Vint Cerf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vint Cerf
Ciência da computação
Cerf durante discurso na Biblioteca Nacional da Nova Zelândia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 23 de junho de 1943 (71 anos)
Local New Haven
Atividade
Campo(s) Ciência da computação
Instituições IBM, Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade Stanford, Defense Advanced Research Projects Agency, Google
Conhecido(a) por TCP/IP, Internet Society
Prêmio(s) Prêmio SIGCOMM (1996), Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1997), Prêmio Charles Stark Draper (2001), Prêmio Turing (2004), Medalha Presidencial da Liberdade (2005), National Inventors Hall of Fame (2006), Prêmio Japão (2008), Internet Hall of Fame (2012)

Vint Cerf redução de Vinton Gray Cerf (New Haven, 23 de junho de 1943) é um matemático e informático estadunidense.

Referenciado como um dos fundadores da Internet, é desde 2005 vice-presidente e "Chief Internet-Evangelist" do Google. Na época de sua contratação, o executivo-chefe da empresa, Eric Schmidt, chegou a dizer que Vinton Cerf era uma das pessoas mais importantes da história ainda vivas.

Junto a Robert Kahn, é um dos criadores da Internet, tendo participado da criação dos protocolos TCP/IP, que são o alicerce da conexão à rede. Foi Kahn quem desenvolveu o TCP [1] e Vinton Cerf iniciou o desenvolvimento do IP para transmissão de informações pela Internet, o que será reconhecido com a publicação do artigo A Protocol for Packet Network Intercommunication.[2]

Nomeações[editar | editar código-fonte]

Além de uma extensa carreira acadêmica, com diversos títulos honorários e doutorados, ele também foi um dos fundadores da ISOC (Internet Society), sendo seu presidente entre 1992 e 1995, e, até o final deste ano, fará parte da ICANN.

Membro do conselho do ICANN, que administra os domínios e nomes da internet, desde 1999 e presidente do grupo desde 2000, Cerf tem sido fundamental em ajudar a entidade atravessar suas crises e sua dolorosa evolução, como a pressão para uma maior participação dos países na administração do órgão.

Cerf também faz parte do Conselho Consultivo de Tecnologia da Informação do presidente da Bulgária e é membro da Eurasia Group, um vasto grupo de análise de risco para as mercadantes da mercados da Ásia e da Europa.

Recompensas[editar | editar código-fonte]

Enorme lista de recompensas e honras, publicações como autor ou co-autor

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Alan Kay
Prêmio Turing
2004
com Robert Kahn
Sucedido por
Peter Naur


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.