GNU Affero General Public License

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo de GNU AGPL
Logotipo GNU

A GNU Affero General Public License (Licença Pública Geral Affero GNU), ou simplesmente GNU Affero GPL, é uma licença de software livre publicada recentemente pela Free Software Foundation. A GNU AGPL tem o propósito de ser uma licença minimamente modificada da GNU GPL e atender as necessidades de fornecer liberdade em softwares como serviços (SaaS, Software as a Service), ou seja, aqueles os quais você não tem acesso direto ao binário/código-objeto.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Em termos gerais, a GNU AGPL como a GNU GPL, baseia-se em 4 liberdades:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Diferença GNU GPL e GNU AGPL[editar | editar código-fonte]

A seção adicional da GNU Affero GPL requer que o código-fonte deva estar completamente disponível para qualquer usuário do software coberto pela GNU AGPL, tipicamente uma aplicação web. A Free Software Foundation recomenda essa licença para qualquer software que será executado atrás de um servidor, do mesmo modo como funciona uma aplicação web.

GNU AGPL X Affero GPL[editar | editar código-fonte]

Note que a GNU Affero GPL e Affero General Public License (Affero GPL) são duas licenças diferentes, embora elas sejam muito similares no conteúdo e efeito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]