Livre Wikiprojeto Ciência da Computação

Bem-vindo(a) ao Portal Software Livre
Software Livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Artigo Destacado
Ubuntu é um sistema operacional GNU/Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /u-BÚN-tu/; AFI[uˈbuntu]) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros". Diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção, uso e distribuição.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operacional/operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos. Este CD é distribuído pela empresa ShipIT, sendo necessário somente o pré-cadastro, informando dados básicos de localização. O CD é entregue até um mês após o pedido do CD, e não é cobrado nenhum tipo de tarifa ou valor referente ao pedido ou transporte do mesmo.

Sua instalação tem um ambiente gráfico, em português ou outras onze linguagens diferentes, conforme escolhido pelo usuário instalador do sistema.

Visualizar  · Discussão  · Editar  · Histórico
Você Sabia?
  • Que o criador do kernel do Linux, Linus Torvalds, quando adolescente, ganhou do avô um veleiro montável com cerca de 1.000 peças, para que pudessem velejar juntos. No dia em que o veleiro chegou já era no final da tarde e o avô de Linus preferiu esperar até o dia seguinte para montá-lo com a ajuda do neto. Entretanto, Linus não conseguiu esperar tanto tempo e montou o veleiro sozinho durante a noite. O avô de Linus ficou impressionado, já que uma tarefa dessas é muito difícil de ser realizada até mesmo por engenheiros experientes.



  • Que o nome Hurd foi cunhado inicialmente para ser um acrônimo indiretamente recursivo para: HIRD of Unix-Replacing Daemons, em que HIRD significaria HURD of Interfaces Representing Depth?
Visualizar  · Discussão  · Editar  · Histórico
Imagem Destacada

O Tux é a mascote oficial do sistema operativo GNU/Linux. O Tux, criado por Larry Ewing em 1996, é um pinguim gorducho que tem um ar satisfeito e saciado. A ideia da mascote do Linux ser um pinguim veio de Linus Torvalds, o criador do núcleo Linux.

É, por vezes, alegado que o nome deriva de Torvalds UniX, um nome sugerido por James Hughes, em vez da explicação que os pinguins aparentam vestir um smoking.

O Tux foi criado para um concurso de logotipos para Linux. O logotipo vencedor foi criado por Larry Ewing usando o GIMP (um pacote de software livre de edição gráfica) e foi lançado por ele sob as seguintes condições:

A autorização para o uso e/ou modificação desta imagem é concedida desde que me reconheça lewis@isc.tamu.edu e o GIMP.[1]


Visualizar  · Discussão  · Editar  · Histórico
Notícias e eventos
  • Comitê de Implementação do Software Livre no Governo Federal reúne 70 instituições.
Setenta instituições públicas – ministérios, empresas públicas e autarquias enviaram seus representantes para a reunião do Comitê de Implementação do Software Livre no Governo Federal - CISL, realizada no último dia 28, no Palácio Itamaraty. Marcos Mazoni, coordenador do Comitê, designado em abril último, detalhou, ao longo do dia de trabalho, os principais eixos de atuação, as prioridades e ações planejadas. Mais em : www.softwarelivre.gov.br/noticias/comite-de-implementacao-do-software-livre-no-governo-federal-reune-70-instituicoes
As eleições municipais de 2008 sofreram mudanças na tecnologia utilizada pelo sistema de votação eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil (TSE) autorizou a substituição do sistema operacional VirtuOS e Windows CE por Linux, para as 430 mil urnas eletrônicas.[2]
Em 1 de abril de 2008, a Organização Internacional de Padronização, ISO, aprovou, com 75% dos votos válidos dos membros, a transformação do formato de documentos de escritório Office Open XML, de autoria da Microsoft, em um padrão internacional.[3]


Visualizar  · Discussão  · Editar  · Histórico
Categorias
Colabore conosco!
Algumas coisas que você pode fazer:
  • Visite regularmente a página de projeto do Projeto do Portal:Software Livre e confira as tarefas precisando de responsáveis.
  • Melhore e atualize este portal!
  • Amplie artigos sobre software livre que ainda são esboços!
  • Crie novos artigos sobre software livre! (os links em vermelho no portal são artigos que ainda não foram criados: ajude a deixá-los azuis!)
  • Encontre imagens relacionadas ao software livre que sejam livres de direitos autorais na Internet e carregue no Commons
  • Ilustre os artigos com novas imagens!
  • Acrescente citações no Wikiquotes!
  • Junte-se a nós em nosso Projeto Software Livre!
  • Adicionar ou implementar imagens importantes que ainda não foram implementadas ...
Visualizar  · Discussão  · Editar  · Histórico

Wikimedia
Software livre no Commons Software livre no Commons
Imagens e mídia
Software livre no Wikcionário Software livre no Wikcionário
Definições
Software livre no Wikilivros Software livre no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Software livre no Wikinotícias Software livre no Wikinotícias
Notícias
Software livre no Wikiquote Software livre no Wikiquote
Citações
Software livre no Wikisource Software livre no Wikisource
Biblioteca
Software livre na Wikiversidade Software livre na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
Portais relacionados
Tecnologias de informação
Linux
Tecnologias de informação Linux

Referências