Licença Apache

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Licença Apache (Apache License em inglês) é uma licença para software livre de autoria da Apache Software Foundation (ASF). Todo software produzido pela ASF ou qualquer um dos seus projetos e sub-projetos é licenciado de acordo com os termos da licença Apache. Alguns projetos não pertencentes à ASF também utilizam esta licença. A licença Apache (versões 1.0, 1.1 e 2.0) exige a inclusão do aviso de copyright e disclaimer, mas não é uma licença copyleft - ela permite o uso e distribuição do código fonte tanto no software open source como no proprietário.

Licença Apache 1.0[editar | editar código-fonte]

É a licença original Apache. Ela é aplicada somente nas versões antigas dos pacotes Apache (como a versão 1.2 do Web Server).

Licença Apache 1.1[editar | editar código-fonte]

A versão 1.1 foi aprovada no ano de 2000 pela ASF. Uma mudança importante nesta versão ocorreu na "cláusula de propaganda" (seção 3 da licença 1.0). Os produtos derivados não são obrigados a incluir citação no seu material de propaganda, mas apenas na sua documentação.

Licença Apache 2.0[editar | editar código-fonte]

A ASF aprovou uma atualização da licença em janeiro de 2004. Os objetivos incluiam: simplificar a adoção da licença para projetos de fora da ASF, aumentar a compatibilidade com o software GPL, permitir que a licença fosse incluída por referência ao invés da necessidade de incluí-la em cada arquivo, esclarecer a licença de contribuições e requisitar uma licença de patente para aquelas contribuições que necessariamente infringem as patentes do contribuidor.

Compatibilidade com a licença GPL[editar | editar código-fonte]

A Free Software Foundation considera a versão 2.0 da licença Apache uma licença de software livre e compatível com a GPL 3.0, no entanto não compatível com as versões anteriores da GPL. [1] As versões anteriores da licença Apache (1.0 e 1.1) são incompatíveis e não são consideradas licenças livres. [2]

Alguns programas sob a licença Apache[editar | editar código-fonte]

Todos os projetos produzidos pela Apache Software Foundation são licenciados de acordo com a licença Apache.[5]

References[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]