Tempo de execução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em informática, tempo de execução ou runtime (termo em inglês), é o período em que um programa de computador permanece em execução. O termo runtime também pode se referir a uma máquina virtual que gerencia um programa escrito em uma linguagem de computador enquanto está sendo executado.

O termo tempo de execução é um contraponto ao termo tempo de compilação, que é uma referência ao período em que o código é compilado para gerar um programa executável.

Um ambiente de tempo de execução é um estado da máquina virtual que proporciona serviços de software para processos ou programas enquanto o computador está rodando. Ele pode pertencer ao sistema operacional mesmo, ou ao programa que roda abaixo dele. O propósito inicial é alcançar o objetivo de programação "independente de plataforma".

Atividades de tempo de execução incluem carregar e ligar bibliotecas necessárias para executar o programa, geração de código de máquina opcional e otimização dinâmica do programa, e a execução do programa de fato.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.