Gambas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Gambas é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para Linux que tenta imitar a facilidade de uso do Visual Basic enquanto melhora sua funcionalidade. Mesmo não sendo compatível em código-fonte com o Visual Basic, Gambas é um Interpretador BASIC com extensões de orientação a objetos. Isto torna Gambas uma boa escolha para desenvolvedores VB que querem usar os seus conhecimentos em uma base GNU.

Gambas torna mais fácil construir programas gráficos para Linux (o IDE Gambas é escrito na própria linguagem) usando os kit de ferramentas GTK ou Qt. Todavia, o ambiente de tempo de execução de Gambas é necessário para rodar executáveis. Há uma versão Windows de Gambas que roda sob o ambiente Cygwin. Aplicações gráficas não rodam sob a versão Windows.

Desenvolvido em Paris por Benoît Minisini desde 1999, Gambas é liberado sob a Licença Pública Geral GNU. Várias distribuições Linux incluem Gambas em seus pacotes.

"Gambas" é um acrônimo recursivo para "Gambas Almost Means BASIC" (Gambas Quase Significa BASIC). "Gamba", em língua espanhola, é o nome dado a uma espécie de camarão e por isso este é o mascote da IDE.

Com Gambas é possível facilmente:

Programas escritos em Gambas[editar | editar código-fonte]

Alguns programas Gambas a mencionar:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]