GNU Health

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Info talk.png
Este artigo foi criado em 27 de Outubro de 2011 (2011-10-27) e ainda sofrerá revisões. Por favor, perdoe os erros que podem existir e seja bem vindo para contribuir.


GNU Health
GNU Health Logo

GNU Health Logo
Sobre o programa
autor Luis Falcón
desenvolvimento Projeto GNU
lançamento 12 de Outubro de 2008 (2008-10-12)
versão estável 2.6.1 (23 de Julho de 2014 (2014-07-23))
sistema operacional GNU/Linux, FreeBSD, Windows e qualquer outro que permita o uso da linguagem Python (multiplataforma)
linguagem Python
licença GNU GPL
estado ativo
Disponibilidade
website health.gnu.org
O GNU Health pode ser obtido por download a partir do website do programa


GNU Health (chamava-se "Medical" até a versão 1.0.1) é um Sistema de Informações Hospitalares desenvolvido como software livre que usa um modelo centralizado de dados, por segurança e facilidade no manejo, e oferece as seguintes funcionalidades:

O GNU Health é desenvolvido na linguagem de programação Python e pode ser usado numa vasta gama de plataformas de hardware e sistemas operacionais. O banco de dados usado é o PostgreSQL e o Sistema de informações gerenciais é o Tryton. A partir da versão 1.3.0 o GNU Health deixou de suportar o uso do Sistema de informações gerenciais conhecido como OpenERP.


História[editar | editar código-fonte]

O projeto GNU Health foi iniciado em 2008 por Luis Falcón para dar suporte a ações de promoção da saúde e educação para a Saúde em áreas rurais. O projeto cresceu e tornou-se uma solução abrangente para organizações de Saúde de qualquer porte. Seu desenvolvimento hoje é feito por uma equipe multidisciplinar de colaboradores de todo o mundo. O GNU Health é um projeto da organização não governamental sem fins lucrativos GNU Solidário dedicada a promover educação e saúde com software livre.

Declaração da Missão[editar | editar código-fonte]

Proporcionar um ambiente informatizado multiusuário, estável, seguro, escalável e de qualidade alta num Sistema de Informação Hospitalar abrangente, baseado em Software Livre, disponível para médicos e organizações de todo o mundo e também acessível para países em desenvolvimento.

Uso[editar | editar código-fonte]

O GNU Health foi elaborado para uso por organizações de Saúde para suportar a administração e a atividade clínica diária e produzir informações epidemiológicas.


Screenshot: janela de gerenciamento de informações sobre hereditariedade

Características[editar | editar código-fonte]

O GNU Health usa uma arquitetura modular que, entre outras vantagens, é importante no controle do acesso para prevenir acessos não desejados, torna a execução do programa mais leve por usar apenas os módulos necessários à operação desejada e torna o programa extensível pela adição de módulos com novas funções e que podem ser desenvolvidos de forma independente.

  • Medical: Implementa o modelo de dados e as funções básicas para pacientes, consultas, diagnósticos, anotações, vacinações, medicamentos e outros insumos e para a organização de saúde (incluindo estoques, fornecedores, colaboradores, etc.)
  • Pediatria: Inclui suporte para Neonatologia e Pediatria geral e implementa o uso da Pediatric Symptoms Checklist.
  • Ginecologia e Obstetrícia: suporta ações preventivas e o pré-natal, e registros dos períodos perinatal e do puerpério
  • Estilo de vida: atividade física, dietas, abuso e dependência de drogas, incorpora as bases dedados do National Institute on Drug Abuse (NIDA) e a escala de Henningfield, sexualidade, fatores de risco, segurança doméstica, proteção da criança
  • Genética: riscos hereditários; mais de 4200 "genes de doenças" das bases de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI) e dos GeneCards incorporadas ao sistema
  • Informações socioeconômicas: Educação, ocupação, condições de moradia, áreas hostis, suporta ações contra o trabalho e a prostituição de crianças, entre muitas outras
  • Internações: suporta o admissões hospitalares com manejo de leitos e planos de tratamento e de Enfermagem
  • Cirurgia: o sistema gerencia checklists, procedimentos, salas cirúrgicas, materiais
  • Estoques e finanças: suporte amplo e flexível à administração dos recursos da organização

Relacionados[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Portal A Wikipédia possui o portal:
Portal A Wikipédia possui o portal:
Portal A Wikipédia possui o portal:
Portal A Wikipédia possui o portal:

Notas & Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre GNU Health