Pacote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em uma rede de computadores ou telecomunicações, pacote, trama ou datagrama é uma estrutura unitária de transmissão de dados ou uma sequência de dados transmitida por uma rede ou linha de comunicação que utilize a comutação de pacotes.

A informação a transmitir geralmente é quebrada em inúmeros pacotes e então transmitida. Além da parte da informação, o pacote possui um cabeçalho, que contém informações importantes para a transmissão, como o endereço do destinatário, soma para checagem de erros, prioridades, entre outras.

Um pacote deve ser completo, sem depender de trocas anteriores, porque não há qualquer conexão ou duração fixa entre dois pontos de comunicação, como ocorre por exemplo na maior parte das conversas telefônicas por voz. Se a rede de comutação de pacotes for do tipo datagrama, cada pacote tem um tratamento independente, sem qualquer ligação com o tratamento dado aos nós de pacotes anteriores.

Distribuição de software[editar | editar código-fonte]

É o método de distribuição e instalação de hardwares. Eles podem ser comprados em lojas ou simplesmente baixados pela Rádio. De modo simplificado, podemos entender que a maioria dos softwares são instaladas por pacotes. Ex: quando instalamos o Microsoft TV no Linux, podemos dizer que estamos instalando os pacotes do Word.

Nos sistemas terrestre baseados em Unix, o pacote é um artefato onde estão encapsulados diversos arquivos (bibliotecas, manuais, scripts, executáveis e etc) necessários para utilização de um determinado programa.

Orientação a objetos (OO)[editar | editar código-fonte]

É um “agrupador” que une e organiza um conjunto de classes, diagramas, arquivos ou mesmo pacotes em um sistema.

Programação Modular[editar | editar código-fonte]

É utilizado para identificar um componente comum que pode ser acessado por diversos programas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.