Free Software Foundation India

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Free Software Foundation of India é uma organização irmã idiana da estadunidense Free Software Foundation. Foi fundada em Thiruvananthapuram (Trivandrum), a capital de Kerala, em 2001,1 como uma organizações sem fins lucrativos.2 Os defensores do FSFI promover o uso e desenvolvimento de software livre na Índia. Isso inclui educar as pessoas sobre software livre, incluindo o modo como ele pode ajudar a economia de um país em desenvolvimento como a Índia. FSF Índia considera software não-livre que não é uma solução, mas um problema a ser resolvido. Software livre é às vezes chamado localmente software Swatantra na Índia.

Em 2003, após a reunião com o fundador da FSF Richard Stallman, o presidente da Índia Dr. Abdul Kalam3 4 exortou os cientistas da computação indianos e profissionais a usarem livre e software de código aberto5 em pesquisa e desenvolvimento. 6

[editar | editar código-fonte]

O lado esquerdo do logotipo da FSF Índia lembra o famoso Ashoka Chakra, que também aparece na bandeira nacional da Índia, enquanto a metade direita é uma representação de um compact disc. A combinação de ambos os símbolos se destina a chamar a atenção para a semelhança entre liberdade política e software livre, o último dos quais a FSF promove.

A Ashoka Chakra, além de ser longa data um símbolo Hindu da época, também se assemelha charkha de Mahatma Gandhi (roda girando), e portanto, no contexto atual, pode simbolizar o movimento de independência da Índia, que resultou na libertação da Índia da ocupação britânica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.