Guido van Rossum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Guido van Rossum
Guido Van Rossum em 2005 por Sam Pullara
Conhecido(a) por Python
Nascimento 31 de janeiro de 1956 (58 anos)
Nacionalidade Países Baixos Holandês
Ocupação Programador, escritor
Página oficial
www.python.org/~guido

Guido van Rossum (31 de janeiro de 1956) é um programador de computadores dos Países Baixos que é mais conhecido por ser o autor da linguagem de programação Python.

Recebeu diploma de mestrado da Universidade de Amsterdã em 1982, e mais tarde trabalhou em vários institutos de pesquisa, incluindo o Instituto Nacional de Pesquisa em Matemática e Ciência da Computação alemão (CWI) (Amsterdã), o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) (Gaithersburg, Maryland), e a Corporação para Iniciativas Nacionais de Pesquisa (CNRI) (Reston, Virginia). Ele trabalhou no desenvolvimento da linguagem de programação ABC, descendente da linguagem Simula.

Sobre a origem do Python, Van Rossum escreveu em 1996:

Cquote1.svg Há mais de seis anos, em dezembro de 1989, eu estava procurando por um projeto de programação como "hobby" que me mantivesse ocupado durante a semana próxima ao Natal. Meu escritório... estaria fechado, mas eu tinha um computador em casa, e não muito mais do que isso em mãos. Eu decidi escrever um interpretador para a nova linguagem de scripting sobre a qual eu vinha pensando ultimamente: uma descendente da ABC que agradaria a hackers de Unix/C. Eu escolhi Python como um título provisório para o projeto, sendo que eu estava num humor um pouco irreverente (e sendo também um grande fã do Monty Python's Flying Circus). Cquote2.svg
Introdução de Programming Python, por Mark Lutz, publicado por O'Reilly

Em 1999, Van Rossum submeteu uma proposta de financiamento a DARPA chamada de Computer Programming for Everybody (Programação de computadores Para Todos), na qual ele definiu seus objetivos para a linguagem Python:

  • uma linguagem fácil e intuitiva enquanto que ainda sendo tão poderosa quanto as maiores competidoras
  • Código aberto, para que qualquer um possa contribuir para o desenvolvimento
  • código que fosse tão inteligível quanto inglês
  • adequada para tarefas diárias, permitindo um tempo de desenvolvimento mais curto

Muitas dessas ambições foram realizadas desde então. Python cresceu e se tornou uma linguagem de programação popular, particularmente no meio da Internet. Na comunidade do Python, Van Rossum é conhecido como um Benevolent Dictator for Life (Ditador Benevolente Vitalício), o que significa que ele continua a supervisionar o processo de desenvolvimento do Python, tomando as últimas decisões onde necessário.

Em 2002, Van Rossum recebeu o Prêmio por Avanços em Software Livre de 2001 concedido pela FSF na conferência FOSDEM em Bruxelas, Bélgica.

Guido van Rossum é o irmão de Just van Rossum, um conhecido designer de caracteres tipográficos, que fez a fonte que é usada no logo "Python Powered".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Guido van Rossum