Carlos Eduardo Morimoto
| Carlos Eduardo Morimoto | |
|---|---|
| Nome completo | Carlos Eduardo Morimoto da Silva |
| Conhecido(a) por | ser fundador do Guia do Hardware, Criador da Distro Brasileira Kurumin |
| Nascimento | |
| Nacionalidade | Brasileiro |
| Ocupação | Escritor e Jornalista |
| Prêmios | Personalidade da Comunidade Livre Nacional (2004), (2005), (2006), (2007). |
| Principais interesses | Linux, Redes e Hardware |
Carlos Eduardo Morimoto da Silva é um escritor de livros técnicos e programador brasileiro, criador da Distribuição Linux chamada Kurumin e fundador do site Guia do Hardware, um dos maiores sites sobre o assunto no Brasil e no mundo.[carece de fontes]
Índice |
Trabalho [editar]
Publicou diversos livros na área de hardware, redes, Linux e informática em geral. Entre seus livros mais conhecidos, estão o Redes e Servidores Linux, Linux - Ferramentas Técnicas, Kurumin 7 (estes atualmente disponível para leitura online) e os novos Redes, Guia Prático, Servidores Linux, Guia prático, Hardware, manual definitivo, Smartphones, Guia Pŕatico, e Linux, Guia prático. 1 Somados, os 5 livros totalizam 3.300 páginas publicadas ao longo de pouco mais de um ano. (São Paulo).
Os livros são publicados através de sua própria editora, a GDH Press em parceria com a Sul Editores. Em adição à publicação de livros, Morimoto mantém também o Guia do Hardware.net, um forum de perguntas e informações sobre o mundo cibernético.
Durante as horas vagas, desenvolveu em conjunto com diversos colaboradores o Kurumin Linux, seu projeto mais conhecido. Morimoto manteve o desenvolvimento da distribuição até a versão 7.0r3, depois do qual o sistema foi descontinuado por falta de colaboradores[carece de fontes].
Boa parte do seu trabalho é publicado sob licenças livres[carece de fontes].
Em 2008, Morimoto criou um blog, onde posta dicas, noticias, trechos de novos livros, e rascunhos de novos textos.
Vida [editar]
Morimoto começou a programar com 7 anos e aos 13 já trabalhava com manutenção de micros[carece de fontes]. Aos 17 publicou seu primeiro livro Hardware PC, lançado pela editora Book Express. Embora formado em análise de sistemas, diz se considerar um autodidata[carece de fontes].
Em 1999 fundou o site Guia do Hardware.NET2 , que mantém até os dias de hoje. Em 2001 publicou o livro Entendendo e Dominando o Linux, disponibilizado online gratuitamente3 , em 2003 iniciou o desenvolvimento do Kurumin Linux e em 2005 fundou sua própria editora de livros técnicos, a GDH Press 4 . Atualmente vive no Rio Grande do Sul.
Prêmios [editar]
Em 2004 Carlos Morimoto foi eleito a Personalidade da comunidade livre nacional pelos usuarios do br-linux, prêmio que recebeu novamente em 2005, 2006 e 20075 .
Ligações externas [editar]
- GDH Press Editora
- Página de Carlos E. Morimoto - Guia do Hardware, contendo artigos, tutoriais, reviews, dicas e inúmeros textos de sua autoria sobre Hardware, Redes e Linux
- Kurumin Linux
- Fórum Guia do Hardware
Referências
- ↑ Carlos Morimoto (25). Livro 'Redes, guia prático' oficialmente concluído. Página visitada em 25 de abril de 2008.
- ↑ http://guiadohardware.net
- ↑ http://www.guiadohardware.net/ebooks/linux
- ↑ http://gdhpress.com.br
- ↑ http://br-linux.org/linux/resultado-favoritos-2007