Google Code

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Google Code logo.png

Google Code é um site da companhia Google para interesse de programadores em desenvolvimento de softwares. O site contém código-fonte aberto e uma lista de serviços que suportam a API pública do Google.

APIs[editar | editar código-fonte]

O Google oferece uma variedade de APIs para programas de internet e para desktop para programadores, incluindo produtos como Google AdSense, Google Maps, Google Checkout e Google Toolbar.

O Google AdSense e o Google AdWords APIs, são basedas no protocolo SOAP, permitindo que desenvolvedores integrem seus softwares aos serviços do Google.

A API do Google AdSense permite que os próprios sites ou blogs gerenciem os acessos e o conteúdo, enquanto a API do Google AdWords provê um acesso programático aos AdWords.

Projetos de Software livre[editar | editar código-fonte]

Google Projects [1] são softwares de código-fonte aberto que são desenvolvidos pelos funcionários do Google. Este site também provê uma série de remendos (do Inglês "Patches")[2] que são enviados aos softwares do Google por qualquer programador do mundo, fazendo com que corrija algum problema encontrado pela pessoa.

Google Gears[editar | editar código-fonte]

Google Gears é um software que oferece acesso off-line para os serviços que normalmente somente funciona on-line. Instalando um banco de dados, baseado no SQLite, o sistema do cliente armazena as informações localmente em cache, isto é, utilizando o Google Gears, uma aplicação baseada na web periodicamente sincroniza os dados do cache local com os dados on-line. Se a conexão com a internet não está funcionando, a sincronização é abortada até que a internet se estabeleça novamente.

Google Web Toolkit[editar | editar código-fonte]

O Google Web Toolkit é um toolkit de código-fonte aberto permitindo desenvolvedores a criar aplicativos com tecnologia Ajax em linguagem de programação Java [3] . GWT suporta cliente-servidor, desenvolvimento e debugging em qualquer IDE Java.

Summer of Code[editar | editar código-fonte]

Google Summer of Code [4] é um programa para incentivar estudantes de todo mundo a desenvolver software livre. Em 2007, o programa recebeu perto de 6.200 softwares dos mais variados projetos, alguns dos projetos são o Debian, ubuntu, GNOME, incluindo também o software da Wikipédia, o MediaWiki.

Hospedagem de Projetos[editar | editar código-fonte]

Google Code também é um projeto de hospedagem de desenvolvimento de softwares [5] que fornece sistema de controle de versão usando Subversion, Git ou Mercurial, sistema de "Issue", um wiki para documentação e 100MB para download. Este serviço não necessita da aprovação dos projetos pelo Google.

O site permite as seguintes licenças Apache, GPL versão 2 e 3, BSD, LGPL, MIT, e Mozilla, esta limitação do número de licenças fornecida pelo Google é parte da política da empresa contra a proliferação de licenças[6] .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Google Code - Projects
  2. Google Code - Patches
  3. Google Web Toolkit
  4. Google Summer of Code
  5. Google Code - Project Hosting
  6. Google diz não a proliferação de licenças

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]