The Document Foundation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

The Document Foundation é uma organização sem fins lucrativos de software livre. Ela foi criada pelos membros da comunidade OpenOffice.org para gerenciar e desenvolver um fork chamado LibreOffice.[1] [2] [3] O objetivo do projeto é produzir uma suíte de escritórios livre que suporte os arquivos ODF sem nenhum requerimento de direito autoral.[4] Este é um dos contrastes com o OpenOffice.org, que exige que os desenvolvedores atribuam direitos autorais para a Oracle.

História[editar | editar código-fonte]

A The Document Foundation foi criada principalmente devido ao fato da venda da Sun para a Oracle. Essa medida causou um descontentamento na comunidade internacional. Entretanto, muitos desenvolvedores individuais já almejavam esse rompimento com a Sun. Esse sentimento está vinculado com a impossibilidade de desenvolver livremente. Pois, caso autorizassem o anexamento de seu trabalho junto ao OpenOffice.org, a empresa detentora dos direitos agregaria valor para si própria, com a finalidade principal na geração de lucros. Porém, o valor agregado para si mesma, sempre foi motivo de divergências entre a comunidade. Muitos membros discordavam que os lucros deveriam pertencer a uma instituição, mas sim, que a comunidade no todo deveria ser a grande beneficiada.

Referências

  1. Collins, Barry. OpenOffice group breaks away from Oracle PC Pro. Visitado em 29 September 2010.
  2. Clarke, Gavin. OpenOffice files Oracle divorce papers The Register. Visitado em 29 September 2010.
  3. Paul, Ryan. Document Foundation forks OpenOffice.org, liberates it from Oracle ars technica. Visitado em 29 September 2010.
  4. The Document Foundation (28 September 2010). OpenOffice.org Community announces The Document Foundation documentfoundation.org. Visitado em 2010-09-28.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]